Gestão

Descubra por que direcionar equipes é potencializar resultados

Escrito por Tatiana Ávila | 11/08/2016
  • 1670 visualizações
  • 338 compartilhamentos
Tempo de leitura: 2 minutos

A palavra do momento no Brasil: crise. A população vem sentindo o impacto da instabilidade econômica e política no bolso. A perda de credibilidade no cenário exterior, a desvalorização do Real e a inflação fazem com que as pessoas pisem no freio e reduzam gastos com itens de consumo rotineiros. A insegurança determina mudança de comportamento nas famílias brasileiras; é hora de equilibrar o orçamento e garantir o básico.

Descubra porquê direcionar equipes é potencializar resultados

Pesquisar preços, optar por produtos de marcas desconhecidas e mais baratas são alternativas que o consumidor vem desenvolvendo para sobreviver à crise. Se a rotina das pessoas mudou e a relação com as gôndolas dos supermercados estão mais objetivas e racionais do lado de cá, o que tem feito varejista para minimizar os impactos do lado de trás do balcão?

Direcionamento das equipes

De fato, o conhecimento do mercado e as fórmulas do sucesso estão acessíveis para quase todos, incluindo a concorrência. Decidir o que fazer não é mais segredo nem o foco da situação. Alguns investem em planos estratégicos, mudanças estruturais, ações de marketing e propaganda. Um rol de ações que para fazer valer de verdade dependem de um vetor fundamental: o direcionamento das lideranças e o alinhamento de todo o time que faz funcionar a sua empresa. Diferenciar-se competitivamente neste contexto vai além do ânimo de abrir diariamente as portas de seu comércio. É necessário motivar e engajar cada um dos seus colaboradores.

Incentivo às lideranças internas

Encontramos no líder o poder de dar conta deste malabarismo! Para obter resultados é necessário o envolvimento das pessoas da organização, principalmente daquelas que vivenciam o dia a dia com o cliente e que efetivamente tornam o plano administrativo uma realidade.

Enfrentar momentos como esse tem a ver com Gestão, que por sua vez tem a ver com planejar, controlar, treinar, integrar, entusiasmar. O protagonista dessa história é aquele que coloca seu olhar frente ao olhar dos outros, que é capaz de influenciar positivamente pela via do exemplo. O desempenho das pessoas e o resultado final do supermercado, mercearia ou padaria, estão relacionados a tudo isso. O desafio é fazer com que a equipe de funcionários também se sinta dona do negócio e esteja empenhada em trazer para a empresa maior lucratividade. Passe a reparar com mais detalhes nos responsáveis por sua operação e pelo atendimento ao seu público. Pode ser que seu potencial de crescimento esteja aí!

Fique conectado ao InfoVarejo e descubra um portal repleto de informações que podem te ajudar no sucesso do seu comércio. E se gostou deste artigo, compartilhe!

Gostou do artigo sobre direcionamento de equipes? Compartilhe com seus contatos?

Publicidade