fbpx

Varejo

8 elementos para entender o que é transformação digital nos supermercados

8 elementos para entender o que é transformação digital nos supermercados

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital, Varejo
Que o mundo tem mudado é fácil de perceber, a tecnologia derrubou as barreiras físicas e o mundo está cada vez mais digital. Pessoas se relacionam de forma digital, trabalham no mundo digital, prestam serviços de forma digital, e claro, vendem por canais digitais.A transformação digital é um movimento global, não apenas das empresas, mas envolve a relação entre as pessoas, comportamento e cultura.Pare e pense, se, em 1990, alguém lhe dissesse que em breve, as pessoas se relacionariam de forma virtual, conheceriam novas pessoas, manteriam contato, relacionariam em grupo, isso tudo de forma totalmente virtual, você provavelmente não acreditaria.E essa é apenas a ponta do iceberg, as mudanças são muito mais profundas e se espalham por todos os tipos de relações.A nova
A influência do marketing digital nos supermercados em tempo de pandemia

A influência do marketing digital nos supermercados em tempo de pandemia

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital, Varejo
O marketing digital tem crescido exponencialmente nos últimos anos, além disso, está abrangendo os mais diversos setores. Tanto que, podemos observar uma redução nos investimentos em Marketing Tradicional (Outdoors, Tv, Rádio, Impresso), já que boa parte das empresas têm direcionado seus maiores esforços em estratégias digitais. Com os supermercados não poderia ser diferente, as estratégias digitais são mais comuns nesse segmento.Porém, com o surgimento da pandemia de 2020, esse crescimento alavancou de forma considerável. Desde as maiores redes até os mercados menores, precisaram se adaptar e muitos deles encontraram uma saída no Marketing Digital.É fato que a pandemia de 2020 trouxe inúmeros prejuízos para os diversos setores do mercado. No entanto, a intensidade
Tudo sobre o Pix para o varejo

Tudo sobre o Pix para o varejo

Gestão, Gestão Financeira, Tecnologia, Varejo
As novas tecnologias estimulam o sistema financeiro a repensar suas operações, principalmente devido ao aumento da demanda dos clientes por soluções de pagamentos mais simples, rápidas, seguras e econômicas. O esforço do Banco Central para responder a esse desafio se consolidou em um nome que você vai ouvir muitas vezes: Pix. Esse sistema, desenvolvido pelo Banco Central, permitirá ao brasileiro fazer e receber  pagamentos instantâneos, transferências eletrônicas de dinheiro concluídas em poucos segundos, a qualquer hora do dia e para qualquer instituição financeira.O Pix terá forte impacto na economia nacional e é uma importante iniciativa para trazer uma forma eficiente de realizar operações financeiras. Também facilita a inclusão da tecnologia no dia a dia, desenvolvendo um
As Vantagens da Automação Comercial para Varejo

As Vantagens da Automação Comercial para Varejo

Software ERP, Tecnologia, Varejo
É comum que alguns supermercadistas tenham uma certa resistência quando o assunto é tecnologia. Entretanto, a automação comercial para varejo é uma questão de sobrevivência no mercado.Muitas vezes quando se pensa em otimização de processos internos das empresas do varejo, uma tradição pode falar mais alto, aquela que acredita que algumas atividades devam estar “debaixo de sete chaves”, ou seja, se mantenham manuais, literalmente na mão do dono.Mas será que essa é realmente a melhor forma de conduzir uma loja nos tempos atuais? Na operação diária o varejista é cercado de uma série de desafios, o grande volume de produtos que faz parte do estoque da loja, o alto fluxo de pessoas nos corredores, a variedade de mercadorias e as várias particularidades de cada uma, com
Software de Ponto de Venda: 7 atributos indispensáveis

Software de Ponto de Venda: 7 atributos indispensáveis

Softwares, Tecnologia, Varejo
Ponto de venda, local sagrado do varejo. Não podem haver falhas ou desvios por onde o dinheiro entra na empresa. Não há outro caminho, é importante que o varejista automatize seu ponto de venda. Uma das principais tendências do varejo no mundo é o Frictionless Retail, do inglês, varejo sem atrito, que busca eliminar as barreiras e atritos da jornada de compra do cliente.  Um dos principais momentos de estresse é o pagamento, o checkout. Por isso, o software de ponto de venda desempenha um papel fundamental em toda experiência de compra do cliente.Escolher o software de ponto de venda e os equipamentos adequados é fundamental para alcançar o melhor resultado no varejo.Nesse post, apresentaremos quatro atributos indispensáveis do software de ponto de venda (PDV).
Ecommerce para supermercados, o que é e quais diferenças?

Ecommerce para supermercados, o que é e quais diferenças?

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital, Varejo
Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o ecommerce para supermercados vem ganhando espaço.São as principais razões para a tendência de compras online: a mudança do comportamento do consumidor, os novos consumidores da geração Millenium, novas tecnologias de fácil utilização e fácil acesso, ofertas cada vez mais inovadoras e fluidas para os consumidores.Para o supermercadista, este formato é uma excelente forma de aumentar as vendas da loja e reduzir a capacidade ociosa da operação. Para que a plataforma de ecommerce para supermercados funcione, o empresário precisa ter pleno conhecimento dos processo e da forma das vendas online. O que é ecommerce para supermercados? Podemos definir ecommerce como o comércio realizado pelas plataformas virtuais, ou seja, as c
Sua loja vende em cartão? Evite problemas com a Receita Federal

Sua loja vende em cartão? Evite problemas com a Receita Federal

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
No atual cenário de pagamentos, a loja que não aceitar pagamento de cartões perderá vendas. Aqui no InfoVarejo escrevemos sobre a importância de aceitar cartões (você pode ler mais nesse artigo), e também sobre como é importante a implementação de sistemas que auxiliam durante esse processo, como é o caso do TEF e do Conciliador de cartões. Neste artigo, apresentaremos qual é a relação entre a venda em cartão e o FISCO, afim de que você evite problemas com a Receita Federal.Dessa forma, precisamos nos atentar a uma importante etapa desse processo, o controle e o repasse das informações das transações da sua loja para a Receita Federal. Como funciona o repasse de informações para a Receita Federal? A receita monitora todas as vendas, por meio de uma obrigação destinada às
O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

Estoque, Gestão, Varejo
Calcula-se que as rupturas podem representar até 4,9%*, do faturamento mensal. Sabendo das dificuldades do varejo, onde cada decimal a mais pode influenciar no fechamento do mês, esses quase 5% podem fazer uma grande diferença no resultado da loja, não é mesmo? Então, com certeza, é preciso trabalhar para acabar com as rupturas.Mas afinal, o que são as rupturas?A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola. Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura. Nessa situação o cliente tem três alternativas para lidar com esse problema: 1 – Abrir mão da compra
Pesquisa de preço no supermercado: como fazer corretamente?

Pesquisa de preço no supermercado: como fazer corretamente?

Compras, Gestão, Varejo
Independente do tamanho do seu negócio é fundamental ter uma referência de preço e o processo utilizado para obter esses dados é a partir da pesquisa de preço da concorrência. A maioria dos supermercadistas realizam pesquisas constantemente, seja de forma organizada ou não. Ao longo desse artigo vamos apresentar as melhores práticas e os benefícios de se realizar a pesquisa de preço de forma estruturada. Importância da pesquisa de preço Atualmente, o varejo se apresenta como um mercado extremamente competitivo, de forma que precificar os produtos corretamente é essencial para conseguir atrair clientes e vendas para sua loja.Portanto, podemos dizer que o preço dos produtos é definido pela concorrência, isso quer dizer, pelo preço adotado no mercado. A pesquisa de preç
O que é automação comercial?

O que é automação comercial?

Software ERP, Tecnologia, Varejo
Você sabe o que é automação comercial? Consegue definir por que a automação comercial é tão importante para o dia a dia da sua empresa?Os processos diários do seu negócio, sejam eles operacionais ou gerenciais, cujas rotinas são a base para cada atividade da loja, geram uma enormidade de dados. Por isso, a automação comercial é tão importante para os varejistas, pois é ela a responsável por automatizar e otimizar esses processos, gerando informações que podem aumentar a produtividade e o resultado da sua empresa. Mas afinal, o que é automação comercial? Podemos definir que automação comercial é a utilização de ferramentas e métodos tecnológicos para automatizar atividades do dia a dia da loja. Uma empresa automatizada utiliza software (sistemas) e hardware (equipamentos)