4 passos para escolher uma balança para supermercado

Para o varejista, escolher a balança para supermercado é sempre um desafio muito grande, além dos vários tipos de equipamentos (que são usados em locais diferentes da empresa), há alguns fatores que devem ser considerados para que a escolha seja a mais adequada para atender à necessidade e às exigências legais.

 5 passos para escolher uma balança para supermercado

 

O que saber na hora de escolher uma balança para supermercado?

Aqui no InfoVarejo já fizemos um artigo explicando com detalhes cada tipo de balança para supermercado, você pode ver o artigo neste link, agora vamos apresentar algumas questões que devem ser respondidas para que você possa fazer a melhor escolha para sua loja.

Seguindo esses passos será mais fácil encontrar a solução para cada setor da sua loja, dessa forma o investimento será correto e o processo de pesagem de produtos acontecerá de forma natural.

1. O que vai ser pesado?

A primeira resposta que o varejista deve encontrar é saber o que vai ser pesado na balança.

O processo de pesagem de alguns produtos demanda a necessidade de equipamentos específicos, portanto saber o que vai ser pesado é a primeira questão a ser resolvida no momento de escolher a balança para supermercado.

Saber o que será pesado é fundamental para você definir como será a balança: o tamanho do prato do equipamento depende do tamanho da embalagem (ou da mercadoria) que será pesada.

Outro fator importante é o conhecimento do peso total do produto, para que se possa definir a tolerância da balança, essa informação será essencial para definir também as faixas de pesagem, que são importantes para a definição do equipamento.

Fizemos um artigo falando mais sobre as faixas de pesagem e as diferenças entre balanças de simples, dupla e tripla.

2. Onde a balança vai ficar?

Você sabe qual o local em que a balança vai ficar? Em qual momento da operação da loja ela será útil?

As respostas dessas perguntas são a chave para identificar o tipo de balança ideal para seu supermercado. Saber em qual momento da operação será necessário a utilização do equipamento de pesagem é importante para saber o tipo de máquina, se será preciso uma balança etiquetadora ou pesadora, por exemplo.

3. Como o produto vai ser colocado na balança?

A forma como os produtos serão colocados na balança para supermercado é um dos pontos que devem ser levados em conta no momento de escolher o equipamento ideal para sua loja.

Se a balança será usada na recepção de mercadorias, é importante avaliar como serão distribuídas as mercadorias no local de pesagem;

Serão usados carrinhos? Empilhadeiras? Paletes? Caixas? Para as balanças de carga, esses dados são essenciais para que o varejista consiga a máquina ideal e não aconteça nenhum erro de distribuição durante a pesagem.

4. A balança será ligada a algum periférico?

A balança para supermercado é indispensável para a comercialização de produtos vendidos a peso nesses estabelecimentos, frutas, carnes e pães precisam conter informações de preço, peso, validade, tara, etc.

Normalmente, as informações são direcionadas para um periférico (computador ou impressora, por exemplo), ou o próprio equipamento possui a função de impressão dessas etiquetas.

Dessa forma saber a qual periférico será ligada a balança para supermercado é essencial para saber qual o melhor equipamento para sua loja.

4 passos para escolher uma balança para supermercado

 

A balança para supermercado pode durar muito tempo

A balança é um equipamento que se conservada de maneira adequada dura muitos anos, por isso na hora de investir na aquisição dessa ferramenta, o varejista precisa ter convicção que esta será a solução para a demanda da sua loja.

Fizemos um artigo apresentando 7 dicas para cuidar dessa máquina em sua loja, veja nesse link. Além disso, a escolha certa da melhor balança para seu negócio ajuda a evitar usos inadequados e problemas da pesagem de produtos, problemas que comprometem a vida útil desse equipamento.


Gostou do artigo? Compartilhe com outros varejistas que fazem parte da sua rede de contatos.

Ficou com alguma dúvida sobre os 5 passos para escolher a balança para supermercado? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo

{"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"}