fbpx
Gestão

5 melhores práticas para gerar negócios via WhatsApp

Escrito por Mayk Souza | 03/11/2020
  • 225 visualizações
  • 18 compartilhamentos
Tempo de leitura: 4 minutos

O aplicativo WhatsApp surgiu há pouco tempo, mas já revolucionou a forma como as empresas se relacionam com os clientes. É possível gerar negócios e até fidelizar a clientela por meio do uso do app.

5-melhores-praticas-para-gerar-negocios-via-WhatsApp

Para iniciar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp, o primeiro passo é avisar aos frequentadores da sua loja sobre a existência dessa modalidade de atendimento.

É importante saber que as pessoas usam o app para diversas tarefas diárias, inclusive para checar o horário de funcionamento, a existência de uma promoção ou mesmo se um determinado produto está disponível em estoque. Nem toda interação será focada em venda efetiva.

Contudo, aproveite esse contato inicial para suprir e superar as expectativas do consumidor e terá grandes chances de fidelização do cliente a partir do WhatsApp.

Se você pretende implementar ou melhorar o retorno com essa estratégia, acompanhe e implemente as dicas que explicarei abaixo.

Descubra aqui:

Por que ter uma relação mais próxima com o consumidor?

5 gargalos da operação de um supermercado online

Estimule a participação dos clientes

Uma das melhores práticas para gerar mais negócios via WhatsApp é respeitar o desejo do cliente. Por isso, apresente a ele as vantagens de ter um cadastro ativo com a sua loja.

Não faça cadastro sem permissão, informe a ele sobre o motivo do cadastro e siga as diretrizes da LGPD. Tenha essa preocupação e construa um relacionamento com o cliente baseado em ética e respeito.

Explore o uso de cartazes e também reforce durante o atendimento às vantagens que você pretende apresentar aos clientes que usam o WhatsApp.

Destaque sempre as vantagens e dê um brinde ao cliente para que ele experimente esse tipo de atendimento.

Organize seus clientes

Muitas empresas usam sistemas robustos de CRM para armazenar os dados pessoais dos seus clientes e histórico de consumo. Porém, este tipo de serviço pode ser caro para um pequeno varejista que tem um pequeno negócio.

Uma forma de tornar esse processo mais barato é catalogar os cadastros e classificá-los de acordo com grupos de interesse.

Por exemplo, anote e separe os clientes que são donos de PET’s, os pais de crianças pequenas, os amantes de jogos, os vegetarianos, as mulheres, os homens, os fãs de churrasco e outros tipos de segmentos possíveis dentro do seu tipo de negócio.

Um mesmo cliente pode fazer parte de mais de uma classificação e isso é extremamente normal.

Você vai usar estas classificações para divulgação de ofertas exclusivas e outras vantagens de acordo com a sua estratégia, mas tome cuidado para não fazer spam e incomodar o cliente com informações desnecessárias.

Veja também: 7 motivos para colocar sua loja na internet

Use listas de transmissão

Os grupos do WhatsApp são difíceis de administrar em um negócio e podem surgir diversos debates entre os consumidores, gerando pequenas crises. Por causa destas situações, a melhor forma de gerar novos negócios no app é usar as listas de transmissão.

Elas vão fazer com que a mensagem seja enviada diretamente ao cliente e, caso ele tenha alguma dúvida, entrará em contato diretamente com o seu time de atendimento.

Ao usar as listas de transmissão segmentadas por interesse você pode fazer diversas promoção e testar a recepção em seus diversos públicos.

Jamais use uma lista em massa (com todos os contatos) para divulgar uma promoção. Use essa solução apenas para informar alteração do horário de atendimento ou algum benefício que seja útil para todos os clientes.

Veja aqui: Cuidado com spam em vendas

Seja ativo em grupos do app e do Facebook

Dependendo do seu segmento de atuação, pode ser necessário atuar em grupos do WhatsApp em sua região ou mesmo em similares no Facebook para informar aos consumidores sobre a sua existência e sobre a disponibilidade do atendimento pelo aplicativo.

Mostre as vantagens dessa solução que podem ser desde um pedido de delivery, uma reserva antecipada ou até mesmo um desconto, ou exclusivo.

Sempre solicite aos interessados que salvem o seu número de telefone na lista de contatos para que os comunicados sejam recebidos corretamente.

Explore os gatilhos mentais

Você pode não ter familiaridade com esse termo, mas trata-se de chamadas estratégicas que servem para impulsionar as vendas.

Os gatilhos mentais podem indicar escassez, autoridade, urgência, prova social, novidade ou mesmo uma relação de dor e prazer.

São muitos que existem e podem ser usados em diversas vezes para ativar os diversos públicos que você classificou na dica de organização dos seus clientes.

Os gatilhos servem para ativar o inconsciente do seu cliente e levá-lo a decidir sobre uma promoção que você está fazendo. Sem eles, os consumidores podem não entender o real valor da oferta e adiar a compra.

Alguns exemplos desse uso são quando você diz que existem apenas 10 unidades, que a promoção é válida até sexta-feira, que é o item mais vendido do verão ou ainda usa depoimentos positivos de outros consumidores.

Coloque já em prática essas dicas de como gerar mais negócios via WhatsApp e monitore suas vendas por meio do aplicativo. Aqui no InfoVarejo temos um texto em que explicamos bem como usar os dados para ajudar no gerenciamento da sua loja.

Se possível, faça uma pesquisa de satisfação após cada novo pedido para ajustar os seus processos internos e alavancar os resultados deste canal de vendas.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.

Se tem dúvidas ou sugestões, nos envie pelo Fórum InfoVarejo!

Publicidade