Eventos

Fique por dentro do que aconteceu no segundo dia da NRF 2020

Escrito por Gabriel Junqueira | 14/01/2020
  • 318 visualizações
  • 19 compartilhamentos

Aproveitei o segundo dia da NRF 2020 para dar uma volta na feira. São três pavilhões com mais de 700 expositores. 

Esses expositores trazem diversas soluções e inovações para o varejo, principalmente para assuntos muito recorrentes nas palestras, como Frictionless Retail e experiência diferenciada.

Frictionless Retail 

Frictionless retail, ou varejo sem atrito, foi um dos temas mais discutidos, não só nessa edição da NRF, mas também nas anteriores. 

O varejo sem atrito é uma tendência emergente para marcas. Trata-se de remover as barreiras que impedem ou dificultam a experiência do cliente. 

No segundo dia da NRF 2020 encontrei várias soluções que visam reduzir o atrito do cliente na loja, para que ele tenha uma experiência mais fluida. 

Um dos momentos que mais gera atrito para o cliente é justamente o check-out, etapa em que o consumidor vai para a fila, faz o pagamento e vai embora. 

Muito tempo na fila do caixa, erro na leitura de produtos e demora em fazer o pagamento, essas são só algumas das razões que fazem com que a experiência do consumidor não seja a melhor. 

Dentre as soluções para esse problema estão o self-checkout, etiquetas rfid e visão computacional, que utiliza inteligência artificial durante o processo. Um exemplo é a abordagem utilizada pelo Amazon Go.

Experiência Diferenciada

Depois do varejo sem atrito, a maior preocupação do varejista deve ser entregar uma experiência diferenciada ao consumidor. Mas qual o problema da experiência?

Bem, a experiência é pessoal, depende do seu negócio e do que você quer passar. Qual é o seu propósito?

Não existe uma receita de bolo. O varejo sem atrito é mais fácil, dado que existem soluções padronizadas e a jornada, de certa forma, é mais homogênea. 

Já a experiência depende mais do propósito da sua marca, se você quer trazer personalização ou atendimento diferenciado. Não tem como saber o que você precisa mudar, mas tem como você começar a descobrir.

Uma forma de dar o primeiro passo é pelo feedback do seu cliente. O que ele acha quando sai da sua loja? 

Para isso o mercado já disponibiliza uma série de equipamentos. Como, por exemplo, telas touch screen, onde o cliente deixa registrado o seu nível de satisfação. 

Confira os principais assuntos do Primeiro Dia da NRF 2020!

Centralidade do consumidor para o varejista

Um dos pontos que mais me chamou atenção nas palestras do segundo dia da NRF 2020, foi a visão, a centralidade do consumidor para o varejista. 

Quão importante você julga que é a gestão de clientes e os clientes? 

Posso lhe dizer que hoje, sem dúvidas, sua base de clientes é o maior ativo da sua empresa. Da mesma forma que você faz o controle de estoque você também deveria olhar mais atentamente para esse ativo. 

Existem diversas soluções e abordagens para capturar dados de clientes, como colocar o CPF na nota para sorteios e descontos. 

Assim, você pode organizar esses dados, gerar insights e definir ações. 

Voltar ao básico

Esse é outro ponto que é comentado em quase todas as palestras. 

Não adianta ter uma super segmentação de clientes e ações inovadoras se o básico não está sendo bem feito. 

O controle de estoque é um exemplo. Não adianta seu cliente ter um excelente atendimento personalizado, se, ao chegar na gôndola, ele não encontrar o produto. 

Por isso, o seu negócio precisa ser muito bem alicerçado nos fundamentos, no básico. Só assim você definirá boas estratégias para inovar. 

Precisão de controle de estoque, logística bem feita e atendimento padronizado são a base para você conseguir avançar.

É isso, amanhã trarei mais detalhes sobre o último dia da NRF. Continue nos acompanhando para mais informações.

Quer saber o que aconteceu no Último Dia da NRF 2020? Clique aqui!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

 

Publicidade