Varejo

7 motivos para colocar seu supermercado na internet

7 motivos para colocar seu supermercado na internet

E-commerce, Tecnologia, Varejo
Neste artigo vamos falar sobre um assunto que está presente em várias conversas de varejistas, colocar seu supermercado na internet. Nosso objetivo é apresentar as principais razões para criar um espaço para seu supermercado no mundo digital.Aqui no InfoVarejo, já fizemos um artigo explicando como o varejista pode aproveitar a tecnologia em seu supermercado (você pode conferir neste link), hoje focaremos mais na internet.Caminhos para colocar seu supermercado na internet Podemos dizer que não é um caminho fácil. Engana-se o varejista que acredita que montar um e-commerce é apenas criar um site.Além de certificar que os processos atuais do seu supermercado estejam sendo executados com eficiência e controle, para implantar uma operação virtual de vendas, novos processos serão
Ecommerce para pequenos supermercados: entenda porque dá certo

Ecommerce para pequenos supermercados: entenda porque dá certo

E-commerce, Tecnologia, Varejo
Você é varejista e pensa que as vendas online são apenas para grandes franquias? Neste artigo vamos mostrar as razões pela quais o e-commerce para pequenos supermercados funciona.O varejo é um dos setores que têm apresentado mais mudanças com as novas tecnologias nos últimos anos, a crescente participação do ecommerce e o impacto das mídias sociais nas lojas assustam os empresários.As razões para essas mudanças não estão apenas na evolução e maturidade das tecnologias, dos sites de e-commerce em todos os aspectos, desde a navegação ao pagamento, e da penetração de dispositivos móveis conectados a grande parte da população brasileira.A principal razão, com a qual o varejista deve se preocupar, está na mudança do hábito de consumo. Uma nova geração, os Millennials, que já nas
Porque o varejo de alimentos é diferente

Porque o varejo de alimentos é diferente

Gestão, Varejo
O varejo de alimentos está presente em todo o mundo, desde pequenas mercearias de bairro até hipermercados. Há alguns anos trabalhando com o pequeno e médio varejo, percebi algumas características que o tornam um negócio diferenciado, pois ele acontece sob a influência direta do empreendedor, sempre à frente do negócio, tomando todas as decisões. O que torna esse varejo e seu empreendedor diferente? Mas por que o varejo de alimentos é diferente?Vamos apresentar os 3 pontos principais que são características desse tipo de comércio. 1. Alto Giro Mesmo em uma mercearia ou pequeno supermercado, sempre há um cliente passando pelo caixa. Independente dos volumes, a mercadoria gira rápido. O que o alto giro influencia? Ele faz com que a operação exija diligência e controle
Tecnologia ainda mais presente no mundo pós pandemia

Tecnologia ainda mais presente no mundo pós pandemia

E-commerce, Tecnologia, Varejo
A pandemia da Covid-19 certamente chegará ao fim em algum momento, porém o mundo de 2019 não será vivenciado novamente. Engana-se quem acredita que apenas as relações pessoais serão alteradas. O mundo empresarial também sofrerá mutações que serão permanentes no cotidiano das empresas. Talvez a mais notória mudança que o mundo pós pandemia irá se defrontar é com a tecnologia ocupando um protagonismo ainda maior. Não apenas por conta da reabertura de serviços que será realizada em etapas espaçadas, mas principalmente pela exigência de um mundo ainda mais conectado em que os espaços físicos das empresas serão substituídos por ambientes digitais.Para se ter uma ideia da mudança que já estava em curso até 2019, e que a Covid irá acelerar, segundo o IBGE, em 2018, cerca de 5
Conheça as 4 dicas para reduzir custos no varejo

Conheça as 4 dicas para reduzir custos no varejo

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
O comércio varejista está entre os principais setores da economia nacional, movimentando bilhões de reais. Contudo, vem sendo diretamente impactado pelos efeitos da crise e da pandemia do Covid-19.  Algumas empresas foram fechadas, colaboradores demitidos, a produtividade reduzida, entre tantos outros sinais que reforçam a ideia de que o momento não é dos melhores e que é hora de reduzir custos no varejo.Por outro lado, pode ser na turbulência que excelentes oportunidades de negócio surgem ou que seja possível se manter competitivo no mercado pela adoção de soluções que possam reduzir custos no varejo (de produção e operação) — considerados os gargalos dentro de uma empresa.Mas como manter a eficiência produtiva e mesmo assim reduzir custos no varejo? Neste pos
10 características de um sistema de gestão para varejo

10 características de um sistema de gestão para varejo

Software ERP, Tecnologia, Varejo
Um software de gestão é um importante aliado para o varejista. Com esta ferramenta é possível integrar os processos da sua loja e automatizá-los, fazendo com que a operação seja mais rápida, eficiente e lucrativa. Entretanto, devido ao grande número de softwares disponíveis no mercado, é difícil escolher qual o melhor para seu negócio. Portanto, vamos apresentar as 10 principais características de um sistema de gestão para varejo que devem ser avaliadas.Aqui no InfoVarejo, já falamos sobre os motivos de implementar esse sistema na sua loja, se você ainda tem dúvida se vale ou não a pena, você pode ler o artigo neste link, e perceber que será um ganho contar com essa automação no seu negócio.Agora, vamos as 10 principais características de um sistema de gestão para varejo qu
5 desafios ao montar um supermercado online

5 desafios ao montar um supermercado online

E-commerce, Tecnologia, Varejo
Montar um supermercado online é uma forma de aumentar as vendas da sua loja. O mundo está cada vez mais tecnológico e as compras pela internet já fazem parte do dia a dia de grande parte da população, que superou a insegurança nas transações online e agora percebe as vantagens em utilizar essas ferramentas.Vender online com consistência e lucratividade depende de uma série de processos desconhecidos para o varejista tradicional. Por isso, ingressar nesse negócio é um grande desafio para quem está acostumado ao formato de venda físico. Veja, no artigo, os principais desafios nesse caminho. 1. Sincronia dos processos Ao comprar  pela internet, o consumidor terceiriza uma série de tarefas que ele faria se fosse à loja física. Uma vez que a compra é realizada virtualmente, de
Qual a importância de ter uma relação próxima com o seu cliente?

Qual a importância de ter uma relação próxima com o seu cliente?

Varejo, Vendas
Em momentos de crises, como esse que estamos passando com a Covid-19, muitas empresas suspendem os investimentos no marketing e observam uma redução forte no volume de novos pedidos. Isso acontece em parte por redução do poder financeiro dos consumidores, mas também por falta de uma gestão baseada em dados. Como exemplo, vemos os casos da Magazine Luiza que, mesmo com as diversas lojas físicas fechadas, teve uma grande participação online e melhorou sua imagem para o consumidor final.Outro grande case foi a Via Varejo, dona das lojas Casas Bahia e Ponto Frio e também administradora do Extra.com.br. Com grande parte do seu faturamento no universo físico, a rede foi forçada a digitalizar toda a sua operação em um prazo extremamente curto. A eficiência nessa migração viro
Como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja

Como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja

Estoque, Gestão, Varejo
O varejista precisa ter conhecimento sobre a situação do estoque da sua loja, isso fará com ele possa tomar melhores decisões e consiga reduzir perdas que comprometem a lucratividade do seu negócio. Não tem outra escolha, a única forma de ter a certeza que o estoque virtual esteja igual ao estoque físico é por meio da contagem de produtos. Por isso vamos passar todas as informações para você saber como fazer um inventário de estoque na sua empresa.Já apresentamos aqui, algumas dicas para colocar em prática antes de realizar um inventário na sua loja. Agora vamos aos passos! 1. Metodologia de contagem O primeiro ponto para saber como fazer um inventário de estoque é definir a metodologia. Antes de começar o processo de contagem dos produtos que a sua loja tem, é fundam
10 motivos para você utilizar um software de gestão na loja

10 motivos para você utilizar um software de gestão na loja

Software ERP, Tecnologia, Varejo
O sistema de gestão é um importante aliado do varejista no momento de controlar os processos do negócio. Além disso, contar com um software de gestão na loja faz com que aumente a produtividade e a lucratividade da empresa.Hoje em dia pensar em processos manuais está fora de cogitação para o varejista, pois as vantagens da automação comercial se transformam em um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.Veja a seguir 10 motivos, que farão você perceber a importância de contar com um software de gestão na loja: 1. Redução de erros Ao contar com um software de gestão na loja, você vai ajudar seus funcionários a não cometer erros de digitação ou operações incorretas.No checkout, o caixa, é fácil de perceber. Imagine uma operadora de caixa passando cada item na cal