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Dicas para otimizar e melhorar o atendimento ao cliente 

Escrito por Anderson Locatelli | 30/09/2021
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Tempo de leitura: 4 minutos

Não importa o tipo de negócio que você gere, fornecer o melhor atendimento ao cliente é uma obrigação. Trazer novos clientes por meio de promoções é ótimo, mas a chave para sobreviver no mercado varejista é o atendimento ao cliente.

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Um bom atendimento ao cliente pode aumentar sua retenção de clientes. Não só isso, também aumenta a probabilidade de seus clientes recomendarem sua empresa a colegas e parentes.

Então, como você melhora o atendimento ao cliente no negócio de varejo? Aqui estão 6 dicas que você pode aplicar a partir de hoje.

1 – Não faça promessas falsas

Entre as outras etapas, esta é a mais importante. Se você prometer a seus clientes que eles receberão o item que comprarem amanhã, faça isso acontecer.

Se você não cumprir suas promessas, prepare-se para as consequências. Críticas ruins, reputação de loja diminuindo são algumas delas. Pode parecer trivial, mas deixar de cumprir suas promessas tem um grande impacto nas suas vendas.

2 – Ouça seus clientes

Você já ficou chateado porque a pessoa com quem você está falando nem escuta depois de você explicar suas dúvidas? Agora, tente imaginar como seus clientes ficam irritados depois que você os trata dessa maneira.

Se você pretende melhorar seu atendimento ao cliente, preste muita atenção ao que seus clientes dizem. Dê a resposta certa, fornecendo soluções para o problema.

3 – Não evite reclamações

Você não pode agradar a todos o tempo todo. Mas se você prestar atenção às reclamações de seus clientes, provavelmente agradará o reclamante. Seu negócio também é lucrativo quando você oferece um bom atendimento ao cliente.

Tratadas de maneira adequada, as reclamações podem se transformar em oportunidades. Reclamações são úteis para descobrir problemas em seu negócio que você talvez não veja dentro da empresa. Os clientes que registram reclamações e são atendidos com sucesso provavelmente farão o pedido novamente.

4 – Treine sua equipe

A interação pessoal é certamente o principal caminho para impressionar o consumidor. Ao tirar dúvidas ou realizar suas compras com um funcionário que conheça as informações sobre o supermercado, a pessoa sente que suas questões foram resolvidas. O desejo seguinte é de voltar ao seu negócio, pois sabe que ali não terá problemas no futuro.

Em primeiro lugar, os funcionários devem conhecer as melhores atitudes de gentileza e escuta ativa dos clientes. Desse modo, ter conhecimento sobre linguagem corporal e verbal é essencial.

Depois, certifique-se de que toda a equipe saiba trabalhar com os sistemas, como de pagamento, gestão de estoque etc. Assim, será possível resolver rapidamente os problemas dos clientes.

Não há nada pior do que ficar horas na fila do PDV esperando para pagar ou obter mais informações sobre um produto. Isso é uma rotina quando o colaborador não é treinado adequadamente para utilizar a ferramenta de vendas.

Por fim, os atendentes devem dominar as informações sobre seu supermercado. Quando eles conhecem o planejamento estratégico do negócio, podem focar nos diferenciais que você quer criar para os clientes, além de sanar todas as dúvidas quando for necessário. Por isso, dizemos que o treinamento do colaborador é o alicerce para um bom atendimento.

5 – Dê um esforço extra

Se um cliente entrar na sua loja e procurar o item A e você disser apenas “lá você encontra”, você não está ajudando o seu cliente, você não está oferecendo o melhor atendimento.

Mas se você levar seu cliente ao que ele está procurando, então espere para ver se ele tem mais dúvidas sobre o item ou se ele precisa de outra coisa. Esta é a melhor forma de atendimento ao cliente que você pode oferecer.

6 – Forneça outros serviços 

O serviço pode ser na forma de descontos para suas próximas compras, dicas e truques para a utilização de novos produtos que os clientes acabaram de comprar ou soluções que ajudem direta e indiretamente os problemas do varejo. 

Uma das soluções presentes no mercado é a Sled Troco, que evita a falta de troco, diminuindo o tempo de espera no PDV

Já a Sled Saque oferece mais comodidade em um diferencial para o cliente, que aproveita o momento de compras para sacar no caixa/PDV e, com menos dinheiro parado no caixa, você diminui as sangrias.

Essas coisas vão dar uma forte impressão na sua empresa aos olhos dos clientes, então a possibilidade de eles se tornarem consumidores recorrentes será ainda maior.

Quais são os erros que devem ser evitados no atendimento?

Para fecharmos a nossa conversa, confira alguns erros que não podem passar no atendimento ao cliente do seu mercado:

  • demora no atendimento;
  • ausência frequente de produtos importantes;
  • arrogância ou falta de educação;
  • atendimento “ping-pong”, ou seja, aquele que passa o problema de um setor para o outro, frustrando o cliente;
  • desinteresse pelas queixas da clientela;
  • ausência de um canal de comunicação claro e objetivo entre as partes.

Gostou das dicas para melhorar o atendimento em supermercado? Agora que você já conhece essas informações e sabe quais erros devem ser evitados nesse processo, não perca tempo: comece a implementar o que aprendeu neste post quanto antes e observe o aumento na satisfação dos seus clientes!

Quer saber mais sobre essa solução? Veja aqui!

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