InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Tecnologia

Evitar roubos na sua loja é muito fácil, saiba como

Escrito por Equipe InfoVarejo | 23/07/2019
  • 440 visualizações
  • 42 compartilhamentos

Evitar roubos, isso é algo que todo varejista busca. Se você nunca passou por uma situação que envolva tal situação, com certeza conhece alguém que já tenha passado. 

evitar-roubos-na-sua-loja-e-muito-facil-saiba-como

Bem, você já deve ter visto que o número de roubos e furtos tem aumentado significativamente. Se você não quiser ter prejuízos e não quiser passar por situações de risco, aconselho a você que busque formas de evitar tais ações. Nesse artigo, te daremos algumas dicas para evitar roubos na sua empresa. 

Aumento do número de furtos e roubos

Conforme dito anteriormente, a tendência da incidência de furtos e roubos é só aumentar. Com uma taxa de desemprego alta, o furto de, principalmente, pequenos produtos tem se tornado algo recorrente. Mas não pense que os pequenos furtos são o único problema. 

De acordo com pesquisa realizada pelo G1, de 2017 a 2018 os roubos e furtos no varejo tiveram aumento de 19%. Fique atento, os roubos e furtos representam cerca de 2,3% das perdas do varejo. Dessa forma, é indispensável que você invista em ferramentas de segurança. Afinal, penso que você não quer ter prejuízos desnecessariamente, não é mesmo? Ainda mais em situações onde pode-se colocar em risco a vida dos seus clientes e dos seus colaboradores. 

Entendendo os furtos e roubos

Furtos e roubos são situações distintas e você deve saber diferenciá-las. Furto é qualquer tipo de ação onde a pessoa se apropria de algum bem material de um terceiro, mas sem utilizar violência ou ameaças. No furto você não identifica o feitor do ato no momento em que o mesmo é praticado. 

Já no roubo, a situação é diferente. Os assaltantes utilizam da violência e da ameaça para levarem o que for de interesse deles. No roubo você terá contato quase que direto com os invasores. 

Entendida a diferença entre furto e roubo, você precisa agora entender de onde vem os furtos e roubos na sua empresa. Os ladrões estão entrando com frequência no seu estabelecimento? Estão entrando a noite ou na parte do dia? Os assaltantes estão levando produtos de uso básico ou objetos de valor alto? Você está tendo um grande número de perdas internas? Os furtos estão acontecendo na área de exposição da loja ou na área de estoque? Muitas pessoas têm acesso à área de estoque? Essas pessoas podem entrar de bolsa? Os furtos são feitos por pessoas internas ou pessoas estranhas, que se passam por clientes?

Buscando soluções para evitar os roubos e furtos

Agora, que já identificou a origem dos furtos na sua empresa, você precisa solucionar seu problema. Como você fará isso? Simples! Você irá instalar ferramentas de segurança que lhe ajudarão a evitar essas situações. 

Preste bem atenção! As ferramentas não impedem de que alguém entre na sua empresa, elas impedem que você tenha prejuízo caso aconteça essas situações. 

A fim de conter os furtos internos, as medidas são bem tranquilas. Controle os pertences das pessoas que possuem acesso à área de estoque, por exemplo. Não deixe que entrem com bolsas e sacolas, dessa forma você evitará o furto de pequenos produtos. Além disso, controle também o acesso, utilize ferramentas que registrem a entrada e a saída nas áreas de estoque. 

Outra medida preventiva é a instalação de antenas antifurto e câmeras de segurança. Esses métodos também amedrontam bastante a ação de ladrões dentro da sua empresa. Espalhe avisos sobre a presença destes pela loja, ao ler esses avisos o ladrão provavelmente ficará intimidado e não cometerá a ação.

A terceira e mais eficaz medida de segurança é a instalação de cofres inteligentes na sua empresa. Os cofres inteligentes não impedem que assaltantes entrem no seu estabelecimento, mas deixam todo o seu dinheiro bem protegido. Além disso, caso os ladrões consigam levar o dinheiro, a empresa prestadora de serviços reembolsará todo o prejuízo obtido. 

Cofre inteligente é sinônimo de segurança, tecnologia e melhoria de processos. Com o cofre, dependendo do banco contratado, o dinheiro depositado no cofre cai na sua conta no mesmo dia do depósito. Já pensou nos benefícios que esse processo traria para a gestão financeira da sua empresa?

A automatização do dinheiro da sua empresa dará a você e a sua empresa toda a segurança e tranquilidade para caso algum contratempo ocorra.

Conclusão

Neste artigo, você viu o porquê de evitar roubos e furtos, o que fazer para evitar essas ações e quais as ferramentas melhor te auxiliam nesse processo. Não tem segredo, é olhar para seus processos internos e entender que o maior perigo e maior prejuízo vem das pessoas de fora da empresa. 

Depois de tudo analisado, cabe a você definir o melhor processo para sua empresa. Claro, lembrando sempre que existem ferramentas que podem te auxiliar nessa caminhada, e isso é ótimo, não é mesmo? Guardar seu dinheiro de forma segura é algo essencial para que você evite prejuízos. 

Você sabe a origem dos furtos e roubos na sua empresa?

A sua empresa utiliza alguma medida de segurança para evitar roubos?

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos do varejo.

Patrocinado: