Impressora de etiqueta para supermercado: principais tipos

A impressora de etiqueta é o equipamento responsável por fornecer o rótulo que contém as informações para a identificação do produto nas prateleiras e gôndolas. Vale lembrar que aqui no InfoVarejo já falamos sobre a importância e os tipos dessas etiquetas, portanto sabemos que são fundamentais para a operação diárias de um estabelecimento do varejo.

Se você pesquisar, encontrará alguns tipos diferentes desses equipamentos. O varejista precisa entender as diferenças entre cada impressora de etiqueta para conseguir escolher a melhor para sua loja e assim melhorar efetivamente a operação.

A diferenciação entre cada impressora de etiqueta pode partir do tipo de comunicação entre esse periférico e outros (computador por exemplo), método de impressão que é utilizado e o porte de cada aparelho.

Impressora de etiqueta para supermercado: principais tipos

Veja algumas informações importantes sobre esses detalhes que são usados para diferenciar uma impressora de etiqueta:

Método de impressão:

São três tipos de impressão que podem aparecer em uma impressora de etiqueta:

Impressão a jato de tinta: é como uma impressora caseira, onde há um cartucho com reservatório de tinta. Durante a impressão a tinta é lançada ao papel, ocorrendo a fixação.

Impressão a laser: esse tipo de impressora de etiqueta não apresenta cartucho de tinta. A impressão é realizada por meio da eletricidade, fazendo com que o raio laser gere as informações de textos e imagens no papel.

Impressão térmica: esse é o tipo mais usado em estabelecimentos comerciais, principalmente por questões de custos com falta de necessidade de recarga. A impressão é realizada por meio do aquecimento do mecanismo de impressão. Outro destaque desse tipo é a capacidade de impressão, a impressora de etiqueta térmica possui maior capacidade de trabalho.

Impressora de etiqueta para supermercado: principais tipos

Comunicação entre a etiqueta de etiqueta e periféricos:

É possível encontrar impressoras de etiqueta com três tipos de conexões: serial, ethernet e USB.

USB: essa é a principal forma de comunicação entre periféricos hoje em dia, justamente por isso, impressoras que possuem essa saída/entrada devem ser preferidas por causa da facilidade de conexão. A conexão USB também é mais indicada para outros equipamentos como impressora fiscalcoletor de dados e leitor de código de barras, por exemplo.

Ethernet: esse tipo de saída/entrada é raro de ser encontrado, dessa forma se a sua loja necessita de uma impressora de etiqueta você deve solicitar junto ao fornecedor.

Serial: ainda é encontrado alguns equipamentos com essa forma de comunicação. Aconselha-se a verificação prévia dos outros equipamentos quanto à entrada serial.

Porte da impressora de etiqueta:

Algumas impressoras apresentam funcionalidades diferentes de outras, normalmente a principal diferença gira em torno do volume de impressão realizado pela loja.

Se no seu negócio o volume de impressão de etiquetas de gôndola é muito alto é sugerido que você escolha um equipamento mais robusto. Esses equipamentos possuem maior velocidade de impressão e oferecem mais opções de impressão para o varejista.

Além disso, há alguns modelos que possuem visor e uma estrutura diferenciada. Caso ocorra uma necessidade de manutenção, esses equipamentos mais robustos, são mais propícios aos reparos, aumentando a vida útil da impressora.

Escolher a impressora de etiqueta correta é fundamental

Saber os tipos de impressoras e conhecer as diferenças é indispensável para que o varejista consiga fazer uma boa escolha de compra deste equipamento.

As vantagens de contar com um processo eficaz de identificação de produtos, são percebidas em atividades essenciais da loja, como o processo de precificação, por isso não dá para fazer uma escolha sem antes procurar saber as características da impressora de etiqueta.

Para acabar com problemas na hora de escolher equipamentos no PDV, criamos o Guia sobre equipamentos para caixa, baixe gratuitamente.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos.

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de impressora de etiqueta? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo