O que é plano de contas?

Toda loja tem despesas e receitas. Se perguntarmos para um contador sobre a movimentação financeira, ele dirá que tem débitos e créditos. Independente do nome é fato que para organizar de forma clara as despesas e receitas é fundamental para que possamos entender o fluxo financeiro da instituição. Portanto para responder o que é Plano de contas é preciso partir do princípio que é necessário o entendimento do fluxo financeiro.

O que é plano de contas?

Primeiramente, vamos diferenciar o PLANO DE CONTAS CONTÁBIL do PLANO DE CONTAS GERENCIAL.

O que é Plano de contas gerencial:

O plano de contas gerencial ou categorias das contas é definido e criado para que as despesas e receitas da empresa sejam lançadas em sistema, ou até mesmo em planilhas, de forma organizada, possibilitando uma leitura clara e fácil entendimento dos resultados do negócio. Essa ferramenta também é fundamental para o controle financeiro da empresa.

O que é Plano de contas contábil: 

Já o plano de contas contábil tem o mesmo raciocínio, porém além das despesas e receitas possui outras divisões como ATIVO e PASSIVO o que pode dificultar a leitura, ou entendimento pelo empresário sem conhecimento contábil.

Exemplos: Ativo Circulante, Imobilizações, Realizável a Longo Prazo, Patrimônio Líquido fazem parte desta análise e normalmente são desconhecidos pelo empresário.

Ressalvo que ler um balanço contábil ou ter a ajuda de um contador para compartilhar esse conhecimento é importante, mas antes disto conseguir entender o plano de contas gerencial da sua empresa é fundamental para conhecer o andamento do seu negócio.

Sped Registro 0500 Plano de contas contábeis e a sua obrigatoriedade

Na prática:

Retornando ao plano de contas gerencial, além dos grandes níveis DESPESAS e RECEITAS é necessário dividir, criar subníveis. Por exemplo, podemos criar um segundo nível DESPESAS COM PESSOAL, mas somente este é suficiente para que o empresário entenda o custo da folha de pagamento?

Despesas com pessoal é uma conta totalizadora ou sintética? É interessante que tenhamos outras contas no nível de despesa com pessoal, por exemplo: SALÁRIO – HORA EXTRA – COMISSÃO – GRATIFICAÇÕES – VALE TRANSPORTE, entre outros.

No exemplo acima a conta DESPESAS COM PESSOAL é sintética, que facilita a análise ao agrupar os níveis inferiores. Ela também pode ser considerada totalizadora e agrupadora.

As contas dentro do nível de DESPESAS COM PESSOAL, como salário e comissão, são consideradas analíticas, é a informação expressa de forma detalhada, lançamento a lançamento. Cada fato financeiro realizado na empresa deve ter uma conta analítica declarada no plano de contas.

Quer saber mais sobre plano de contas? Veja esse artigo.

Para facilitar o entendimento segue outro exemplo:

“Você comprou um carro financiado, deu entrada e está pagando as parcelas. Além disto durante o mês tem que abastecer o veículo da empresa, vai no posto compra gasolina, toda semana. Pronto, chegou o dia da revisão, vamos para a concessionária, pagamos a revisão e tudo certo!”. No texto acima temos diversas despesas, como alocá-las ou classificá-las em seu plano de contas?

Para flexibilizar é importante que cada empresário tenha a ciência que não existe “receita de bolo” para plano de contas. É facilitador ter um ponto de partida na criação do plano de contas, mas cada empresa deve ajustar o seu da maneira que a leitura e entendimento sejam o mais fácil possível.

Provando, que não existe o formato ideal abaixo mostramos 2 planos de contas aplicáveis ao exemplo de forma totalmente entendível.

O QUE É PLANO DE CONTAS?

Não perca tempo

O plano de contas gerencial é uma ferramenta simples e essencial para o varejista conseguir enxergar as informações da sua empresa. Com dados à vista, fica muito mais fácil de tomar decisões e agir quando ocorrer alguma irregularidade.

Portanto, se você ainda não utiliza o plano de contas gerencial, não perca tempo, procure um consultor, seu contador ou a sua fornecedora do seu software de gestão para ajudá-lo. Lembrando que utilizar um software de gestão é essencial para ter esses benefícios de maneira fácil e rápida.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário com sua opinião.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é plano de contas? Escreva para contato@infovarejo.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo