fbpx
Softwares

Nuvem e mobilidade: tomando melhores decisões

Escrito por Gabriel Junqueira | 20/05/2021
  • 467 visualizações
  • 106 compartilhamentos
Tempo de leitura: 4 minutos

O software de gestão em nuvem traz diversas vantagens para o varejo, como podemos ver nesse artigo. Dentre todos esses benefícios, um deles é a de ajudar a tomar melhores decisões. 

Nuvem e mobilidade tomando melhores decisões

 

Bem, uma vez que você tem acesso ao software de gestão da sua empresa de qualquer lugar que estiver, na palma da sua mão, você consegue acessar diversas funções do seu sistema, que antes só conseguiria quando estivesse no ambiente físico e, mesmo assim, correndo o risco de inúmeras interferências, como falta de luz, falha na internet, sistema fora do ar etc. 

Quais decisões podem ser melhoradas com o Software de Gestão em Nuvem?

Vendas

Com um software de gestão 100% em nuvem você consegue acessar os dados da sua loja de qualquer lugar e a qualquer hora, certo?

Assim, você pode acompanhar suas vendas sempre que precisar ou quiser. Se estiver em casa ou tiver tirado férias, não tem problema. Todos os dados podem ser visualizados pelo seu celular e você pode acompanhar tudo que acontece na sua loja em tempo real. 

Compras

Muitas vezes você não está no seu escritório, mas está conversando com o seu fornecedor e ele faz uma proposta. Pode ser que você fique em dúvida se o valor do produto que ele quer te vender é realmente vantajoso. O software de gestão em nuvem sana esse problema, já que do seu próprio celular você consegue ver por quanto você comprou da última vez. 

Outro exemplo, você está no concorrente e vê um produto com um preço muito diferenciado, é só olhar no celular para ver quanto pagou na última compra. 

E não são só os dados de valor que você tem disponível, de estoque também, além de previsões e sugestões de compra. Se estiver no seu fornecedor e ele oferecer um produto que não estava na sua lista, você consegue olhar no sistema a quantidade que ainda tem no seu supermercado e todos os dados necessários. 

Todas essas informações são cruciais para saber se uma proposta faz sentido. 

Compras e vendas nos levam a outro ponto, a alteração de preço. Ao fazer toda a análise, você pode fazer a alteração do preço da venda do produto e alinhar com os funcionários para imprimir as etiquetas e passar para a operação de loja.

Financeiro

A gestão de um supermercado envolve muito mais do que apenas comprar e vender, envolve contas. 

Com o sistema em nuvem e na palma da mão, você consegue consultar as contas que estão vencendo no dia, o contas a receber, como está o fluxo de caixa para os próximos dias. 

Se você tem um sistema nativo em nuvem, tudo pode ser operado pelo sistema! 

Relatórios 

No dia a dia de um negócio é fundamental que todas as informações estejam atualizadas para uma tomada de decisões coerente com a realidade. 

Essas informações são dadas pelos relatórios gerenciais, como por exemplo:

  • Volume de vendas;
  • Ticket médio;
  • ABC de venda;
  • Contribuição marginal;
  • Relatório de rupturas;
  • Fluxo de caixa e previsão financeira;
  • Apuração de impostos;
  • Plano de contas. 

Mais detalhes sobre os relatórios gerenciais você encontra aqui!

Absolutamente todas as informações de todos esses relatórios ficam disponíveis para análise de onde você estiver. Sempre que precisar consultar qualquer dado, é só olhar pelo seu celular ou computador. 

Por que precisa ser um software nativo em nuvem?

Em um sistema que não esteja na nuvem, ou seja, um sistema hospedado localmente e que através dele você acessa via internet você não terá a mesma segurança de um que seja nativo. 

Você vai precisar de uma VPN e isso abre a porta para eventuais ataques cibernéticos, o que gera um custo a mais do que o planejado inicialmente. 

Ainda, as informações que normalmente você não conseguiria acessar sem conectividade. Ou seja, em um software nativo em nuvem os benefícios para a sua loja são muito maiores.

https://www.infovarejo.com.br/novo/wp-content/uploads/2021/06/600X97-B.png

Mobilidade como vantagem competitiva

Muitas vezes o empresário deixa de acompanhar informações básicas da sua loja, como vendas e rentabilidade, pela dificuldade em acessar essas informações. 

Com o fácil acesso a essas informações atualizadas, é natural esperar os gestores da empresa tomarem ações de forma mais ágil.

Vivemos a era da informação, conseguimos acompanhar da palma da mão o que está acontecendo em todo o mundo, conseguimos conversar e interagir com pessoas do outro lado do planeta em tempo real. Acompanhar os resultados da sua loja de qualquer lugar não é um sonho, é uma realidade. Para isso, conheça mais sobre softwares de gestão em nuvem para o varejo.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Patrocinado: