InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
InfoVarejo

6 principais motivos de implantar um software de gestão no supermercado

Escrito por Gabriel Junqueira | 10/08/2017
  • 292 visualizações
  • 89 compartilhamentos

Muitos varejistas se perguntam por que é preciso ter um software de gestão no supermercado? Neste artigo vamos falar um pouco dos principais motivos que levam o supermercadista a implementar esse sistema no seu negócio. Se você ainda está na dúvida, vamos apresentar alguns motivos para ajudá-lo a decidir.

6 principais motivos de implantar um software de gestão no supermercado


Motivos para implementar um software de gestão no supermercado:

1. Controle e segurança

Por lidar com um grande público, o supermercadista precisa implementar ferramentas para controlar a movimentação de produtos em sua loja. Por isso, é fundamental a automação comercial, uma vez que o caixa, ou ponto de venda, é de onde a mercadoria sai, e é justamente nesse local que acontecem erros e fraudes.

Para automatizar a saída de mercadorias, são necessários equipamentos, como scanner, balanças, gavetas, assim como o software de PDV, para o caixa.

Não apenas automatizar a saída de mercadorias é importante. O recebimento de mercadorias é outro processo vulnerável a erros e fraudes. Confira o artigo 4 dicas para melhorar o recebimento de produtos na sua loja.

Temos vários exemplos, desde pequenos furtos a troca da máquina POS de terceiros. Seja fraudes de clientes, funcionários ou indivíduos mal intencionados, a loja é um espaço muito vulnerável.

Sendo assim, o varejista precisa controlar essa movimentação, e a melhor forma de evitar que esses prejuízos aconteçam é por meio de um software de gestão no supermercado, que integrado ao PDV e aos outros sistemas, garantirá a segurança.

2. Redução de Custos

Usando um software de gestão no supermercado será possível enxergar melhor as despesas de cada departamento de loja, e assim implementar ações para reduzi-las, evitando a evolução dessas despesas.

Na gestão de estoque por exemplo, que é a base da operação do supermercadista e, ao mesmo tempo, um desafio manter seu controle correto, é possível controlar as perdas de mercadorias, e reduzir custos usando um software de gestão.

Veja nesse artigo os 4 passos básicos para controlar seu estoque.

É possível também melhorar muito seu recebimento de mercadorias, implementando confrontos entre o pedido de compra, a nota fiscal do fornecedor e o recebimento no depósito. Veja esse artigo completo sobre esse processo.

Com um software de gestão no supermercado, os erros decorrentes de processos manuais, são reduzidos, uma vez que sua equipe conta com um sistema que evita uma série de falhas.

3. Aumento de produtividade

Já imaginou um supermercado sem sistema? Onde todas as vendas são realizadas e registradas no papel, assim como a compra de fornecedores, definição de preço, cálculo para apuração de impostos sobre as mercadorias vendidas, etc?

É impossível, não é mesmo? Mesmo se você é um pequeno varejista, o pensamento se aplica à sua loja também.

Quando você conta com um software de gestão no supermercado, uma série de processos são automatizados e integrados, reduzindo retrabalho e aumentando a produtividade da sua equipe.

Por exemplo, ao dar entrada na nota fiscal, ela já alimenta o estoque e já fica registrada para realizar o cálculo de impostos e enviar as obrigações fiscais. Sem sistema, você tem de fazer cada passo separadamente.

4. Melhoria do atendimento ao cliente

Esse é um dos principais motivos para a automação comercial. Com seu caixa equipado e preparado, seu cliente não fica esperando na fila, tem um atendimento rápido e sem constrangimentos.

Quando o cliente chega ao supermercado ele deseja ter uma ótima experiência de compra, dessa forma o varejista precisa evitar os atritos que podem prejudicar essa boa experiência do cliente. Cliente satisfeito vai passar muito tempo na sua loja, já a insatisfação do cliente começa quando ele precisa ficar muito tempo na fila para pagar sua compra.

Com essa visão empresas como a Amazon estão realizando grandes investimentos no varejo. Veja esse artigo contando um pouco do futuro dos supermercados.

Uma boa forma de aumentar a velocidade da operação do caixa é contando com um software de gestão no supermercado, evitando filas e insatisfação dos seus clientes.

5. Comprar melhor

Em supermercados, vende bem, quem compra bem, para isso é fundamental para o supermercadista ter informações em um só lugar, para ajudá-lo a comprar melhor.

Com um software de gestão no supermercado, será possível ver a movimentação de produtos, últimos preços de compras, seu estoque. Sua compra será muito melhor.

Ainda há a possibilidade de contar com ferramentas como, o software de cotação de preços web, no qual você envia uma lista de compras para todos seus fornecedores e eles colocam o preço. Você leva apenas o menor preço. Saiba mais neste artigo.

6. Melhorar a tomada de decisões do supermercadista

Por fim, com informações em um só lugar, é possível gerar relatórios para ajudá-lo na tomada de decisão. Alguns relatórios como: comparativo de vendas, lucratividade por categoria de produtos, relatório de perdas, plano de contas, dependem da utilização de um software de gestão no supermercado.

Usando um software de gestão você conseguirá acesso aos relatório que ajudarão no momento de realizar o planejamento do seu supermercado, com informações precisas será mais fácil e seguro realizar investimentos, evitando que as ações da sua empresa sejam baseadas apenas no “achismo”.

Baixe gratuitamente o Manual completo do Ponto de Venda.

Software de gestão no supermercado: investimento que vale a pena

Partindo desses 6 motivos, fica fácil perceber as vantagens da implantação de um software de gestão no supermercado. Essa ferramenta será a base para a administração do seu negócio, contando com processos integrados e seguros. O resultado é o aumento da produtividade da sua equipe, a melhoria do controle sobre a produção e consequentemente, melhores resultados no seu faturamento.

Está indeciso sobre a implantação de um sistema de gestão? Fale com um especialista parceiro do InfoVarejo.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário com sua opinião.

Ficou com alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br



Publicidade