Softwares

Automação comercial em supermercados: entenda a importância.

Escrito por Gabriel Junqueira | 28/07/2017
  • 748 visualizações
  • 137 compartilhamentos

O mercado exige que cada vez mais as lojas sejam dinâmicas e os processos sejam executados com perfeição por todas as áreas. Dessa forma é impossível pensar em não utilizar as vantagens que a automação comercial em supermercados traz. Softwares e ferramentas tecnológicas contribuem para o dia a dia do varejista e ajudam diretamente no aumento de vendas.

Automação comercial em supermercados: entenda a importância.

O processo diário de funcionamento de um supermercado torna essa necessidade ainda mais evidente, o auto número de produtos envolvidos, o alto giro e a necessidade do consumidor, são fatores que caracterizam o quanto é importante contar com uma automação comercial em supermercados.

Veja esse artigo do InfoVarejo sobre o motivo do varejo alimentar ser diferenciado.

Mas afinal o que seria automação comercial em supermercados?

Automação de processos pode ser definido como a atribuição de tarefas aos softwares que ajudam no processos diários da loja.

Essa automação pode ser executada por meio de software de gestão, softwares de PDV e outras ferramentas que diminuem o tempo e o trabalho necessário para a realização de uma determinada atividade.

Será que a tecnologia pode ajudar seu negócio? Veja esse artigo.

A automação de processos está diretamente ligada à redução de custos, pois ela evita erros e reduz custos desnecessários.

Processos automatizados garantem benefícios diretos ao funcionamento de um supermercado, seja por meio de um controle ou evitando erros, será uma boa escolha investir em na automação de processos em sua loja.

Veja alguns benefícios da automação comercial em supermercados:

1. REDUÇÃO DE ERROS

O processo de redução de erros por meio da automação de processos pode acontecer desde o momento do sistema oferecer informações para o recebimento de produtos, até o momento da venda, calculando o valor exato do produto, incluindo promoções e descontos.

Erros que normalmente acontecem, afetam diretamente o faturamento do varejista, pois, principalmente em supermercados, a margem é pequena.

Importante destacar que processos automatizados também contribuem para a descoberta rápida de erros, evitando que os erros continuem se repetindo.

Veja esse exemplo prático:

Imagine que você comprou um produto X por um preço maior que normalmente você compra, o resultado é que você terá que aumentar o preço de venda para não perder na margem, se você possui um software de gestão, no momento do cadastro do produto no sistema você pode inserir o novo preço do produto, evitando que seja vendido por um preço menor

Leia mais sobre como reduzir custos por meio de um software ERP, clicando aqui. 

2. PROCESSOS INTEGRADOS E SEM BUROCRACIA

A automação de processos faz com que algumas atividades burocráticas deixem de acontecer em sua loja.

Esse fato pode ser um grande passo para aumentar a integração entre processos e com isso aumentar a velocidade e a produtividade desses processos. Controle de estoque, controle de notas fiscais dos produtos e o sistema financeiro são sistemas que funcionam melhor quando integrados e sem burocracias.

Dados compartilhados entre todas ferramentas servem para o controle dos resultados de toda a operação da loja.

Veja como diversificar seu mix de produtos e aumentar as vendas, nesse artigo. 

3. CONTROLE DA OPERAÇÃO

Controlar a operação da loja é fundamental para não deixar que ela saia da linha, não é mesmo?

Por meio de um software de gestão, onde é possível a integração dos sistemas é possível ter acesso a planilhas e gráficos de como anda a sua operação. Determinado setor não está respondendo como deveria? Você tem acesso a essa informação pelo software.

Esse processo torna o acompanhamento dos processos mais ágil, o que possibilita a tomada de decisões mais efetiva e correta.

Importante destacar também que a automação de processos possibilita uma otimização do tempo da equipe, que com acesso aos processos automatizados produzem mais.

Viu como a automação comercial em supermercados facilita a operação do dia a dia?

Prevenção de erros e controle de custos, integração dos sistemas e controle da operação são benefícios que certamente resultarão em ganhos de produtividade e lucratividade para sua loja. Desse jeito você economiza tempo e recursos financeiros que podem ser investidos em áreas fundamentais como o atendimento ao cliente, por exemplo.

Não perca tempo, invista na automação de processos e deixe sua loja mais dinâmica e eficiente.

Entenda também como um software de gestão é fundamental para pequenas empresas do varejo.

Publicado no Blog do NovoERP: Artigo original 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

Ficou com alguma dúvida sobre automação comercial em supermercados? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

Patrocinado: