InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Gestão

Conciliação Bancária, o que é e qual sua importância

Escrito por Gabriel Junqueira | 02/07/2019
  • 348 visualizações
  • 43 compartilhamentos

Conciliação bancária, você sabe o que esse termo significa? Certamente você, varejista, percebeu que o volume das vendas em cartões vem aumentando significativamente no mercado varejista. Então, você, como uma pessoa inteligente, que evita prejuízos, sabe o que é e faz a conciliação bancária, certo?

conciliacao-bancaria-o-que-e

 

Errado? Se você ainda não faz Conciliação bancária, é provável que esteja tendo desfalques no caixa. E não é isso que você quer, não é mesmo? Mas não tem problema! Afinal, estamos aqui para te ajudar. Para isso, fizemos um artigo onde você encontrará tudo que precisa saber sobre Conciliação Bancária. 

Conciliação Bancária 

Então, o conceito de conciliação bancária é bem simples. Assim, não será difícil de você entender o conceito e, posteriormente, aplicar na sua loja. 

É provável que você, em algum  momento, já fez a comparação entre o saldo da sua conta bancária e as informações presentes no seu software de gestão, certo? Esse processo se chama Conciliação Bancária. É importante porque, assim, com essas informações e esses extratos em mãos, você consegue, principalmente, ter um controle sobre todas as entradas e saídas do caixa da sua empresa. 

Você abre mão da prática de conciliação bancária? Embora esse processo seja negligenciado por muitos empresários, ele é essencial para a saúde financeira do seu negócio.

Dessa forma, caso você não faça esse processo, sua empresa corre o risco de perder seu controle financeiro. Assim, o desenvolvimento das atividades diárias e o cumprimento de obrigações ficam comprometidos. Isto é, empréstimos, financiamentos bancários e parcelamentos com fornecedores correm o risco de ficarem irregulares. 

Com a finalidade de verificar se os lançamentos financeiros estão corretos e livres de incoerências, a conciliação bancária é o processo de conferir os extratos bancários e os saldos de caixa com o Controle financeiro da sua empresa. 

Por que a Conciliação Bancária é importante?

Com toda a certeza a Conciliação Bancária é um dos processos mais importantes da gestão financeira de qualquer empresa. Afinal, um saldo bancário correto é importantíssimo, dado que, assim, a relação entre o fluxo de caixa, as despesas, receitas e as interferências com relação a redução de despesas são melhores analisadas.

Ter as informações do seu sistema 100% conciliadas com as informações do seu banco, significa que todos os lançamentos financeiros estão registrados no seu sistema, e portanto, estarão presentes nas suas análises e relatórios. 

Com a conciliação bancária, fica mais fácil de evitar prejuízos e até fraudes presentes em qualquer empresa.

Fraudes e prejuízos comuns 

Ao realizar o processo de conciliação e passar por cada lançamento que entrou ou saiu da empresa, seu departamento financeiro terá total conhecimento dos gastos do seu estabelecimento. 

Uma fraude comum são os boletos falsos de fornecedores fantasmas. Se o departamento financeiro não tiver os cuidados necessários, você pode acabar pagando desnecessariamente. Conciliando a conta bancária, isso pode até acontecer uma vez, mas ao registrar no seu sistema, provavelmente a fraude será identificada, e sua equipe poderá aprender com o erro e não cometê-lo novamente.

Além de fraudes, algo muito comum e recorrente é a cobrança de taxas e serviços abusivos pelos bancos, como por exemplo, taxa da conta, cobrança de seguros não contratados e taxa de análise de crédito não realizada. Com a Conciliação Bancária e a análise posterior dos lançamentos, essas taxas ficarão evidentes e visíveis para a gestão da empresa tomar providências.

Conclusão

Podemos considerar a Conciliação Bancária como um processo básico e necessário para uma boa administração financeira da sua empresa. É este processo que certificará que as informações analisadas no software de gestão estão retratando a realidade.

Com toda a certeza você já entendeu o quanto uma Conciliação Bancária é indispensável para sua empresa. Algumas ferramentas, como um bom software de gestão, facilitam esse processo. 

A Conferência Bancária é responsável por conferir as transações da conta bancária da empresa. Sem dúvida, a conciliação bancária é indispensável, visto que, com ela, você consegue acompanhar a saúde financeira da sua loja

Você tem o controle do fechamento de caixa na sua loja?

Como você realiza a Conciliação Bancária do seu estabelecimento?

Se você está querendo melhorar a administração financeira do seu negócio, não deixe de acessar o e-book “Os 10 mandamentos para saída da Crise”, que aborda principalmente a área financeira. 

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos do varejo.

Publicidade