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Impacto das perdas no lucro do varejo

Escrito por Equipe InfoVarejo | 16/08/2019
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Você sabe qual o impacto das perdas no varejo? As perdas correspondem a 21,5 bilhões das vendas do comércio restrito. Em 2017 as perdas tiveram uma queda de 0,28% se comparadas com o ano anterior. No final de 2018, criou-se uma expectativa de que esse número cairia mais em 2019. Assim, as empresas investiram mais no estoque, porém, a venda desses produtos não aconteceu. Dessa forma, dos produtos perecíveis, muitos, fora do prazo de validade, foram descartados.

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No varejo, as perdas são responsáveis por 1,99% do faturamento líquido dos supermercados nacionais e 1,82% do faturamento bruto. Em primeiro lugar, 67% das perdas acontecem devido a erros em processos internos. A primeira vista esse número pode não parecer tão alto e tão importante assim, mas ao verificar as margens de lucro das empresas do setor, percebe-se que esse valor faz uma grande diferença no orçamento. 

Outro detalhe importante é que essa estatística é medida justamente pelas empresas que controlam as perdas. Ou seja, se as perdas de quem controla está na faixa de 2% do faturamento líquido, imagina as perdas da sua loja?

Agora, imagine aumentar sua margem de lucro em 2 pontos percentuais. Isto é, para muitos varejistas, significa dobrar o lucro. Prevenção de perdas é sinônimo de oportunidade.

O que são as perdas?

As perdas acontecem em toda e qualquer loja, mas isso não significa que você deve se acomodar e aceitar que elas simplesmente aconteçam e aumentem a cada mês. 

As perdas são tudo aquilo que a empresa perde e que reduza, direta ou indiretamente, o lucro da empresa. 

As perdas podem ser desconhecidas, isto é, quando o varejista desconhece a causa da mesma, ou conhecidas, como a quebra operacional. Assim, as perdas desconhecidas são as perdas de produtos que foram adquiridos e, na hora do inventário, por algum motivo, não se consegue localizar. 

Já a quebra operacional acontece quando os produtos presentes no estoque são impróprios para consumo, estão fora da data de validade ou estão deteriorados. 

Confira, abaixo, outros fatores que geram as perdas:

  • Desperdício de energia, água e luz;
  • Acidentes causados por clientes ou colaboradores;
  • Erros administrativos e operacionais;
  • Falha na gestão de estoque;
  • Furto externo ou interno;
  • Manipulação incorreta de produtos;
  • Superprodução;
  • Falhas nos processos de compras e vendas.

O que é prevenção de perdas

Existem muitas soluções e formas de reduzir as perdas no varejo. Chamamos de prevenção de perdas todos os procedimentos adotados com o intuito de diminuir as perdas. 

Existe, inclusive, uma área de especialização exclusiva para essa função. Em muitas empresas varejistas já é comum encontrar um departamento de prevenção de perdas, cuja responsabilidade é analisar o impacto das perdas e definir soluções que sanem o problema.

Fazer de todos da empresa agentes de perdas é um dos segredos para o sucesso nessa empreitada, desde os colaboradores mais juniores até os diretores. A mudança começa pela cultura de prevenção de perdas, valorizar essa atividade e entender a importância para o sucesso da empresa.

Em seguida, é necessário analisar os dados, ter consciência de todo o dinheiro que se perde e dos produtos que são desperdiçados. Não se controla aquilo que não se mede.

Depois de analisar os dados, é hora de agir. Existem vários processos, um dos principais, para citarmos um exemplo, são os inventários regulares. É aconselhável que sejam feitos inventários rotativos semanalmente e inventários gerais uma vez a cada seis meses.

Conclusão

Agora, que você já percebeu o impacto das perdas no lucro da sua loja, é hora de tomar atitudes. A maior parte dos processos que geram as perdas, são os processos básicos do dia a dia, e que podem ser ajustados com pouco esforço.

Enfim, o primeiro passo para diminuir suas perdas, é entender a gravidade do problema, ou melhor, o tamanho da oportunidade que sua empresa perde. Essa mudança está ao seu alcance, aumentar o lucro da sua empresa é mais fácil do que você imagina.

Qual é a maior origem das suas perdas?

Quais ações você e sua equipe fazem para diminuir as perdas?

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