fbpx
Gestão

Descubra por que direcionar equipes é potencializar resultados

Escrito por Tatiana Ávila | 22/07/2021
  • 3428 visualizações
  • 550 compartilhamentos
Tempo de leitura: 2 minutos

A palavra do momento no Brasil: crise. A população vem sentindo o impacto da instabilidade econômica e política no bolso.

A perda de credibilidade no cenário exterior, a desvalorização do Real e a inflação fazem com que as pessoas pisem no freio e reduzam gastos com itens de consumo rotineiros. A insegurança determina mudança de comportamento nas famílias brasileiras. É hora de equilibrar o orçamento e garantir o básico!

Por que direcionar equipes é potencializar resultados

Pesquisar preços, optar por produtos de marcas desconhecidas e mais baratas são alternativas que o consumidor vem desenvolvendo para sobreviver à crise.

Se a rotina das pessoas mudou e a relação com as gôndolas dos supermercados estão mais objetivas e racionais do lado de cá, o que você tem feito para minimizar os impactos do lado de trás do balcão?

Direcionamento das equipes

De fato, o conhecimento do mercado e as fórmulas do sucesso estão acessíveis para quase todos, incluindo a concorrência.

Decidir o que fazer não é mais segredo nem o foco da situação. Alguns investem em planos estratégicos, mudanças estruturais, ações de marketing e propaganda. Um rol de ações que, para fazer valer de verdade, dependem de um vetor fundamental: o direcionamento das lideranças e o alinhamento de todo o time que faz funcionar a sua empresa.

Diferenciar-se competitivamente neste contexto vai além do ânimo de abrir diariamente as portas de seu comércio. É necessário motivar e engajar cada um dos seus colaboradores!

Incentivo às lideranças internas

Encontramos no líder o poder de dar conta deste malabarismo! Para obter resultados é necessário o envolvimento das pessoas da organização, principalmente daquelas que vivenciam o dia a dia com o cliente e que efetivamente tornam o plano administrativo uma realidade.

Enfrentar momentos como esse tem a ver com Gestão, que por sua vez tem a ver com planejar, controlar, treinar, integrar, entusiasmar. O protagonista dessa história é aquele que coloca seu olhar frente ao olhar dos outros, que é capaz de influenciar positivamente pela via do exemplo. O desempenho das pessoas e o resultado final do supermercado, mercearia ou padaria, estão relacionados a tudo isso.

O desafio é fazer com que a equipe de funcionários também se sinta dona do negócio e esteja empenhada em trazer para a empresa maior lucratividade. Passe a reparar com mais detalhes nos responsáveis por sua operação e pelo atendimento ao seu público. Pode ser que seu potencial de crescimento esteja aí!

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.

Tem dúvidas ou sugestões? Fale conosco pelo Fórum InfoVarejo!

Publicidade