fbpx
Gestão

Nova norma de rotulagem nutricional: entenda o que muda e como se adequar!

Escrito por Bruno Saleme | 17/02/2022
  • 2386 visualizações
  • 118 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Medida começa a valer no Brasil em outubro de 2022 e estabelece mudanças no design das embalagens e da tabela nutricional dos alimentos.

Nova norma de rotulagem nutricional entenda o que muda e como se adequar

A nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece mudanças na embalagem frontal e na tabela nutricional dos alimentos a partir de outubro de 2022.

Mesmo com o período para adaptação, a medida é um grande desafio para os fabricantes brasileiros e dos países vizinhos da América Latina, onde as regras já começaram a valer, como no Chile e Peru. Na Argentina, por exemplo, a norma foi aprovada no dia 27 de outubro de 2021 e tem um prazo de 180 dias para entrar em vigor.

A medida foi criada visando melhorar a legibilidade das informações nutricionais dos rótulos dos alimentos para que os consumidores possam fazer escolhas mais conscientes.

Mais do que modificar o layout dos produtos, a norma exigirá rápidas ações dos fabricantes para repensar a composição dos alimentos, uma vez que o alto teor de determinados nutrientes, certamente, impactará na decisão de compra dos consumidores, especialmente daqueles que estão buscando uma dieta mais saudável e equilibrada.

Para entender exatamente o que a nova norma prevê, de que forma ela impacta a comercialização dos alimentos no Brasil, leia o nosso artigo completo. Nós, da 1WorldSync, já estamos preparados para ajudar os fornecedores e distribuidores para atender as novas regras e garantir a atualização rápida e automatizada do cadastro dos produtos.

Rotulagem nutricional frontal dos alimentos

Essa é a grande inovação da medida, pois interfere diretamente no design frontal das embalagens. Isso porque ela determina a inclusão de um símbolo em formato de lupa indicando o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Veja os exemplos abaixo:

Tabela Nutricional

A tabela nutricional também será reformulada para facilitar legibilidade das informações. Confira:  

Nova norma de rotulagem nutricional

Design

  • Deverá ter letras pretas e fundo branco;
  • Deverá ficar, em regra, próxima da lista de ingredientes e em superfície contínua, não sendo aceitas quebras;
  • Não poderá ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização, com exceção para os produtos pequenos (área de rotulagem inferior a 100 cm²), em que a tabela poderá ser apresentada em áreas encobertas, desde que acessíveis.    

Informações nutricionais

  • Será obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionais;
  • O valor energético e nutricional deverá ser declarado por 100 g ou 100 ml.

Nova norma de rotulagem nutricional

Fique atento aos prazos para adequação

A nova norma sobre rotulagem nutricional foi aprovada em outubro de 2020 e entrará em vigor 24 meses após a sua publicação. 

  • Produtos destinados exclusivamente ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação deverão estar adequados já a partir da entrada em vigor do regulamento;
  • Os produtos que se encontrarem no mercado na data da entrada da norma em vigor terão, ainda, um prazo de adequação de 12 meses;
  • Alimentos fabricados por empresas de pequeno porte, como agricultores familiares e microempreendedores, terão prazo de 24 meses após a entrada em vigor, totalizando 48 meses no total;
  • Bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, a adequação não pode exceder 36 meses após a entrada em vigor da resolução.

Atualize o cadastro dos seus produtos após adequação à nova norma!

Todos os alimentos que forem adequados à nova norma de rotulagem nutricional precisam ter seus cadastros atualizados nos varejos, e-commerce e marketplaces. Esse processo é fundamental para evitar devoluções de mercadorias, problemas de estoque, classificação fiscal e insatisfação dos consumidores.

A atualização do cadastro é automática para os fornecedores e distribuidores que já possuem seus portfólios centralizados na 1WorldSync, plataforma que faz a distribuição desses dados atualizados de uma única vez para todos os varejos, e-commerce e marketplaces.

Além de atualizar, a 1WorldSync faz a validação de todas as informações e produção de novas imagens, garantindo assim que os canais de vendas tenham sempre a última versão do conteúdo enriquecido dos produtos.

Saiba como a 1WorldSync pode ajudar nesta nova norma!

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.

Publicidade