InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Compras

5 passos para comprar melhor no seu supermercado

Escrito por Paulo Nani | 27/08/2019
  • 312 visualizações
  • 6 compartilhamentos

Comprar melhor, isso é o que todo varejista, principalmente supermercadista, quer. As formas de diminuir gastos e aumentar o lucro no varejo não são muitas, por isso, quanto melhor conseguir comprar, mais vantagens terá. 

5-passos-para-comprar-melhor-no-seu-supermercado

Ao comprar melhor, o varejista consegue duas formas de obter lucro. A primeira é comprar por um preço baixo e vender com uma margem de lucro maior. A segunda é comprar por um preço baixo e vender também por um preço mais baixo, dessa forma ele consegue atrair e fidelizar sua clientela. O segredo do negócio é saber e conseguir comprar bem.

Mas, para comprar melhor, existem alguns pontos que você precisa saber, além de entender que enfrentará algumas dificuldades no processo. Veja, no artigo, algumas dicas para comprar melhor no seu supermercado e aumentar seu lucro. 

1.º Passo — Um bom Software de Gestão

Para um bom processo de compras é muito importante, indispensável, na verdade, automatizar processos. A cotação de preços, por exemplo, pode ser feita por um bom software de gestão. 

Ao contar com um bom software de gestão, você terá informações precisas de forma rápida no momento da negociação com os fornecedores. 

Clique aqui e veja algumas dicas de como utilizar um software para comprar melhor. 

2.º Passo — Estruturação do cadastro de produtos

O segundo passo é contar com um bom cadastro de produtos. O cadastro correto e padronizado dos produtos da loja é de suma importância no processo de comprar melhor. Isso porque, antes de pesquisar e comprar melhor, você precisa analisar e saber o que tem na empresa. 

Assim, você analisará, mais facilmente, os itens necessários de reposição e não correrá risco de comprar sem necessidade. Uma dica para o cadastro dos produtos é sempre cadastrar e analisar do macro para o micro. Exemplo: ao invés de analisar Coca-Cola, analise como refrigerantes. Você tem que saber o que tem de similar no supermercado, por valor, quantidade no estoque e giro.

Sem um bom cadastro de produto, seu departamento de compras não sairá do lugar. O cadastro de produtos demanda uma manutenção constante, dado que novos produtos são criados e outros saem do mercado. Além disso, o cadastro de produtos influencia diretamente nas operações do software.

Um cadastro feito de forma errada ou não padronizado, além de dificultar o processo de compras, gera problemas no estoque

3.º Passo — Pesquisa

O terceiro passo na hora de comprar melhor é no que se refere a pesquisa. Pesquise nos concorrentes por quanto eles vendem os produtos e, com base nesses dados, você conseguirá ter uma média do preço do que eles pagam em cada item. Dessa forma, você terá uma base na hora de comprar os produtos, evitando pagar mais caro para os fornecedores. Além, claro, de conseguir uma argumentação mais sólida na hora da argumentação.

Leia o artigo Pesquisa de Preços no supermercado

4.º Passo — Comprar de outros estados

Fique atento! Pode ser que compense comprar alguns produtos em outros estados, mas isso deve ser analisado com muita meticulosidade. 

Deve-se considerar as tarifas cobradas ao se comprar fora do estado. Os impostos, tributos, o risco da mercadoria não chegar, o custo de frete, tudo deve ser muito bem analisado, de modo a evitar surpresas desagradáveis e prejudiciais financeiramente. 

5.º Passo — Comprar junto

O quinto passo para se comprar melhor no supermercado diz respeito a comprar com outros supermercadistas. A compra está muito ligada a volume de mercadoria, de forma inversamente proporcional. Ou seja, quanto maior o volume da compra de um produto, menor o preço que você pagará no mesmo. 

Dessa forma, você pode juntar com outros supermercados do mesmo porte e, ao invés de comprar alguns sacos de arroz, comprar uma carga fechada. Assim, você consegue uma maior negociação nos preços com os fornecedores.

Além do preço melhor que conseguirá nos produtos, existe, também, a maior garantia de que a mercadoria chegará. O que nem sempre acontece ao se comprar uma quantidade menor com os fornecedores.

Ainda, comprando junto, você consegue um aumento na variedade de produtos e um maior acesso a produtos diferenciados, como vinhos importados. Isso é ótimo para a imagem da empresa, dado que aumenta a visibilidade e fideliza a clientela da mesma.

Outro ponto importante é que você deve comprar junto produtos que possuam valor agregado e volume. Não vale a pena comprar junto uma carga de palha de aço ou gelatina, mas sim uma carga de feijão ou de açúcar, por exemplo. 

Conclusão 

Comprar é sempre um momento de desafio. Isto porque existem muitas dificuldades durante todo o processo. É difícil achar uma mão de obra, por exemplo, grande parte não tem qualificação para a área. Um comprador precisa ter noção fiscal, para ter a definição de margem do lucro. 

Além disso, o agente de compras precisa ser uma pessoa extremamente honesta, dado que qualquer centavo desviado, quando olhado o montante, faz uma grande diferença no lucro da empresa. 

Outra ferramenta indispensável é um bom software de supermercado. Desse modo, você consegue, então, identificar se o fornecedor está ou não oferecendo uma vantagem. Além de conseguir identificar quantos itens de cada produto ainda estão disponíveis no estoque. Uma ferramenta de gestão agiliza processos, otimiza tempo e garante uma assertividade quanto às informações do seu negócio.

Por isso, tenha um bom software e um agente de compras confiável, analise e defina processos que possam melhorar essa tarefa, que é comprar melhor. Pode parecer difícil, mas o retorno valerá a pena, o que você não pode é desistir e abandonar o processo. 

Como é o processo de compras na sua loja?

Você tem dificuldades durante o processo e na entrega dos produtos?

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo! 

 

Publicidade