InfoVarejo

Transporte de valores para o varejo, vale a pena?

Tempo de leitura: 4 minutos

Transporte de valores, uma grande dúvida dos varejistas é se vale a pena ou não contratar esse serviço. Na sua empresa, você vê necessidade em usar esse sistema?

Muita gente ainda pensa que esse serviço é voltado apenas para bancos e empresas com valor de circulação alto. Se você também acha isso, você está muito enganado. Atualmente, essas empresas também fazem o transporte de medicamentos, produtos eletrônicos e joias.

Organizado e preparado, o sistema das empresas de transporte de valores, são extremamente confiáveis e seguros.

Além disso, o transporte de valores é um serviço que não envolve só a busca e entrega de valores. Engloba o estudo dos riscos envolvidos em cada operação, além de outros fatores que garantem a entrega dos produtos em determinado destino.

O que é transporte de valores?

Transporte de valores é um serviço prestado por empresas com a finalidade de gerenciar os riscos e entregar valores e produtos.

Ao contratar uma empresa de transporte de valores, você tem a certeza de que seus produtos ou valores serão entregues em segurança no destino, ou, caso aconteça algum furto ou roubo no percurso, você será ressarcido. 

O processo de uma empresa de transporte de valores não é nada simples, é necessária toda uma infraestrutura em torno de uma entrega. São vários os processos e pessoas envolvidas para que o serviço seja feito da maneira mais segura. 

Na gestão de riscos de cada operação são analisados todos os riscos envolvidos, como a melhor e mais segura rota e as condições da entrega.

O serviço de transporte de valores envolve uma série de processos, gestão de risco, seguro, escolta e auditoria.

As empresas de transporte de valores possuem um pessoal próprio aprovado em curso de Formação para Vigilante, além de ser necessária a Carteira Nacional de Vigilante, requerida ao Departamento de Polícia Federal.

Dessa forma, você terá a tranquilidade de que seu valor chegará ao destino em segurança.

O segmento de transporte de valores também é responsável pela contagem e manuseio dos valores. Facilitando o nível das informações dos clientes, as empresas também utilizam o auxílio de tecnologias e sistemas integrados.

Por que contratar os serviços de uma empresa de transporte de valores?

Entre 1999 e 2010, houve um aumento de 23% nas ocorrências de furtos e roubos de veículos de carga. Com isso, as empresas têm recorrido cada vez mais ao uso das empresas de transporte de valores. 80% desses registros são na região Sudeste, sendo 56% em São Paulo e 20% no Rio de Janeiro.

Pode não parecer muito, mas isso gera um prejuízo de cerca de R$ 8,1 bilhões para as empresas nacionais.

Em contrapartida, a tendência do mercado é cada vez utilizar menos papel moeda e mais cartões para efetuar pagamentos, isso faz com que a utilização desse serviço seja colocada em dúvida.

Mas não se engane, com o aumento do número de roubo de cargas, um serviço de transporte de valores é sempre a melhor e mais segura opção para seu bolso.

Além disso, o ramo tem se reinventado. As empresas de transporte de valores não trabalham apenas com o transporte de papel moeda.

Essas empresas fazem também o transporte de materiais de alto valor, como joias, produtos eletrônicos, medicamentos e produtos químicos.

O serviço de transporte de valores dará toda a segurança e tranquilidade de que sua mercadoria chegará ao destino. 

Para o varejista, a tranquilidade de não se expor ao risco ao transportar o papel moeda é a principal razão para contratar esse serviço. Na prática, essa função acaba sendo realizada pelo proprietário e seus familiares, de forma sigilosa.

O problema é que essa, definitivamente, não é uma forma segura, principalmente se tratando de um país com alto índice de criminalidade como o Brasil.

Minha empresa precisa contratar o transporte de valores?

Olha, essa é uma questão muito genérica. Independe do seu rendimento e do tamanho da sua empresa. Assim como existem empresas com 5 PDV’s que utilizam o serviço, também existem empresas com 20 PDV’s que não utilizam. 

Cabe a você entender o funcionamento do seu negócio e concluir se você sente ou não a necessidade em utilizar esse serviço.

Se você possui muitas filiais e precisa transportar mercadorias de alto valor por grandes distâncias, ou se você faz o transporte de altos valores em papel moeda, aconselho que contrate os serviços. 

Dessa forma, você não colocará o processo e nem seus funcionários em risco. Afinal, imagine o prejuízo em ter toda uma carga roubada? Acredito que não é isso que você queira. 

Conclusão 

Vimos nesse artigo como funciona uma empresa de transporte de valores e se compensa você contratar esse serviço. Aumentar a segurança nos processos financeiros da sua empresa nunca é demais. 

Faça a análise e o estudo e veja se, financeiramente, é vantajoso contratar esse serviço. Caso seja, não pense duas vezes antes de contratar.

Saiba que suas mercadorias e valores estarão muito bem protegidos por essas empresas. 

Como você faz o transporte dos valores na sua empresa?

Você já analisou o custo benefício em contratar uma empresa de transporte de valores?

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!