Como aumentar vendas do seu supermercado?

O mercado está cada vez mais competitivo, dessa forma aumentar vendas é uma preocupação recorrente do supermercadista, pois, para manter o resultado positivo de uma loja é preciso fidelizar os atuais clientes e sempre buscar novos consumidores.

Como aumentar vendas do seu supermercado?
Os hábitos de compra mudaram, as novidades tecnológicas tomaram conta de todos os setores da sociedade e no varejo essa realidade não é diferente. Os novos métodos de venda, possuem cada vez mais clientes, de forma que deixar de acompanhar esse movimento poderá representar perda de mercado para o supermercadista.

Mas como aumentar vendas nesse mercado altamente competitivo?

Antes de pensar em maneiras de aumentar vendas conquistando novos clientes, é preciso implementar ações para incentivar o aumento da demanda de compra dos seus atuais consumidores.

A principal forma de atrair maior demanda dos seus consumidores, é investir nos multiformatos de vendas, isso quer dizer, fazer com que sua loja esteja presente em todos os meios que seus clientes possam utilizar para compras.

Multiformato

O multiformato é caracterizado pela presença da empresa, tanto no ambiente físico, quanto no ambiente digital, em diversos canais, seja mídias sociais, mobile, plataformas on-line, entre outros.

O ambiente físico do varejo é o DNA do supermercadista, como bom comerciante ele já está acostumado com os desafios diários, já sabe como conduzir a sua loja em busca do sucesso e principalmente, já tem experiência no convívio com o cliente.

O ambiente digital serve para alavancar as vendas, fornecendo ao supermercadista mais uma forma de estar presente em um outro momento de compra do consumidor, o e-commerce, como é conhecido, tem se tornado um braço importante das vendas do varejo.

Importância de estar no ambiente digital

Hoje em dia, pensar em multiformato de vendas é pensar em vender pela internet, só no ano passado mais da metade da população economicamente ativa realizou uma compra pela internet, isso quer dizer que, as vendas on-line podem representar um crescimento significativo do faturamento da sua loja.

Alguns supermercadistas pensam que o investimento em vendas on-line pode significar a perda de vendas na loja física, esse pensamento está completamente equivocado e é desmascarado pelas experiências que demonstram que o investimento em vendas na internet faz com que o faturamento das lojas físicas também cresça.

Acha que aumentar vendas é coisa do futuro? Veja esse artigo sobre a visão de um supermercado do futuro. 

Vantagem competitiva por meio das vendas online

Vender online também pode representar uma vantagem competitiva sobre o seu concorrente, no momento que o cliente estiver disposto a realizar uma pesquisa de compra ou mesmo concretizar a compra, ele encontrará sua loja na internet.

O e-commerce também funciona como uma vitrine para sua loja, pois o consumidor tem acesso aos produtos oferecidos pelo seu negócio, o que propicia que ele consiga realizar um planejamento das compras e saber os produtos que você oferece e ele deseja.

Essa funcionalidade faz com que sua marca esteja mais presente, aumentando a área de atuação do seu negócio, chegando em consumidores que não teriam acesso às suas ofertas se você só contasse com as vendas da loja física.

Esse aumento da disponibilidade, gera o aumento das vendas da loja virtual e também da loja física.

Aumentar vendas usando o tempo ocioso da operação do varejo

No dia a dia do varejo, alguns horários de pico são responsáveis por grande fatia do faturamento do supermercado, dessa forma em alguns outros momentos do dia a rotatividade de clientes é baixa, o que faz com que a empresa não utilize completamente sua capacidade produtiva.

As vendas on-line ajudam a otimizar esse espaço de ociosidade do supermercado, realizando a operação justamente no período de tempo em que a rotatividade de vendas em seu estabelecimento é baixa.

Dessa forma, conciliando a ociosidade da loja física com as demandas on-line, você consegue atender mais clientes, aumentando as vendas.

Em breve você verá um artigo sobre como aproveitar melhor a ociosidade do varejo vendendo on-line.

Conclusão

Com as novas tecnologias tomando conta dos hábitos de compras, os supermercadistas precisam atender os consumidores em todos os momentos de compra. Atualmente pensar em esperar que o cliente vá até sua loja, pode ser pouco, é preciso atender todas as possibilidades de compra dos clientes.

As vendas on-line, já representam uma significante parte do faturamento dos supermercados, entretanto é preciso conciliar as vendas da loja física com a virtual, fazendo com que uma sirva de base para outra.

Outra informação importante é que a maior parte das vendas on-line são de clientes que você não conseguiria alcançar com as vendas da loja física.

O resultado é o aumento de vendas e a oportunidade de novos negócios comerciais.

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