fbpx
Equipamentos

Balanças de simples, dupla ou tripla escala, o que isso significa?

Escrito por Marcus Vinícius C. Victorino | 18/03/2021
  • 5139 visualizações
  • 525 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

As balanças que normalmente fazem parte de algumas áreas importantes de um supermercado, são indispensáveis para que aconteça a comercialização dos produtos que são pesados antes de serem vendidos. 

Porém, apesar de parecerem iguais, há algumas particularidades que diferem os tipos de equipamentos. Por isso vamos explicar o que significa e quais as diferenças entre as balanças de simples, dupla ou tripla escala.

Balanças de simples dupla ou tripla escala, o que isso significa

Já apresentamos aqui no InfoVarejo, quais os tipos de balanças para o varejo e onde cada uma deve ser usada na loja, veja o artigo. Agora vamos partir para a parte mais técnica do equipamento: a divisão que tem como base a capacidade e a faixa de pesagem da balança.

Saber se os equipamentos utilizados em sua loja são classificados como balanças de simples, dupla ou tripla escala é essencial para atender as normas da Portaria 097 no INMETRO, sobre as taras de balanças, evitando assim problemas durante uma aferição.

Esse conhecimento é importante para saber o equipamento ideal que você deve ter em áreas como açougue e padaria.

Balanças de simples, dupla ou tripla escala, o que isso significa?

Divisão por escalas: balanças de simples, dupla ou tripla

Essa divisão por escalas é referente à capacidade da balança e suas respectivas divisões de grama, isso quer dizer que por meio dessas separações é possível identificar a proporção de aumento de pesos que um equipamento possui e quantas faixas de variação de gramatura a balança pode realizar.

Balanças de simples escala

As balanças de simples têm como principal característica o fato de que em toda sua capacidade de pesagem a divisão de grama se mantém a mesma. 

Um determinado modelo de balança com capacidade de 15 kg, pode ter uma única divisão de grama em toda sua faixa de pesagem. Balança de 15 kg com divisão de 5 g.

Balanças de dupla escala

Diferente das balanças de simples, os equipamentos de dupla escala possuem duas faixas de pesagem, isso quer dizer que, eles podem variar entre duas faixas de precisão de gramatura.

Outro modelo com a mesma capacidade de 15 kg, pode possuir dupla escala, ou seja, 15 kg com a seguinte divisão: de 0 a 6, divisão de 2 g. De 6 a 15 divisão de 5 g.

Ou seja, as balanças de dupla escala apresentam duas variações de pesagem.

Balanças de tripla escala

A última classificação desses equipamentos por escala, é apresentado na balança tripla. Nesse caso elas possuem três variações de pesagens diferentes. Sendo que varia a partir de gramaturas baixas, atingindo uma precisão maior, até chegar em pesos superiores, favorecendo o peso geral e usando aproximações.

Já nos modelos com capacidade de pesagem de até 30 kg, podemos ter, nos modelos mais atuais, as balanças de tripla escala. Sua configuração é: 0 a 6, 2 g. De 6 a 15, 5 g. De 15 a 30, 10 g.

Definindo o melhor modelo

A definição de qual modelo adquirir está relacionado ao peso máximo do produto a ser pesado e seu valor agregado. Quanto maior o valor da mercadoria vendida, menor deve ser a divisão da balança. Essa definição diminui a perda para o varejista e gera confiança para o consumidor.

No dia a dia de uma operação em um comércio do varejo, os processos internos precisam funcionar de maneira produtiva e eficiente. Como grande parte dos produtos comercializados em áreas como açougue, padaria e hortifrúti, são pesados, a balança deve funcionar de forma correta.

Por isso saber os tipos de equipamentos corretos que devem ser usados na loja é fundamental para o gestor, pois evita que a pesagem de produtos seja uma dor de cabeça para a produção.

Balanças de simples, dupla ou tripla, podem ser usadas tanto na produção interna da loja, tanto nas ilhas de pesagem da área comercial. Portanto, é preciso conhecer o que será pesado e a melhor faixa de pesagem para esse produto.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar informações para todos no varejo.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Publicidade