Varejo

10 dicas essenciais de gestão empresarial

10 dicas essenciais de gestão empresarial

Gestão, Varejo
No momento atual, em que ainda buscamos nos recuperar de uma das piores crises financeiras da história do país, proprietários de empresas de todos os portes precisam estar atentos à gestão empresarial. Os pequenos e médios empresários requerem uma atenção ainda maior, uma vez que decisões equivocadas podem significar a paralisação de um negócio promissor. Este post tem o objetivo listar algumas dicas que são essenciais para a gestão empresarial e para a manutenção de seu estabelecimento. Se você é um pequeno ou médio empreendedor, este post é indicado para você. Confira! A gestão empresarial em pequenas empresas Administrar uma pequena empresa no Brasil nunca foi tarefa fácil. A complexidade fiscal, as dificuldades iniciais para a constituição de uma empresa e a altíssima carga trib
Impressora não fiscal: o guia rápido

Impressora não fiscal: o guia rápido

Tecnologia, Varejo
A forma de emitir os documentos fiscais está mudando. A partir de 2018, Minas Gerais, assim como outros estados, passará a usar a NFC-e como tecnologia para a emissão de notas fiscais para os consumidores. Com essa mudança, uma impressora não fiscal será equipamento obrigatório nos estabelecimentos, para que esses possam cumprir as exigências legais do Fisco. NFC-e e a impressora não fiscal A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento fiscal digital que serve para registrar as vendas realizadas para o consumidor final. Essa nota é transmitida do estabelecimento para a Secretaria da Fazenda por meio da internet, no momento da venda. O principal objetivo do projeto da NFC-e é substituir o antigo cupom fiscal e fazer que as informações da venda possam ser acessadas dig
Principais equívocos no cadastro de produtos da loja

Principais equívocos no cadastro de produtos da loja

Gestão, Varejo
Muitas empresas ainda avaliam o cadastro de produtos como algo de importância secundária para o negócio. É um erro. Evitar equívocos no cadastro de produtos é um procedimento fundamental para melhorar processos em áreas importantes da loja, como o controle de estoque e vendas, por exemplo. Fátima Merlin consultora em gerenciamento por categorias, acredita que ter um cadastro adequado, seguindo uma estrutura mercadológica que reflita as necessidades do shopper, é requisito básico para a boa gestão. Fátima conhece tão bem a relevância do tema que costuma fazer uma recomendação direta a seus clientes: “Se não tem verba, invista só em cadastro”. A orientação não vem por acaso. São muitas as vantagens de se trabalhar com essa base de dados organizada, seguindo um padrão e segmentando conforme
Entenda a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal?

Entenda a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal?

Legislação, Varejo
Apesar de terem basicamente a mesma funcionalidade, há diferença entre cupom fiscal e nota fiscal. Para o varejista, que trabalha diariamente no ponto de venda da loja, saber a oposição entre esses documentos é importante para evitar erros durante o processo de emissão de notas e para o pagamento de impostos da empresa. Nesse artigo vamos apresentar a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal e apresentar os pontos que merecem atenção no processo de emissão de comprovantes no frente de caixa. Antes de partirmos para a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal, vamos conceituar cada um desses comprovantes: O que é nota fiscal? A nota fiscal é um tipo de documento que só pode ser emitido por meio de um sistema emissor, que normalmente faz parte do software de gestão do negócio. Ne
Definindo a ECD e as mudanças no ano de 2018

Definindo a ECD e as mudanças no ano de 2018

Legislação, Varejo
A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte inerente ao projeto Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), com a finalidade de substituir a escrituração em papel pela versão digital dos livros contábeis. O arquivo digital deve ser gerado de acordo com regras do manual da ECD, que por sua vez deve ser validado e transmitido a Receita Federal utilizando o PGE (Programa Gerador de Escrituração) para a ECD. A integração da ECD no SPED: O SPED é um projeto que visa estreitar e facilitar a comunicação entre os Estados e os contribuintes, unificando os processos de recepção, validação e armazenamento dos livros Fiscais de forma moderna e automatiza. Ao transmitir o arquivo ECD pelo PGE (Programa Gerador de Escrituração) o mesmo fica salvo em um repositório Nacional do SPED, e em se
Pesquisa de preço no varejo: como fazer corretamente?

Pesquisa de preço no varejo: como fazer corretamente?

Gestão, Varejo
Independente do tamanho do seu negócio é fundamental ter uma referência de preço, e o processo utilizado para obter esses dados é a partir da pesquisa de preço da concorrência. A maioria dos supermercadistas realizam pesquisas constantemente, seja de forma organizada ou não. Ao longo desse artigo vamos apresentar as melhores práticas e os benefícios de se realizar a pesquisa de preço de forma estruturada. Importância da pesquisa de preço: Atualmente, o varejo se apresenta como um mercado extremamente competitivo, de forma que precificar os produtos corretamente é essencial para conseguir atrair clientes e vendas para sua loja. Portanto, podemos dizer que o preço dos produtos é definido pela concorrência, isso quer dizer, pelo preço adotado no mercado. A pesquisa de preço fornece in
Aceitar cartão no seu empreendimento: 7 principais vantagens!

Aceitar cartão no seu empreendimento: 7 principais vantagens!

Gestão, Varejo
É incontestável que as pessoas se sentem mais dispostas a gastar quando tem o poder da compra. E uma das principais formas de um estabelecimento incentivar esse poder, é aceitar cartão de crédito. Não está convencido do quanto isso traz benefícios à sua empresa? Então acompanhe esse post! Conheça as 7 vantagens em aceitar cartão de crédito no seu estabelecimento: 1. Maior segurança para o cliente Segurança é fundamental em qualquer transação comercial. E o uso dos cartões proporciona isso de forma satisfatória. Não apenas pelo fato de que para a realização da venda seja necessário o uso de uma senha. O que a princípio apenas o dono do cartão saberá. Também se mostra seguro devido à tecnologia disponível com o uso de cartões. Hoje, quando um pagamento é realizado com cartão, em ins
Nobreak para loja: como escolher o melhor para seu negócio?

Nobreak para loja: como escolher o melhor para seu negócio?

Tecnologia, Varejo
O nobreak para loja possui um papel de grande importância para o funcionamento da automação comercial do checkout (ponto de venda) e de outros equipamentos primordiais para o funcionamento da empresa. Apesar de, muitas vezes, ser considerado um equipamento sem muita relevância, este equipamento proporciona uma segurança de funcionamento para os outros aparelhos da empresa, assegurando o funcionamento mesmo em momentos em que o fornecimento de energia for comprometido. Usando como referência o PDV, nenhum varejista deseja ver o caixa parado por falta de luz não é mesmo? Portanto, contar com um nobreak para loja é a forma de garantir um funcionamento contínuo e ininterrupto dos processos, softwares e hardwares da loja. E portanto, garantir a venda! Mas como escolher um nobreak para loja
Como vender fiado no varejo com segurança?

Como vender fiado no varejo com segurança?

Gestão, Varejo
Vender fiado ainda é a realidade de muitos estabelecimentos do varejo, principalmente supermercados de bairros e de cidades pequenas. Entretanto, oferecer essa opção de venda é assumir um risco, de forma que muitos varejistas se perguntam: como vender fiado corretamente no varejo? Antes de esclarecermos como o varejista deve vender fiado, é preciso entender sobre esse tipo de venda. Vender fiado é bom? Em tempos onde as grandes redes de supermercados chegam em todos os locais, essa alternativa se transforma em um diferencial para os pequenos negócios, que devido à proximidade com o cliente conseguem vender dessa forma. Podemos dizer que o fiado está na cultura brasileira e, apesar da aparição de novas formas de pagamento, ainda é uma prática muito buscada por clientes. Dessa forma,
Impressora de gôndola: como escolher a ideal para sua loja?

Impressora de gôndola: como escolher a ideal para sua loja?

Tecnologia, Varejo
No varejo, em todos os momentos que falamos em equipamentos, o que deve ser analisado em primeiro lugar é a demanda da loja para o uso desta máquina na automação na operação do negócio. Para escolher a impressora de gôndola não é diferente, o varejista precisa saber a quantidade de etiquetas que são impressas. Entretanto, além da demanda da loja, há algumas características que devem ser observadas na hora de escolher uma impressora de gôndola. Como escolher impressora de gôndola: Capacidade de impressão:  Por se tratar de um equipamento responsável pela impressão de etiquetas de gôndola, o varejista precisa verificar se a impressora de gôndola possui uma capacidade de impressão que atenda à demanda da sua loja. Se a sua loja possui uma demanda muito alta de impressões é preciso co

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