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Invista no marketing em tempos de crise

Escrito por Matheus Mari | 16/06/2016
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Em tempos de recessão, grandes empresas têm reduzido seu faturamento e, consequentemente, seu quadro de funcionários. Os desafios da crise têm sido ainda maiores para o pequeno varejo, pois o empreendedor tem suas vendas concentradas em um curto perímetro, normalmente o bairro onde o estabelecimento se encontra. Parece uma peculiaridade simples, mas a limitação geográfica impede, muitas vezes, o comerciante de aumentar o número de clientes recorrentes em sua loja. A melhor opção é investir no marketing para aumento do ticket médio de venda.

Invista no marketing em tempos de crise

Para vencer a crise é necessário investir na qualificação de seus clientes, substituindo o simples ato de compra por boas experiências de compra e consumo. Nesses períodos os consumidores tendem a ser mais comedidos, ou seja, compram apenas o estritamente necessário.

Aposte no desejo

O consumidor pode ter diversas motivações que o leve ao ato da compra, mas em tempos de globalização, a pirâmide de Maslow, que explica a hierarquia das necessidades do ser humano, se vê de forma invertida.

Antes a pirâmide tinha como base as necessidades básicas/fisiológicas. Hoje, cede boa parte ao desejo e à auto realização, fatores muitas vezes diretamente ligados à compra de experiências ao invés da compra de simples produtos e serviços.

Para combater crises, é preciso investir em marketing e boa comunicação, criando ou aumentando o desejo de compra no consumidor, transformando, assim, a grande crise na sua maior oportunidade.

Uma forma mais simples de entender essa relação desejo x necessidade, é imaginar que: a padaria de um bairro pode oferecer um simples cafezinho a R$ 0,70 no copo lagoinha, enquanto uma cafeteria gourmet, pode oferecer o mesmo produto em um recipiente mais nobre, com um ambiente mais acolhedor e propenso à conversas, leituras e troca de experiências, com um preço até 1000% maior.

O primeiro produto é uma boa bebida para um desjejum simples; o segundo é a compra de uma experiência de consumo. Isso ocorre o tempo todo no mercado e sofre grande influência do marketing e publicidade, mudando a forma como um produto é exposto e ofertado, evoluindo a percepção de valor dos mesmos.

Grandes experiências cabem em pequenos momentos

Mas antes de sair pensando em quais mídias se deve investir ou quais estratégias deve-se adotar, é preciso entender: marketing é para você, não importa o tamanho do seu varejo! As boas práticas do relacionamento com o consumidor acontecem em atitudes simples e refletem na possibilidade de maiores e melhores vendas.

Possivelmente um cliente sendo bem atendido, que percorra um trecho no qual o seu comércio se encontra, faz com que a sua loja deixe de ser parte do percurso e se torne o destino.

Em tempos de impessoalidade e indisponibilidade, o “bom dia!”, a cordialidade e a atenção ao tratar o cliente são boas estratégias para a retenção e aumento das vendas. Na cafeteria Starbucks, desde que adotaram como estratégia a experiência em atendimento, o simples fato de escrever o nome de cada cliente no copo de sua bebida, levou as pessoas a ver aquele café e atendimento como pensado exclusivamente para elas.

Separe menos dinheiro e mais tempo para fazer marketing

O pequeno varejo sofre com a falta de verba para empreender ações de marketing complexas e de alto custo, principalmente em períodos de crise. Portanto, uma boa forma de começar a pensar em marketing para o seu negócio, é separar mais tempo para traçar estratégias e melhorar as experiências de compra e consumo do seu cliente. Como fazer isso?

Treine os atendentes de sua lanchonete, supermercado ou mercearia para padronizar a forma de prestar seus serviços. Realize atendimentos personalizados e conheça os hábitos de compra de clientes recorrentes. Mantenha, sempre que possível, pequenos trechos de uma saudável e amigável conversa.

Criar um bom relacionamento com cada cliente pode gerar uma boa impressão que se converte em mais vendas, e consequentemente, em posteriores indicações. Essa é uma receita de sucesso simples e de baixo custo no seu ponto de venda (PDV). Viu como é simples?

Por existir muitos cases famosos, pode-se ter a sensação de que investir em marketing é coisa para empresas de grande porte. Entretanto, a realidade é que o marketing faz pequenos negócios se diferenciarem. Portanto, não importa se você tem uma pequena loja ou um grande supermercado, sempre é um bom momento para se investir em marketing!

Fique ligado no InfoVarejo e descubra outras estratégias para aumentar a rentabilidade do seu negócio!

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