Muito se fala sobre “o varejo estar morto”. Desde o advento da internet, oráculos de negócios tem feito essa grande anunciação. O objetivo desse artigo é apresentar as principais tecnologias e inovações que influenciarão diretamente o setor nos próximos anos.
Antes de dizermos que o varejo está morto, vamos definir qual varejo estamos nos referindo.Definindo e entendendo o Varejo
De acordo com o dicionário Houaiss, varejo significa:
“Tipo de comércio no qual a venda é feita diretamente ao comprador final”;
“Estabelecimento que vende a varejo”;
Aqui no InfoVarejo, podemos dizer que tratamos do comércio varejista. Isto é, estabelecimento comercial que vende para o consumidor final, em pequenas quantidades.
O varejo tradicional que conhecemos, o autosserviço, nasceu no i
Você já parou para pensar na velocidade que é realizada uma venda em cartão de crédito? Você sabe a quantidade de empresas envolvidas nessa operação? Quais tecnologias envolvidas? Até onde vai a responsabilidade das “bandeiras”? E dos bancos? Qual a função das adquirentes e subadquirentes? Como tudo isso “conversa” e responde o ponto de venda em poucos segundos?Esses são alguns questionamentos recorrentes de grande parte de gestores do varejo.
Normalmente, os varejistas têm dificuldade de entender como funciona uma venda em cartão de crédito. Saber como funciona o fluxo de uma venda em cartão ou então como é direcionada e dividida a taxa do cartão cobrada do estabelecimento é sempre um desafio para o gestor de um negócio.
Neste artigo explicaremos como funciona a venda com cartão de
O mercado varejista insere a tecnologia em suas operações com etiquetas, antenas e cadeados, cofres inteligentes e sistemas de monitoramento no PDV. Além do auxílio das inovações, é preciso equipe engajada e técnicas de gestão para evitar prejuízos, por isso investir em tecnologia no varejo é uma forma de potencializar resultados.Em um mercado tão competitivo, mutável e que age com margens muito apertadas como o varejo, as empresas buscam, constantemente, soluções que facilitem suas operações e aumentem os lucros.
Entenda como o supermercadista pode aproveitar a tecnologia no supermercado, leia esse artigo.Investir em tecnologia no varejo: a Internet das Coisas
Nesse cenário, investir em tecnologia permite a estas empresas realizarem suas atividades de forma mais eficiente. O est
Antes de entrarmos propriamente no tema da automação comercial, é preciso que façamos um rápido overview de como está hoje a situação do varejo no Brasil. Com a desaceleração acentuada da economia nacional nos últimos dois anos – tendo 2016 como o epicentro de uma das maiores crises dos últimos 50 anos – o comércio varejista viu um gráfico crescente cair em uma proporção preocupante. Portanto, hoje em dia fugir da crise é uma preocupação de todo varejista.Mas de acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a “tímida” retomada deve começar a acontecer ainda em 2017.
Isso devido aos esforços do setor, juntamente com iniciativas do governo (a distribuição dos valores das contas inativas do FGTS, por exemplo), que elevaram as intenções de compras das fam
Aqui no InfoVarejo já falamos sobre o que é um TEF, veja o artigo, e como essa ferramenta traz muitas vantagens para o seu dia a dia (conheça as vantagens desse sistema, nesse artigo), portanto chegou o momento de saber o que sua loja precisa para colocar esse serviço em prática.Para facilitar o entendimento, vamos dividir esse artigo em duas sessões: questões relacionadas à estrutura (enquanto ambiente físico do varejo) e as que estão relacionadas aos serviços.1 - Estruturas (componentes físicos):
Servidor:
Sua loja precisará de um servidor para realizar as configurações do TEF e para armazenar os dados das transações.
Atualmente, algumas empresas já disponibilizam recursos para que esse servidor não precise estar alocado fisicamente na loja, ou seja, seus dados ficam gravados
Com o objetivo de acabar com o problema de falta de espaço no ponto de venda para instalação de computadores e servidores, o Raspberry PI 3 chega como a solução para que o varejista consiga ter nos ambientes da loja um computador para operar seus softwares e programas, sem que haja a necessidade de poluir visualmente o ambiente.A falta de espaço no ponto de venda
A instalação de computadores no ambiente de vendas do varejo, pode se transformar em um problema devido à grande quantidade de fios, tomadas e conexões necessárias para fazer que um computador funcione de forma eficiente no ponto de venda.
Já existem no mercado algumas soluções que ocupam pouco espaço da loja, porém essas soluções têm um custo muito elevado, muitas vezes são dependentes de outros recursos auxiliares d
Vender automação comercial (AC), principalmente equipamentos, nunca foi tarefa fácil. O investimento financeiro para os clientes é relevante e o valor agregado poucas vezes é lembrado.
No início quando o mercado era dominado por poucos fabricantes e a demanda era crescente talvez fosse “menos” difícil. Porém, com o passar dos anos, com o aumento da concorrência e a saturação do mercado, este cenário ficou muito mais complexo.Quer saber como a automação comercial chegou nesse ponto? Veja esse artigo com a história desse processo.
O mercado retraiu, os concorrentes locais e virtuais aumentaram, hoje existem dezenas de sites que vendem equipamentos pela internet e o cliente, por sua vez, realiza um verdadeiro “leilão” no momento da compra. É normal ele esquecer que o atendimento local é
A tecnologia transforma o mundo, consequentemente o varejo e o seu supermercado. Note que uma inovação tecnológica nos surpreende quando percebemos o quanto ela transforma e influencia nossas rotinas diárias.Supermercado sem checkouts
Um bom exemplo é o recente lançamento do supermercado sem checkouts, chamado Amazon GO. O sucesso do anúncio e o motivo pelo qual rapidamente se espalhou na internet, é o fato de ser algo próximo a realidade de todos nós, dessa forma é fácil nos imaginarmos nessa situação.
Todos nós vamos a supermercados, e ao ver a experiência do Amazon Go, ficamos interessados e curiosos, enxergando como será nossa vida daqui a algum tempo.
O Amazon GO já existe, seu endereço é 7th Ave em Seattle, no estado de Washington nos Estados Unidos.
Se você ainda não con
Cartões de crédito e débito têm ganhado cada vez mais destaque como as principais escolhas de forma de pagamento. Por isso para o varejista é importante saber o que é TEF e como essa ferramenta pode ser importante para sua loja.
A praticidade e a segurança de não ter que carregar dinheiro, a possibilidade do parcelamento da compra e os benefícios oferecidos pelas operadoras, como milhas e promoções, são algumas vantagens que o uso de cartões oferece ao cliente. Veja este artigo sobre as vantagens de aceitar vendas em cartão na sua loja.
Pensando neste fato, é importante que todo comércio esteja preparado para o recebimento de cartões. Se sua loja não recebe, em algum momento você vai perder uma venda. Ao optar por esse processo é importante que você implemente um TEF, que ajudará em
Se você não sabe o que é o emissor de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), acho que vale a pena começarmos por aqui.
Por determinação da Secretaria da Fazenda, os emissores gratuitos de Nota Fiscal Eletrônica que anteriormente eram fornecidos pela Secretaria da Fazenda de São Paulo, chegarão ao fim.E agora, como proceder? Quem escolher? Por onde eu vou emitir minhas notas fiscais? Abaixo seguem algumas dicas de como agir neste momento em que surgem algumas dúvidas.Quais informações vou precisar para dar continuidade em minhas emissões?
Basicamente, para a emissão de suas notas, você precisará de 3 informações essenciais: Sua base/cadastro de produtos, seu cadastro de fornecedores e sua relação de clientes.
Ou seja, é importante que você mantenha sempre essas 3 listas com informações c
Em conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, utilizamos cookies em nosso site para fornecer experiências mais relevantes, lembrando de suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. AVISO DE PRIVACIDADE
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega por ele. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.