A melhor serra fita para açougue: o que considerar

A serra fita para açougue é a máquina responsável pelo corte de grandes pedaços de carne, com ou sem ossos. Portanto é um equipamento muito utilizado no dia a dia de um açougueiro. Isso faz com que seja exigido uma série de características que garantem a segurança de quem opera, evitando acidentes ou reduzindo a gravidade deles.

A melhor serra fita para açougue: o que considerar

 

Este é um dos equipamentos mais perigosos que existem em um setor de açougue. Por isso, diferente de outros equipamentos como o amaciador e o moedor, não há nenhuma concessão da NR12 sobre a fabricação de equipamentos com proteção mecânica. Dessa forma, apenas a serra fita para açougue eletrônica é legal e segura para o uso.

Características de uma serra fita para açougue

Para saber qual a melhor serra fita para açougue é necessário avaliar alguns quesitos e se atentar a duas características fundamentais:

Matéria-prima: no mercado existem máquinas que são produzidas a partir de dois tipos de Inox: 430 e 304. O Inox 430 é um material mais simples, o que torna o equipamento mais barato. Já o Inox 304 é um material mais puro e nobre, aumentando o valor da máquina, mas também aumentando sua qualidade, sendo mais difícil a ação de fatores do tempo, como a ferrugem.

Freio: por ser um equipamento muito perigoso, uma serra fita para açougue deve parar em até 3 segundos após o comando. Por isso é indispensável que a máquina apresente um freio motor, que pode ser eletrônico ou mecânico, mas deve atender à essa norma da NR12.

O que avaliar ao escolher uma Serra fita para açougue

Além de avaliar os detalhes relacionados às características apresentadas acima, é necessário pensar em como será a utilização em sua loja. É possível encontrar este equipamento em diversos tamanhos, variando o tamanho da serra e da mesa que será utilizada para colocar a carne que será cortada.

A escolha deve ser realizada de acordo com a demanda da sua loja. Se você possui uma grande rede de supermercado, que conta com um movimento intenso no açougue é necessário a aquisição de uma máquina mais robusta, com uma capacidade de corte com a serra maiores.

Agora se o seu negócio é local e o tamanho do açougue da loja é menor, equipamentos menores atendem a demanda e suprem todas as necessidades de corte. Além disso, há a vantagem de serem mais baratos.

Uma Serra fita para açougue que não seja regularizada de acordo com a NR12 é ilegal

Voltamos a falar sobre a necessidade de atender ao que é estipulado pelas normas da NR12. A segurança deve ser a principal preocupação ao adquirir um equipamento como este e deve guiar a sua escolha.

É possível encontrar algumas máquinas ilegais, que não apresentam os dispositivos de segurança e são produzidas em aço, tornando sua resistência não compatível com as exigências da sua operação.  Por isso é preciso muito cuidado, comprar um equipamento ilegal é escolher prejuízos. Afinal, o risco de acidentes são enormes, assim como a probabilidade de uma multa pesada durante uma fiscalização.

Por isso sua escolha deve contar com a ajuda de uma empresa qualificada. Que tenha conhecimento suficiente para indicar o melhor equipamento para sua loja, atendendo as normas de segurança e resolvendo a necessidade do seu negócio.

Além disso, essa empresa será responsável por orientar sobre os processos básicos de limpeza, manutenção e cuidados que devem ser tomados no uso. Informando locais para realizar manutenções periódicas, assegurando que o seu equipamento sempre funcione corretamente, de forma evitar acidentes e entregar o melhor resultado para seu negócio.

Gostou do artigo? Saiba também como escolher moedor de carne.

E para ter a certeza de como escolher a melhor serra fita para açougue, basta entrar em contato com o infovarejo. Nós lhe indicaremos um profissional com expertise no assunto, envie um e-mail para contato@infovarejo.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo