fbpx
Softwares

Confira as 8 vantagens de um sistema em nuvem

Escrito por Gabriel Junqueira | 01/07/2021
  • 356 visualizações
  • 29 compartilhamentos
Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas empresas ainda apostam em ter uma infraestrutura de TI dentro de seus escritórios. Seja por desconhecimento, ou até mesmo, pela falsa crença de que os dados estarão mais seguros em ambientes fechados, onde posso ver.

Confira as 8 vantagens de um sistema em nuvem

Imagine o seguinte cenário: O que acontece se houver um incêndio ou roubo no escritório? O que acontece se um computador ou servidor for invadido por um vírus (com sequestro de dados)? 

Quando isso acontece, é “um Deus nos acuda”. É buscar por novos equipamentos, reinstalação dos softwares, pedido de socorro aos fabricantes dos softwares para tentar recuperar algo que seja possível, isso tudo, com a loja parada e precisando operar e entregar as obrigações fiscais.

Isso tudo é 100% evitável, caso sua empresa conte com a tecnologia em nuvem. Vamos listar 8 vantagens que existem hoje em usar um software de gestão para a sua empresa, negócio ou comércio baseado na tecnologia cloud (na nuvem). 

1 – Não é necessário instalar ou manter seu próprio servidor

Você não precisa mais manter seu próprio servidor ou instalar o software em cada um de seus computadores. Isso evita um alto gasto com infraestrutura e manutenção (servidor, computadores, sistemas operacionais, antivírus, sistemas de backup etc.). 

Com o software na nuvem, basta se cadastrar no serviço e começar a trabalhar, o processo é feito de forma rápida e com menos custos, já que todo o software está em um só lugar e gerenciado por técnicos especialistas da empresa fornecedora.

2 – Você paga pelo que usa

É uma das principais vantagens de usar software na nuvem. Se você tem uma pequena empresa, precisará de poucos usuários para acessá-la. Com esse tipo de software você pode contratar um plano básico por um determinado valor ao mês, de forma que a cada mês você sabe exatamente quanto vai custar a infraestrutura do seu negócio se tiver na nuvem. 

Se as necessidades da sua empresa crescem com o tempo, basta contratar mais usuários ou recursos no servidor, de forma escalonada, sem ter que fazer grandes investimentos em novos computadores, servidores etc.

3 – Alto desempenho do servidor e do programa

Os servidores em nuvem são computadores muito poderosos, monitorados em tempo real para a carga de trabalho que executam. Portanto, todos os programas e processos são executados mais rapidamente do que um computador normal de escritório. 

Além disso, esses computadores são constantemente mantidos e supervisionados por técnicos especializados, para que nunca haja problemas com vírus, atualizações, programas incompatíveis, configurações errôneas etc.

4 – Mais segurança

Os servidores na nuvem garantem uma alta disponibilidade 365d x 24h. Todas as infraestruturas, comunicações e dados são redundantes (duplicados em tempo real) o que garante que nunca haverá perda de dados. 

As instalações onde esses servidores estão alojados são datacenters avançados com altos níveis de segurança física e lógica para a custódia dos dados, monitoramento constante 24 horas por dia por pessoal especializado e cópias de backup constantes de todos os dados armazenados em seus sistemas.

Os dados da sua empresa ficarão muito mais seguros hospedados em um servidor em nuvem do que no servidor do seu escritório.

O ponto de insegurança em nuvem é o usuário, mas você pode delimitar o acesso dos usuários, definido quem pode acessar o sistema com base no seu papel na empresa.

5 – Liberdade e Mobilidade

Uma das vantagens mais óbvias do sistema de gerenciamento em nuvem é a liberdade de acessar seus dados de qualquer ponto geográfico e de qualquer dispositivo, esteja você no escritório ou na praia, com um computador ou um celular. Terá sempre à disposição todas as informações de que necessita, precisando apenas de uma conexão à Internet.

Assim, você consegue realizar tarefas como alteração de preços e consulta de vendas e até coletar informações para uma negociação em andamento.

6 – Atualizações automáticas e seguras

Não é mais necessário perder tempo atualizando aplicativos, você não precisa comprar e baixar a última versão, patch ou atualizações. Com o software na nuvem, essas atualizações são totalmente transparentes e sem qualquer intervenção da empresa. 

As atualizações ou mudanças de versão são contínuas, o que reduz muito a curva de aprendizado de uma versão para outra, já que as melhorias são pequenas e contínuas para que o usuário não encontre pequenas coisas que mudaram repentinamente, como acontece em um software local.

7 – Melhora o trabalho colaborativo

O trabalho colaborativo de todos os funcionários pode ser mais produtivo do que agora, pois você pode acessar todas as informações de forma mais rápida, simplificando e agilizando a comunicação entre os funcionários.

8 – Transformação Digital

Com a Transformação Digital é cada vez mais comum surgirem soluções especialistas para cada problema da loja. Conciliar cartões? Existe empresas especializadas. Colocar sua loja na internet e vender online? Existe empresas especializadas para te apoiar. Criar problema de fidelidade e ajudá-lo a aumentar vendas? Também existem empresas focadas apenas nisso. 

Os sistemas baseados em nuvem são sistemas mais modernos e estão preparados para uma dinâmica de integração com outros softwares. Assim, você consegue integrações mais versáteis e robustas por meio das API’s. 

Para a TD é necessário inovação e agilidade, a nuvem vai te entregar isso, enquanto o sistema local esse vai ser um processo mais moroso. 

Pensamentos Finais 

Como você viu, o uso de software na nuvem tem vantagens em muitos processos no varejo. Na verdade, as empresas que mais se beneficiam são os pequenos e médios varejistas, pois passam a ter a possibilidade de utilizar modelos de negócio que até recentemente só estavam disponíveis para os grandes.

Sem dúvida, os softwares em nuvem são uma proposta interessante, especialmente se você quer liberdade para acompanhar a operação da sua loja de onde estiver.

Você já considerou as vantagens para o seu negócio se você tem suas informações na nuvem? 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Patrocinado: