Tecnologia

Qual o impacto da transformação digital nas empresas?

Escrito por Alan Medeiros | 22/04/2020
  • 300 visualizações
  • 26 compartilhamentos

Hoje em dia se uma empresa não quer ficar comendo poeira na corrida para chegar aos clientes, a solução é cada vez mais migrar para o mundo digital. É na internet que os públicos das mais variadas faixas etárias e classes sociais estão.

qual-o-impacto-da-transformacao-digital-nas-empresas

 

Se antes ter um site era apenas um recurso a mais para interagir com os clientes, no atual cenário um site é obrigatório. Porém, não adianta acreditar que apenas ter um site é o suficiente para o seu negócio se tornar digital.

De fato, é preciso também levar em consideração outros detalhes, como investir em uma boa hospedagem de site, que assegura mais velocidade de carregamento e também mais segurança. 

Antes de colocar um site na web, é preciso se atentar aos detalhes que envolvem hospedagem para oferecer boas experiências aos usuários e clientes. 

No entanto, se a transformação digital não se resume a criação de um site para a sua empresa…

O que é transformação digital?

A transformação digital é um processo em que as empresas passam a utilizar tecnologia para melhorar o atendimento, aumentar o alcance de público e manter as vendas em alta. É uma alteração estrutural nas organizações e o empreendedor que não acompanhar corre o risco de perder terreno.

Se levarmos em conta ainda o cenário atual, em que a economia se encontra no meio de uma crise, digitalizar um negócio com certeza será a saída mais eficiente. 

Nesse contexto, o investimento em vendas online, por exemplo, ganha mais relevância e urgência para uma loja, ainda que ela seja um negócio de pequeno porte.

Com o investimento na venda virtual dos produtos também é preciso pensar em maneiras para facilitar a vida dos clientes que acessam o site, pensar em métodos de pagamento seguros e também na agilidade da entrega dos produtos.

Não são apenas lojas que são afetadas pela transformação digital. Outros ramos de negócio, como escritórios e agências, também migram os seus métodos de trabalho para um conceito totalmente online, um exemplo é o modelo Home Office.

Por meio do Home Office é possível reduzir custos como o transporte e a alimentação dos funcionários, pois o trabalho é feito em casa por meio de várias soluções de compartilhamento, tais como o Google Drive, o Trello, o Skype e o Dropbox

A influência da transformação digital nas empresas

O impacto da transformação digital nas empresas pode ser visto em vários aspectos, tanto no modo de como elas passam a interagir com o público, bem como nas mudanças de modelo de negócio.

Um exemplo que ilustra essa situação são as Fintechs, empresas que atuam no segmento financeiro oferecendo soluções baseadas em tecnologia (sim, se você pensou no Nubank então pensou certo).

Assim que as Fintechs começaram a dar as caras oferecendo várias facilidades para as pessoas por meio de aplicativos que agilizam transações bancárias e pagamentos de boletos, os bancos tradicionais começaram a adotar características digitais também.

Por isso, para compreender melhor como a transformação digital impacta os negócios de um modo geral, é preciso analisar alguns pontos. Vamos ver como é isso?

Relação com os clientes

As tecnologias online alteraram o modo como uma empresa se conecta com os clientes e transmite os seus valores e visão. 

Hoje em dia, em que a relação se dá basicamente por meio das telas de um smartphone ou computador, é preciso dar atenção para um conceito bastante difundido em qualquer empresa: a Experiência do Usuário.

A concepção de qualquer site, blog, e-commerce ou aplicativo de uma empresa deve passar pela ideia e aderir às boas práticas de Experiência do Usuário, ou seja, facilitar ao máximo o acesso do cliente ao conteúdo oferecido. É por isso que os sites devem ser responsivos e intuitivos, agilizando a navegação. 

Processo de trabalho

O dia a dia na empresa também é afetado pela transformação digital. O já citado Home Office é um exemplo, porém há ainda as ferramentas que permitem analisar o desempenho da equipe, possibilitando que o empreendedor possa tomar decisões mais positivas. 

Além do mais, há o aspecto do treinamento do time. Em muitos casos, para adaptar o negócio ao mundo digital, é importante investir na capacitação da equipe, atualizando os funcionários no modo como se usa as diferentes ferramentas online. 

O gerenciamento dos dados

Como as empresas na era digital gerenciam e armazenam as suas informações? Há alguns anos os dados eram retirados de pesquisas e pastas físicas guardadas em grandes armários. Essas informações eram usadas para planejamentos, avaliações e tomadas de decisões.

Hoje em dia uma empresa deve contar com uma estrutura adequada para armazenar uma enorme quantidade de dados digitais. Por isso, é fundamental pensar em tecnologias importantes, tais como a Cloud Computing.

É preciso se adaptar para sobreviver no universo tecnológico 

As ferramentas tecnológicas estão aí trazendo várias facilidades e alterando o modo como empreendedores gerenciam os seus negócios e interagem com os clientes. 

Em tempos de crise, usar tais ferramentas amplia os canais de comunicação e melhora a relação com o público. Será que a sua empresa está reagindo bem diante da transformação digital? 

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.

Tem dúvidas ou sugestões? Fale conosco pelo Fórum InfoVarejo!

 

Publicidade