Você já parou para pensar na velocidade que é realizada uma venda em cartão de crédito? Você sabe a quantidade de empresas envolvidas nessa operação? Quais tecnologias envolvidas? Até onde vai a responsabilidade das “bandeiras”? E dos bancos? Qual a função das adquirentes e subadquirentes? Como tudo isso “conversa” e responde o ponto de venda em poucos segundos?Esses são alguns questionamentos recorrentes de grande parte de gestores do varejo.
Normalmente, os varejistas têm dificuldade de entender como funciona uma venda em cartão de crédito. Saber como funciona o fluxo de uma venda em cartão ou então como é direcionada e dividida a taxa do cartão cobrada do estabelecimento é sempre um desafio para o gestor de um negócio.
Neste artigo explicaremos como funciona a venda com cartão de
Você sabe o que é um selo de verificação da balança? Sabe a diferença entre erro de canto e erro de medição? Preparamos o dicionário da balança para acabar com as dúvidas sobre os termos técnicos ligados a esse equipamento.A pesagem de produtos é um dos processos fundamentais do dia a dia de um varejista, a venda de itens como frutas, pães e frios só é possível com a ajuda de um equipamento específico para isso.
Porém, alguns termos podem complicar a vida do gestor, e do responsável por essa operação, por isso preparamos o dicionário da balança, para acabar com as dúvidas do gestor.Dicionário da balança:
Aferição
Podemos definir que aferição é um processo de verificação de correspondência dos pesos e medidas dos equipamentos de pesagem, ou seja, é a confirmação que a balança seg
Essas perdas ocorrem devido a problemas na conciliação de pagamentos. Ao ano, o prejuízo com vendas perdidas com cartões pode alcançar R$ 12,8 bilhões.Crédito ou débito? Essa pergunta, repetida centenas de vezes ao dia em supermercados de todo o Brasil, simboliza o momento final da compra. Mas nem tudo está resolvido quando a transação é aprovada e o cliente retira o cartão da máquina de pagamento.
Depois disso, o supermercado precisa certificar-se de que todos os valores vendidos foram creditados em conta, descontadas apenas as taxas realmente acordadas com as empresas adquirentes. Essa verificação é a chamada conciliação das vendas no cartão, um trabalho fundamental, mas para o qual muitos varejistas ainda não dão a devida importância.
Estima-se que 3% da receita mensal do varejo p
Estabelecer uma tara de balança para os produtos que serão pesados é uma obrigação de todo varejista que comercializa produto “a granel”, pois é previsto por lei que o consumidor não deve pagar pelo peso da embalagem.Aqui no InfoVarejo já falamos sobre os tipos de balanças para o varejo e onde deve ser usado cada equipamento, você pode acessar as informações neste artigo. Nas próximas linhas você vai entender um pouco mais sobre como tarar as embalagens e realizar uma pesagem correta.
No momento em que o gestor adquire um equipamento para pesar os produtos, as informações sobre como fazer o processo de tara vêm escritas no manual. Por isso é importante conhecer os tipos de tara de balança para saber como aplicar essas informações práticas.Tipos de tara de balança
Existem duas f
O mercado varejista insere a tecnologia em suas operações com etiquetas, antenas e cadeados, cofres inteligentes e sistemas de monitoramento no PDV. Além do auxílio das inovações, é preciso equipe engajada e técnicas de gestão para evitar prejuízos, por isso investir em tecnologia no varejo é uma forma de potencializar resultados.Em um mercado tão competitivo, mutável e que age com margens muito apertadas como o varejo, as empresas buscam, constantemente, soluções que facilitem suas operações e aumentem os lucros.
Entenda como o supermercadista pode aproveitar a tecnologia no supermercado, leia esse artigo.Investir em tecnologia no varejo: a Internet das Coisas
Nesse cenário, investir em tecnologia permite a estas empresas realizarem suas atividades de forma mais eficiente. O est
No dia 8 de novembro de 2017 o Amadeus Business Tower receberá a primeira edição do AMISTEC (1º Fórum de Tecnologia da AMIS), evento de tecnologia realizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), voltado para varejistas e gestores que atuam nas áreas tecnológicas das empresas do varejo. O evento que tem como tema “Tecnologia para a inovação” chega para ser um grande momento para o debate e o aprendizado sobre esse campo nas empresas, com abordagem sobre as atividades tecnológicas que podem e são usadas no dia a dia do mercado supermercadista.O varejo é afetado diretamente pelo uso da tecnologia, seja na produção, operação, gestão e vendas, há sempre uma solução tecnológica que pode contribuir com o varejista, por isso é importante esse gestor saber
Antes de entrarmos propriamente no tema da automação comercial, é preciso que façamos um rápido overview de como está hoje a situação do varejo no Brasil. Com a desaceleração acentuada da economia nacional nos últimos dois anos – tendo 2016 como o epicentro de uma das maiores crises dos últimos 50 anos – o comércio varejista viu um gráfico crescente cair em uma proporção preocupante. Portanto, hoje em dia fugir da crise é uma preocupação de todo varejista.Mas de acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a “tímida” retomada deve começar a acontecer ainda em 2017.
Isso devido aos esforços do setor, juntamente com iniciativas do governo (a distribuição dos valores das contas inativas do FGTS, por exemplo), que elevaram as intenções de compras das fam
No início dos anos 2000, um seleto grupo de empresas participava do processo de automação comercial no varejo. Era restrito o número de revendas credenciadas para realizar a intervenção nos equipamentos fiscais e balanças, principais produtos de automação comercial da época adquiridos pelos varejistas.Eram poucos equipamentos oferecidos, registradora e balança até aquela época eram líderes de mercado, não se falava de coletor de dados ou mobilidade.
A automação comercial no varejo girava em torno da pesagem e da obrigação fiscal, lacrar e deslacrar as balanças e/ou os computadores que guardavam a memória fiscal e que aos poucos substituíam as registradoras. Tudo era novidade e a abertura do mercado propiciou a redução de custos com os equipamentos de informática e o crescimento na ado
Aqui no InfoVarejo já falamos sobre o que é um TEF, veja o artigo, e como essa ferramenta traz muitas vantagens para o seu dia a dia (conheça as vantagens desse sistema, nesse artigo), portanto chegou o momento de saber o que sua loja precisa para colocar esse serviço em prática.Para facilitar o entendimento, vamos dividir esse artigo em duas sessões: questões relacionadas à estrutura (enquanto ambiente físico do varejo) e as que estão relacionadas aos serviços.1 - Estruturas (componentes físicos):
Servidor:
Sua loja precisará de um servidor para realizar as configurações do TEF e para armazenar os dados das transações.
Atualmente, algumas empresas já disponibilizam recursos para que esse servidor não precise estar alocado fisicamente na loja, ou seja, seus dados ficam gravados
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