Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas estão ganhando destaque pela qualidade dos processos internos apresentados. Para supermercadistas a melhor forma de melhorar e otimizar os processos da loja é por meio de automação para supermercado.Antigamente algumas atividades eram realizadas manualmente e demandavam esforços contínuos dos envolvidos, hoje em dia essas mesmas tarefas são feitas rapidamente e de forma mais eficiente, com a ajuda de ferramentas automatizadas.
Atualmente contando com um sistema de gestão, o supermercadista consegue integrar seus processos, aumentando a produtividade da sua equipe e melhorando o resultado da empresa.
Um processo de automação para supermercado deve ser planejado e executado com atenção pelo supermercadista, seguindo esse p
As vendas no cartão são responsáveis por grande parte dos recebimentos do varejo, em pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) em 2016, foi constatado que o recebimento de cartões representa mais de 30% do faturamento de um varejista.A segurança de não andar com dinheiro em mãos e a possibilidade de parcelamentos são as comodidades que levam o consumidor a escolher essa forma de pagamento. Sendo assim não aceitar cartões em sua loja resultará em perda de vendas.
Para você, varejista, leia sobre as vantagens em aceitar cartões nesse artigo.Complexidades para o varejista
O processo de recebimento de cartões tem duas características, que tornam o processo complexo e cheio de armadilhas. São elas:
A primeira é uma questão tem
Um software de gestão é um importante aliado para o supermercadista, com esta ferramenta é possível integrar os processos da sua loja e automatizá-los, fazendo com que a operação seja mais rápida, eficiente e lucrativa.Entretanto, devido ao grande número de softwares disponíveis no mercado, é difícil escolher qual o melhor para seu supermercado. Portanto, vamos apresentar 10 principais características de um sistema de gestão para supermercados que devem ser avaliadas.
Aqui no InfoVarejo, já falamos sobre os motivos de implementar esse sistema no seu supermercado, se você ainda tem dúvida se vale ou não a pena, você pode ler o artigo neste link e perceber que será um ganho contar com essa automação no seu negócio.
Agora, vamos às 10 principais características de um sistema de gestão p
A oportunidade de expandir o negócio e aumentar a lucratividade via marketplace tornou-se uma opção para muitos lojistas. De fato, os benefícios de anunciar em grandes canais buscando visibilidade são uma afirmativa verdadeira, isso porque não é segredo os milhões de acessos diários que as marcas recebem.Para traduzir a forte crescente desse modelo de negócio na prática, Felipe Mendes, general manager Latin America da Gfk, apresentou o estudo “O que pensam os sellers sobre marketplaces”, pela perspectiva da base de lojistas do E-commerce Brasil.Resultado da pandemia, que acelerou os processos digitais, a oportunidade em ser parceiro de uma marca consolidada fez com que 34% dos sellers entrevistados entrassem para as vendas em marketplace durante o período, sendo que 46% do tota
No Brasil são criadas, em média, 46 novas regras tributárias a cada dia útil. Apenas esse fato já é motivo suficiente para o empresário brasileiro se preocupar. Não observar as normas de validação tributária dos produtos traz consequências financeiras que podem afetar diretamente o resultado do negócio.Nesse cenário, torna-se imprescindível saber se os seus tributos estão sendo recolhidos corretamente e com isso questiona-se: considerando a grande variedade de itens vendidos pelos supermercadistas e o arcabouço jurídico acima desenhado, está havendo uma correta interpretação das normas aplicáveis a cada um dos produtos comercializados? A empresa possui uma fonte confiável de consulta capaz de realizar esse trabalho?
Os sistemas de validação tributária do cadastro de produtos nasceram
Você sabia que todo produto pesável deve ter o peso da embalagem (tara da embalagem) descontado no cálculo do valor a pagar pelo seu cliente? Veja essa e outras informações importantes sobre o uso da balança em sua empresa.Normalmente, quando você sobe em uma balança para dar aquela “conferida”, você dá um “desconto” para compensar o peso da roupa e dos sapatos, não é mesmo? De forma análoga, a sua loja deve descontar o “peso extra” da embalagem ao realizar a pesagem, pois o consumidor não quer pagar o plástico e o isopor do produto que ele estiver comprando. Além do risco de criar constrangimento em sua loja e perder o cliente, existem questões jurídicas que protegem o consumidor.
A balança usada na sua loja deve ser de marca e modelo aprovado no INMETRO – Instituto Nacional de Metro
Se você é um varejista e não conta com um sistema ERP e com um software de ponto de venda, também chamado de frente de caixa ou apenas PDV, você já deve ter sido abordado por várias empresas e até mesmo por consultores.Para o pequeno varejista, um questionamento recorrente é se vale a pena o investimento em um sistema ERP na loja. Se a sua loja tiver mais do que dois caixas, sem dúvida vale a pena, pois com certeza você tem um fluxo considerável de clientes e produtos, bem como boa quantidade de mercadorias em estoque. Portanto, o custo de se gerenciar e os riscos de tomar prejuízo compensam.
Convivendo diariamente com varejistas que desejam implantar um sistema ERP em seus negócios, percebemos 3 motivações principais:Como ter controle sobre as vendas no caixa?
O caixa, também ch
O controle de estoque é a chave para o sucesso de todo varejo, principalmente supermercados, que devido ao alto giro e a grande quantidade de mercadorias em seu MIX precisam manter atualizado e correto o controle dos produtos em estoque e nas gôndolas. Um dos processos básicos que garante o controle é o inventário rotativo.Para um bom controle de estoque é necessário que aconteça, regularmente, um inventário do estoque em sua loja. Alguns varejos fazem esse inventário uma vez por ano e outros a cada três meses.Mas afinal o que é inventário de estoque?
Inventário de estoque pode ser resumido como a contagem, identificação e classificação de todos os produtos que sua loja possui.
Normalmente, também é chamado de balanço do estoque.
A partir do inventário é possível encontrar e ana
O varejo está sempre em evolução e o consumidor mais ainda. Conectado e cada vez mais bem informado, o consumidor agora quer informações precisas sobre marcas, produtos e serviços e, especialmente, quer boas experiências de consumo.Ele quer relacionamento sob medida, especial e satisfatório. E esse é o grande desafio para os varejistas que, para vencê-lo, deverão recorrer à tecnologia, em especial à Inteligência Artificial.Inteligência Artificial no varejo
Por meio de algoritmos e um bom banco de dados, um software de inteligência artificial permite ao varejista entender melhor o perfil do consumidor para direcionar e personalizar seu atendimento, oferecendo a ele itens diretamente relacionados aos que deseja comprar, elevando o tíquete médio e também melhorando o atendimento das
O controle de vendas com cartões é fundamental para que o varejista consiga administrar os valores que deve receber por essas transações.Hoje em dia, sabemos que algumas fraudes podem acontecer, dessa forma algumas tecnologias são essenciais para as empresas garantirem o sucesso em toda a operação de venda.Por que fazer o controle de vendas com cartões?
Há muito tempo, o pagamento em cartão se tornou uma realidade no varejo, os consumidores adotaram esse meio justamente por sua segurança, praticidade e múltiplas opções, como parcelamentos.
Para os varejistas, receber esse tipo de pagamento, além de ser importante para acompanhar o movimento dos clientes, é uma oportunidade, pois há uma série de benefícios derivados desse processo. Podemos usar o exemplo da segurança que é contar
Em conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, utilizamos cookies em nosso site para fornecer experiências mais relevantes, lembrando de suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. AVISO DE PRIVACIDADE
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega por ele. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.