fbpx

Transformação Digital

O que é a Transformação Digital no Supermercado?

O que é a Transformação Digital no Supermercado?

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Em termos gerais, definimos transformação digital como a integração da tecnologia digital nas áreas de um negócio, resultando em mudanças fundamentais em como a empresa opera e como entrega valor aos clientes. Além disso, é uma mudança cultural que exige que as organizações se desafiem continuamente. Isso às vezes significa abandonar os processos de negócios de longa data em que as empresas foram construídas em favor de práticas relativamente novas que ainda estão sendo definidas.A transformação digital deve começar com a busca pela resolução de um problema ou uma meta aspiracional. O “porquê” da transformação digital pode estar relacionado com a melhoria da experiência do cliente, reduzindo o atrito, aumentando a produtividade ou elevando a lucratividade, por exemplo.Quais
Ensinamentos da NRF 2021

Ensinamentos da NRF 2021

Eventos, NRF, Transformação Digital
A edição da NRF de 2021 foi diferente, pela primeira vez a feira foi realizada 100% de forma virtual. Isso não significa que sua qualidade tenha sido ruim, muito pelo contrário. O evento contou com palestras de assuntos muito relevantes para o varejo, principalmente no momento que estamos passando.O evento viu os líderes do setor varejista refletirem sobre um dos anos mais turbulentos do varejo até hoje, a pandemia da COVID-19, e seus efeitos no mercado.   O comportamento de compra do consumidor mudou praticamente da noite para o dia: o movimento nas lojas físicas diminuiu em uma taxa alarmante, as tendências de e-commerce e compras móveis explodiram e os hábitos de consumo priorizaram necessidades em vez de desejos. Tudo isso deixou os comerciantes de varejo lutan
Como os dados aumentam a eficácia de uma estratégia de orientação ao cliente

Como os dados aumentam a eficácia de uma estratégia de orientação ao cliente

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Hoje, são os consumidores, não as empresas, que conduzem as decisões de negócios. Orientação para o cliente, ou centralidade do cliente, é uma abordagem de negócios que coloca o cliente no centro de todas as ações da organização.A pandemia deixou mudanças irreversíveis no setor de varejo à medida que o comportamento do consumidor evoluiu durante um período de movimento limitado. Enquanto as lojas estavam vazias, os consumidores recorreram aos dispositivos móveis. Um estudo de pagamentos remotos PYMNTS 2020 relatou que os dispositivos móveis são os dispositivos mais populares para compras online, com até 72% dos consumidores usando seus dispositivos móveis para fazer compras. A explosão das compras online viu um aumento de 146% nos  pedidos de varejo online em abril de 2020 em c
Sucesso Digital requer Cultura Digital

Sucesso Digital requer Cultura Digital

Transformação Digital, Varejo
No mundo digital de hoje, empresas de todos os tamanhos e setores estão procurando se transformar para encontrar novas oportunidades de mercado. Os varejistas não estão mais perguntando “se a transformação digital influenciará os negócios?”, mas “como aplicar o digital no negócio e garantir nossa sobrevivência neste mundo digital?”.Para isso, a transformação digital não é apenas um exercício de TI. É uma missão de todas as pessoas da organização. É na interseção de pessoas e tecnologia que as empresas podem realmente transformar o negócio.Embora não haja dúvidas de que mover dados para a nuvem, adotar Inteligência Artificial e implementar ferramentas de trabalho remoto está ajudando as empresas a escalar e inovar, a questão na mente dos líderes não é se, mas como, transform
Veja o que você aprendeu com o InfoVarejo em 2020

Veja o que você aprendeu com o InfoVarejo em 2020

InfoVarejo, Transformação Digital, Varejo
Em 2020 o InfoVarejo produziu mais de 55 novos artigos, 50 atualizações em posts mais de 5 materiais ricos e 20 Webinars com os melhores conteúdos para ajudar você a ter melhores resultados na sua empresa. Muita coisa importante aconteceu em 2020. A Transformação Digital já era uma tendência, o que foi confirmado com a chegada da pandemia. Além disso, a LGPD também fez o varejo online rever a forma de vender online.Enfim… Assuntos que ajudaram a cumprir o objetivo do InfoVarejo, trazer informações e explicações para te ajudar a ter avanços na sua empresa. Talvez não tenha tido tempo de ler todos os nossos posts. Por isso, separamos os 7 assuntos mais relevantes que o InfoVarejo trouxe para você em 2020.   1 – A pandemia e o varejo A disseminação mundial do Co
Inovação e Transformação no varejo, quais são as tendências?  

Inovação e Transformação no varejo, quais são as tendências?  

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Como sempre, com um novo ano, surgem novas tendências no mundo do varejo e do comércio eletrônico.Nos últimos anos, temos sido bombardeados com todos os tipos de cenários futuristas sobre o que está por vir no varejo e o que a inovação no varejo pode significar. São amplos os projetos de automação, transformação digital e inovação no varejo. Os varejistas lidam com alta competição, pressão de preços, um consumidor conectado com grandes expectativas e o impacto do comércio eletrônico, pelo qual alguns dos gigantes globais - também da China - já iniciam operações no Brasil (e o comércio eletrônico não tem fronteiras).A inovação no varejo está ocorrendo em várias frentes e com diferentes ferramentas e tecnologias. Inteligência artificial (AI), Bigdata, IoT (internet das coisas
Os Supermercados e seus concorrentes na Transformação Digital

Os Supermercados e seus concorrentes na Transformação Digital

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
A transformação digital está em andamento, basta olhar para as evoluções do setor varejista. Potencializada pela pandemia do Covid-19, a necessidade de digitalizar não começou agora. Há mais de 10 anos, já se falava em vender online, automatizar as operações e fidelizar clientes. Inovação, mudanças nos modelos de negócios, abordagens ecossistêmicas, utilização de dados na tomada de decisão, foco no propósito, diferentes formas de engajar os consumidores, são ações que fazem parte do exercício contínuo de reinvenção. Antes da transformação digital o cenário de concorrentes era estático, ou seja, estava claro quem eram seus concorrentes e seus parceiros. No cenário de transformação, isso passa a ser dinâmico, os personagens tomam papéis distintos e flexíveis.A concor
Como abordar a Transformação Digital focada no Consumidor no seu negócio

Como abordar a Transformação Digital focada no Consumidor no seu negócio

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Antes de começar, escrevi esse artigo pensando nos supermercados, mas o conceito que trataremos é universal, portanto, aplica-se a qualquer negócio. Mesmo não sendo um supermercadista ou varejista, te garanto que o conteúdo vai te ajudar a entender melhor o tema.A centralidade do consumidor é um conceito essencial para os supermercadistas que querem entender a transformação digital do varejo. O conceito é a base para todas as ações e planos que serão traçados na loja.Todo supermercado existe para atender o consumidor final. No final das contas, o cliente é o chefe. Aliás, isso nos lembra de uma frase famosa de ninguém menos do que o maior supermercadista de todos os tempos: Sam Walton.Se o dono da maior rede de supermercados do mundo, com mais de 2 milhões de funcionári
Omnicanalidade nos supermercados, como aplicar na sua loja

Omnicanalidade nos supermercados, como aplicar na sua loja

Gestão, Transformação Digital, Vendas
Se você tivesse afirmado há trinta anos que as compras no varejo seriam realizadas pelos celulares, plataformas sociais, tablets, ririam de você.Hoje, é exatamente o que está acontecendo. O varejo está tudo menos morto. E sim, as pessoas ainda compram na loja. Mas isso não significa que as pessoas compram apenas na loja.  Mesmo quando estão dentro do seu supermercado, físico, elas ainda vão utilizar os celulares para pesquisar produtos e preços e melhorar sua experiência de compra. Para que isso aconteça é necessário conhecer e investir no conceito do omnichannel.  O que é varejo omnichannel? O varejo omnichannel não exige que você esteja em todos os lugares, mas sim onde seus clientes estão. Essa distinção é o que separa as empresas de melhor desempenho das demais.O vare
Economia da Experiência e o Varejo

Economia da Experiência e o Varejo

Gestão, Transformação Digital, Vendas
O surgimento da “economia da experiência” é uma grande mudança, mas qual é exatamente essa economia? Estamos vivendo no meio de uma transformação no varejo? Algumas pessoas pensam assim. E o que isso significa para os varejistas? Simplificando, muitos dos compradores de hoje têm maior probabilidade de gastar dinheiro com experiências sobre coisas. E essa tendência vai continuar nos próximos anos. Embora os Millennials estejam liderando o processo, outras gerações estão seguindo essa tendência. Um estudo da McKinsey descobriu que os gastos dos consumidores nos EUA mudaram rapidamente nos últimos anos. Os compradores de hoje dedicam, em média, 4 vezes mais dinheiro a experiências sobre mercadorias.O que as pessoas estão comprando? Estamos gastando mais em ingress