InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Gestão

Roubo em supermercado, sua loja está correndo perigo

Escrito por Equipe InfoVarejo | 18/07/2019
  • 516 visualizações
  • 53 compartilhamentos

Roubo em supermercado, você já passou por essa situação? Roubos e furtos são bem comuns de acontecer no varejo, e a tendência é aumentar.

roubo-em-supermercado

Os roubos podem não só gerar prejuízos para sua loja, mas também colocar seus colaboradores e clientes em risco. Acredito que não seja isso que você queira para a imagem do seu supermercado. 

Diferença entre roubo e furto 

Existem duas situações diferentes que podem acontecer no supermercado e as duas são prejudiciais ao seu estabelecimento. Você sabe a diferença entre roubo e furto? Sabe as consequências dessas duas ações? Sabe o que fazer para evitá-las?

Vamos lá, a primeira coisa que você deve fazer é entender a diferença entre roubo e furto. Furto, é a subtração de um bem material de algum local, porém, sem o uso da violência. Normalmente, no furto, você não terá um contato com a pessoa que está cometendo essa ação. Já no roubo, os envolvidos farão uso da violência e da ameaça durante a ação. 

O aumento dos roubos e furtos em supermercados

Talvez você ainda não tenha percebido, mas o aumento de furtos e roubos em supermercados tem aumentado de forma bem mais rápida do que o imaginado.

Com o aumento do desemprego no país, tem se tornado um hábito comum ver pessoas se passando por clientes a fim de furtar produtos básicos. Em pesquisa realizada pelo G1, concluiu-se que as bebidas alcoólicas (20%), os itens de perfumaria (12%), os produtos eletrônicos (13%) e as carnes (20%) são os produtos mais comuns de serem furtados. 

Os furtos representam cerca de 2,3% dos prejuízos nos supermercados. Comparado com 2017, em 2018 as ocorrências de roubos e furtos aumentaram 19%. Ou seja, se você ainda não passou por essa situação, é porque você não percebeu e não está acompanhando o movimento da sua empresa de perto. 

Situações de furtos e roubos em supermercados

Se você pensa que o furto é só quando uma pessoa coloca algum produto na bolsa e passa despercebida na saída, você está muito enganado. O furto é entendido como qualquer situação em que o feitor de aproprie de algo de forma não violenta. Ou seja, quando um grupo entra no seu supermercado na madrugada e leva todo o dinheiro do caixa e do administrativo, é qualificado como furto. Isto é, não houve violência e nem ameaças, mas o envolvido levará tudo que achar e conseguir carregar. 

Sabe aquele dinheiro que você deixou para depositar no dia seguinte? Ele é um alvo fácil para os bandidos! Quando entrarem no seu supermercado em um horário não comercial e levarem todo esse dinheiro, além dos computadores e produtos da loja, isso será entendido como furto e, é muito improvável que você consiga reaver a quantia perdida. 

Conhecemos o país em que vivemos, sabemos que esse mesmo grupo que levou o dinheiro da sua loja, irá voltar. Afinal, se eles conseguiram burlar o seu sistema de segurança, é porque esse sistema não é tão bom como você imaginava. 

Sejamos lógicos… Os bandidos entraram no seu supermercado, acharam uma boa quantia de dinheiro e não tiveram dificuldades para levar o que queriam. Por que é que eles não voltariam? Sinto muito em lhe informar, mas as chances do seu estabelecimento virar um alvo recorrente é extremamente alta. 

Você precisa e deve implementar ferramentas de segurança que inibam o bandido de praticar essas ações. 

Conclusão

Existem diversas soluções tecnológicas que impossibilitam as ações dos bandidos. Uma delas é a antena antifurto, que impede as ações de pessoas que se passam por clientes e furtam pequenos produtos da sua empresa. Lembre-se sempre de espalhar avisos sobre a presença das antenas. Dessa forma, os bandidos pensarão duas vezes antes de furtar algum produto. 

Outra solução que impede o roubo no seu supermercado são os cofres inteligentes. Os cofres inteligentes trazem inúmeros benefícios para sua empresa. Caso os bandidos consigam arrombar o cofre e levar o dinheiro, dependendo da empresa prestadora do serviço, a mesma arcará com todo seu prejuízo e te reembolsará. Os cofres inteligentes são uma ferramenta moderna que automatiza a gestão do dinheiro da sua empresa. 

Tanto o material com que os cofres são feitos, quanto o sistema dos mesmos é o que há de mais seguro no mercado. Por mais que a empresa dos cofres arque com o prejuízo, assaltos e roubos nunca são bons para a imagem da loja. 

Sei que você não quer ter prejuízos e nem colocar funcionários e colaboradores em risco. Mas sei também que ficar parado e não tomar uma atitude não impedirá seu supermercado de ser um alvo fácil. Assim, cabe a você saber o que quer para sua empresa. 

Não tem desculpa! Se você não quer ter prejuízos com furtos e roubos no seu supermercado, tome uma atitude. Afinal, soluções existem, agora só falta você implementá-las. 

O seu supermercado passa por muitas situações de furto?

O que você faz para evitar a ação dos bandidos?

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos do varejo.

Patrocinado: