fbpx
Gestão

Transformação Digital e o Futuro da Gestão de Pessoas no Varejo

Escrito por Luiz Fernando Vasconcelos | 05/09/2023
  • 796 visualizações
  • 189 compartilhamentos
Tempo de leitura: 2 minutos

A tecnologia transformou radicalmente a vida cotidiana.  Agora, muitas atividades que costumavam ser feitas pessoalmente acontecem online, pense em tudo que é possível fazer digitalmente hoje: conversar, trabalhar, comprar, vender, pagar, etc. 

Transformação Digital e o Futuro da Gestão de Pessoas no Varejo 740x360 (1)

Isso resultou em um mundo mais conectado e acessível, especialmente para a Geração Z, que cresceu imersa no ambiente digital.

A digitalização do varejo

Essa mudança de comportamento atingiu também as empresas. O varejista depende cada vez mais da tecnologia para o funcionamento da loja. Se antes era possível vender sem nenhum computador no estabelecimento, hoje já é necessário internet o tempo inteiro para comunicar com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e concluir as vendas, além de receber as vendas realizadas em cartão (TEF e POS). 

O setor varejista continua a adotar novas tecnologias para aprimorar a eficiência e a experiência do cliente. Ferramentas como ERP em Nuvem, Gestão de Clientes (CRM) e estratégias omnicanais desempenham um papel vital na competitividade dos negócios.

Impacto na Gestão de Pessoas

A digitalização está mudando a natureza das funções dos funcionários no varejo. Hoje percebemos uma migração para funções que atuam em ferramentas digitais, desde do setor de compras, estoque, chão de loja e nos checkouts. 

Recrutamento

Para lidar com essa mudança, as habilidades esperadas da equipe de loja mudaram. É crucial que as empresas estejam atentas a essas mudanças e busquem candidatos com habilidades digitais, como conhecimento em ferramentas específicas da loja, facilidade em operar computadores e facilidade de utilizar a tecnologia de maneira geral.

Treinamento e Desenvolvimento

A Geração Z possui familiaridade com o ambiente digital, o que a torna mais adaptável à transformação digital no varejo, mas investir em treinamento e desenvolvimento é fundamental para garantir que todos os funcionários estejam preparados para a era digital no varejo. Isso contribui para a adaptação e eficiência no uso das novas tecnologias, além de promover um ambiente de trabalho mais capacitado e engajado.

A base de uma Cultura Digital são as pessoas

No cenário em constante evolução da transformação digital, é crucial lembrar que, apesar de todas as inovações tecnológicas, o elemento fundamental é o capital humano. São as pessoas que impulsionam e dão vida a uma Cultura Digital sólida. 

Investir no desenvolvimento das habilidades digitais dos colaboradores é o alicerce para o sucesso na era da digitalização. Quando as pessoas são capacitadas, a tecnologia se torna uma ferramenta poderosa para impulsionar a eficiência e o êxito nos negócios. Portanto, nunca subestime o papel central que as pessoas desempenham na revolução digital.

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.

Publicidade