InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Gestão

Treinamento de Eneagrama: 9 razões para promovê-lo

Escrito por Tatiana Ávila | 06/06/2019
  • 129 visualizações
  • 35 compartilhamentos

O treinamento de Eneagrama conduz os participantes, de forma extremamente profunda, ao autoconhecimento. O Eneagrama é uma poderosa ferramenta que possibilita o  estudo dos nove perfis, chamados de 9P’s, defendidos pela teoria – perfeição, presteza, performance, profundidade, privacidade, precaução, prazer, poder e paz. Dentro dele,  são nove padrões de pensamento, sentimento e ação, ou seja,  nove formas diferentes de perceber o mundo.

Conhecida como uma ferramenta milenar, o Eneagrama tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações. Por meio do autoconhecimento profundo e reconhecimento da própria personalidade, é possível identificar as principais características e habilidades, além de sermos cada vez mais assertivos com colegas, pares e gestores.

Quer saber como o autoconhecimento pode ajudar a aumentar a produtividade dos seus funcionários? Veja neste link! 

9 razões para promover um treinamento de Eneagrama

Já falamos sobre o quanto essa ferramenta pode trazer inúmeros benefícios para a sua loja. Por isso, neste artigo, listamos as 9 razões para você promover um treinamento de Eneagrama para sua equipe:

 

1- Saber o que motiva as pessoas da sua equipe:

O treinamento de Eneagrama pode ajudar a entender as reais motivações de cada pessoa que está na sua loja e, assim, fica muito fácil alinhar os motivos dos colaboradores com os objetivos da empresa.

2- Melhoria do clima organizacional:

Clima organizacional é a qualidade do ambiente e como ela é percebida pelos colaboradores. Ter um bom clima organizacional é fundamental para que as pessoas se sintam bem e produzam mais. Dessa forma, investir em um treinamento de eneagrama é presentear aos colaboradores com autoconhecimento. Assim, sua gestão pode ser mais humanizada, o que contribui para o desenvolvimento da sua loja. 

 3- Desenvolvimento da personalidade:

O Eneagrama, como falado anteriormente, é uma ferramenta de autoconhecimento profundo e um instrumento para auxiliar as pessoas a buscarem novos comportamento e compreenderem suas limitações. Por isso, o treinamento de Eneagrama pode ser eficaz no reconhecimento das  dificuldades de cada um, de modo que, ao identificá-las, o desenvolvimento pessoal e profissional de cada membro da equipe seja potencializado.

4- Desenvolver a inteligência emocional:

Com o conhecimento profundo de si, compreendemos e prevemos nosso comportamento, o que possibilita ter maior sensatez ao lidar com nossas emoções e alcançar a estabilidade emocional. Dessa forma, ao aplicar o treinamento de Eneagrama em sua equipe, você pode ajudá-los a manterem o controle de suas emoções.

5- Melhoria da comunicação e dos relacionamentos interpessoais:

Um dos grandes desafios dentro das organizações é a comunicação. Segundo o Eneagrama, existem 9 formas diferentes de pensar e agir e, para cada uma delas, existe uma forma mais adequada de se comunicar e se relacionar. O treinamento  de Eneagrama contribui, portanto, para que se conheça todos os tipos do Eneagrama, e isso pode agregar significativamente na construção de uma comunicação mais assertiva em sua equipe.

  6- Melhoria do trabalho em equipe:

“Sozinho vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”. O autor é desconhecido, mas faz total sentido para as organizações que querem alcançar resultados sustentáveis. Trabalhar em equipe é saber lidar com outras pessoas com características diferentes. E com treinamento de Eneagrama, aprendemos a compreender mais e julgar menos, favorecendo o trabalho em conjunto acrescentando, assim, valor ao negócio.  

7- Administração de conflitos:

Um conflito nas organizações surge a partir de pontos de vista divergentes sobre uma mesma situação.  E é preciso dizer que um conflito não é, necessariamente, algo negativo. Contudo, a forma como lidamos com ele, muitas vezes, pode ser prejudicial à empresa. Com o treinamento de Eneagrama é possível fazer com que sua equipe compreenda e aprenda a respeitar as maneiras diferentes que cada um tem. Além de compreender, também, a razão de alguns comportamentos e atitudes.

8- Melhoria no Atendimento ao Cliente:

Cada vez mais os clientes não procuram apenas por um produto, eles buscam uma experiência completa que envolve o encantamento. E isso é considerado um diferencial competitivo. Assim sendo, com o treinamento de Eneagrama, as pessoas da sua empresa podem conhecer seu tipo de personalidade e  os principais traços dos outros 8 tipos. Isso é importante porque, quando conhecemos um pouco mais sobre as diferentes formas de pensar e agir, é possível identificar os diversos perfis de clientes. E na hora de otimizar e personalizar o atendimento, isso pode ser muito significativo. 

  9- Liderança:

Cada líder, dependendo do tipo de eneagrama, vai ter uma maneira de liderar bem diferente. Então, existirão pontos que serão mais tendenciosos, dependendo da personalidade, nas atitudes dele. Mas terão outros que, para ele, serão mais difíceis. O treinamento de eneagrama vai mostrar tudo isso. Uma vez que é feito esse mapeamento, entende-se a si próprio e os outros. E, a partir daí, os gestores assumem uma posição de liderança bastante consciente. Logo, a sua maneira de gerir será mais assertiva.

Ficou interessado? Veja neste artigo como o Eneagrama pode ajudar no rendimento dos seus colaboradores! 

 

Você conhece o perfil de toda a equipe que atua em sua loja?

Conhecer a si mesmo e a todos que estão ao seu redor poderia ajudar  no relacionamento dos seus colaboradores?

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos!

Publicidade