É na crise que temos uma noção da robustez e da força de nossa operação comercial. Nos momentos de bonança, até vender gelo para esquimó faz sentido e às vezes parece que vai dar certo. Mas é só a primeira marolinha nos atingir para percebermos que não é bem assim, e que, para fazer dinheiro de verdade temos que ser bem melhores que a média.Mas infelizmente, é somente quando as vendas começam a declinar que a maioria dos varejista se voltam para dentro das lojas em busca da otimização dos processos e da redução das perdas da atividade. O fato não é novo, mas é gravíssimo no varejo e tem que ser enfrentado.Estamos há mais de 25 anos ajudando o varejo a aprimorar a gestão dos seus negócios, e verificamos isso acontecendo a todo o momento. São inúmeras situações de perdas, de
Na última segunda-feira (7 de junho de 2021) começou a valer a decisão do Banco Central para a mudança de recebíveis em cartão de crédito e débito por lojistas. Essa medida aumenta a concorrência entre os bancos e reduz o spread bancário – diferença entre as taxas pagas pelas instituições para captarem recursos e as taxas cobradas dos clientes.
O que essa mudança significa?
Atualmente, para receber as suas vendas em cartão de crédito você precisa esperar 30 dias, ou pagar uma taxa de antecipação ao banco para sacar o dinheiro antes desse período. Por exemplo, se em fevereiro sua loja vendeu R$30.000,00 no crédito, você precisa esperar os 30 dias para sacar o total, ou pagar, digamos, 3% do valor, supondo que essa seja a taxa que a sua instituição financeira cobra para a antecipaç
A computação em nuvem permite que os usuários finais utilizem uma rede de servidores remotos hospedados na Internet para armazenar, gerenciar e processar dados em vez de depender de um servidor ou sistema local. Com o surgimento de tecnologias baseadas em nuvem, o setor de varejo passou por uma tremenda transformação.Por exemplo, o número de usuários online aumentou significativamente com o advento dos aplicativos móveis. A disponibilidade de smartphones e outros dispositivos conectados e o aumento do uso da Internet, aprimorou o fluxo de comunicação. Os clientes podem verificar avaliações e comparar preços e vários atributos de produtos de varejo com facilidade, aumentando assim a competição entre os varejistas. Como resultado, os varejistas são obrigados a adotar novas tecnologia
O cenário atual, com constantes mudanças tributárias, exige um acompanhamento periódico, quase que diário, da legislação. Entretanto, são tantas as atividades no dia a dia do varejista, que torna quase impossível dedicar tempo a essa rotina.
É claro que o contador é de grande ajuda, mas uma necessidade específica está por conta da própria empresa: a classificação tributária no Cadastro de Produtos.O desafio de manter um cadastro de produtos atualizado
Se levarmos em consideração a grande quantidade de produtos, especialmente do supermercadista, a exigência de um controle minucioso da tributação de cada item implica em investimento na capacitação dos colaboradores para se obter uma gestão saudável e amparada legalmente. Não há uma boa base para a gestão de um varejo, senão com um ca
As relações comerciais atuais exigem que o varejo tenha e agregue cada vez mais e melhores soluções para um bom atendimento ao consumidor e para que o varejista alcance melhores resultados. Com isso, muitas empresas oferecem diferentes serviços para os sistemas, prometendo melhoria no atendimento, melhor gerenciamento de estoque, dentre outros pontos. Realmente, muitas dessas soluções podem agregar e melhorar os processos na sua loja, mas o fato é que você não vai encontrar todas essas soluções em uma só empresa, com um só fornecedor, em um só software.Por isso, as integrações são um caminho inevitável para quem busca sucesso em suas operações.Antes as empresas podiam contar com o ERP, agora, com a digitalização das operações e transformação digital, precisam de softwar
Você sabe o que é um emissor de Nota Fiscal Eletrônica? Esse conhecimento é muito importante para os varejistas, pois a emissão de notas é uma das atividades essenciais dentro do processo de venda de produtos. Por isso vamos explicar melhor sobre a NF-e e sobre o emissor de Nota Fiscal Eletrônica.A NF-e, Nota Fiscal Eletrônica, é um documento digital, gerado e armazenado eletronicamente, para documentar fiscalmente uma operação de circulação de mercadorias. Por meio da assinatura digital do remetente é garantida a sua autoria e integridade, proporcionando validade jurídica. Para utilizar o emissor de Nota Fiscal Eletrônica, o contribuinte deverá dispor de Certificado Digital.O projeto da NF-e
O projeto da NF-e nasceu com o objetivo de implantar um documento fiscal eletrônico único
O varejo é um setor muito complexo. São vários setores distintos, dentro de um único estabelecimento, trabalha com um mix extenso e exige um grande número de funcionários. Também é um setor bastante fiscalizado por diversos órgãos. Abordaremos aqui sobre a fiscalização do PROCON, que quase sempre lavra autuações e multas.É possível ter uma fiscalização do PROCON e não sair com um auto de infração? Claro que é.É preciso criar uma cultura preventiva para as autuações, com ferramentas eficazes. No varejo, o PROCON utiliza durante a fiscalização o “FORMULÁRIO DE FISCALIZAÇÃO Nº 13”. Portanto, quanto mais funcionário da loja utilizar esse formulário como “cartilha”, melhor, principalmente, gerentes e encarregados de setores.
Como evitar as autuações do PROCON? Treine muito be
O software de gestão em nuvem traz diversas vantagens para o varejo, como podemos ver nesse artigo. Dentre todos esses benefícios, um deles é a de ajudar a tomar melhores decisões. Bem, uma vez que você tem acesso ao software de gestão da sua empresa de qualquer lugar que estiver, na palma da sua mão, você consegue acessar diversas funções do seu sistema, que antes só conseguiria quando estivesse no ambiente físico e, mesmo assim, correndo o risco de inúmeras interferências, como falta de luz, falha na internet, sistema fora do ar etc. Quais decisões podem ser melhoradas com o Software de Gestão em Nuvem?
Vendas
Com um software de gestão 100% em nuvem você consegue acessar os dados da sua loja de qualquer lugar e a qualquer hora, certo?Assim, você pode acompanha
A manifestação é um procedimento que visa trazer maior segurança às operações mercantis, já que ela valida fiscalmente a transação, evitando o uso indevido do CNPJ e IE (Inscrição Estadual) do destinatário, aquele a quem a nota está destinada, ou seja, o cliente.O processo é composto por 4 eventos, que informam ao fisco que o destinatário da NF-e confirma ou não as informações prestadas pelo emissor da NF-e, ou seja, o fornecedor:Ciência da Emissão;
Confirmação da Operação;
Registro de Operação não Realizada;
Desconhecimento da Operação.1. O evento Ciência da Emissão
A "Ciência da Emissão" tem o objetivo de solicitar a obtenção do arquivo XML referente a uma NF-e. Somente após o registro desse evento é que o destinatário da NF-e pode efetuar o download do XML.
Es
O processo de venda em cartão não para de crescer. É uma tendência observada por todos os varejistas no mercado. O dinheiro de plástico traz diversas vantagens para o varejo, mas é importante ter precauções. Neste artigo falaremos de dicas para não transformar este sonho em pesadelo.
1. Tenha certeza se o POS que está na sua loja é realmente o seu
Se a venda da loja for recebida através de um POS de terceiros, quem receberá o dinheiro da venda?A pergunta pode parecer estranha, mas fique atento. Atualmente qualquer microempreendedor pode solicitar um POS ao banco. Já são vários os casos em que um empregado mal-intencionado levou um POS “pirata” para o PDV e recebeu venda de cartão através dele.Recentemente, em um posto de gasolina, notei que o POS estava amarrado à bomba d
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