A pandemia da Covid-19 fez com que o mercado varejista, inclusive as padarias, experienciasse o que muitos estudiosos da área chamam de 5 anos em 5 meses. Praticamente do dia para a noite, o mundo teve que se habituar a uma nova realidade que, inicialmente pensamos que duraria 15 dias, mas que já dura quase 2 anos. Com isso, algumas tendências de mercado agora são realidade e não o deixarão de ser em um futuro a médio prazo. Saúde, higiene, praticidade, comodidade e custo-benefício são algumas das tendências que a pandemia do coronavírus e o consequente bloqueio deixará no mercado de panificação.
Higiene é regra
Não é novidade que a higiene está no topo da lista de preocupações dos clientes como resultado do coronavírus.Assim, as padarias devem garantir aos clientes q
Sua padaria não dá o retorno que você espera? Você sente que por mais que sua venda aumente o seu lucro não segue o mesmo crescimento?Muitos panificadores, principalmente do pequeno varejo, tem essa sensação e não sabem como aumentar a margem de lucro do seu negócio. Antes de qualquer coisa você precisa entender o que é lucro. Lucro é o que resta depois que você deduz as despesas gerais e administrativas da margem bruta. Para saber onde estão os lucros e os prejuízos da sua padaria você precisa ter alguns pontos claros.
Conhecimento exige análise
Muitas vezes, o departamento que mais vende é o que menos te dá lucro. Se isso está acontecendo no seu negócio, algo está errado.O primeiro ponto para saber onde estão os lucros da sua padaria é refletir se você conhece o seu
Quando falamos em atração de clientes para o varejo, sabemos que são necessárias, em média, oito compras para que um cliente seja considerado “regular” em uma empresa. Porém, ao contrário do que parece, a retenção de clientes envolve muito mais do que apenas a volta do consumidor à loja.Por isso, é importante que o varejista esteja constantemente pensando em ações para otimizar a experiência do cliente e ouvir suas necessidades para, assim, conquistar clientes fiéis por toda a vida.Outro dado interessante sobre a atração e retenção de varejo, demonstra que, atrair um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um existente e, dependendo do setor em que você está, promover ações de marketing para um novo cliente pode custar cinco vezes mais do que apenas manter um existent
Essa é uma pergunta que passa na cabeça de cada estabelecimento comercial que realiza suas vendas na modalidade de cartões, que hoje 99% dos estabelecimentos comerciais do Brasil utilizam. Nessa modalidade existem erros sistêmicos por parte das administradoras de cartões nos respectivos repasses das vendas. Comprovação disso é que todas elas têm condenações judiciais à nível TJ´s (Tribunal de Justiça) em todo o país. A maioria das condenações são pelos mesmos motivos.Você sabia que o seu estabelecimento pode estar sendo prejudicado financeiramente em taxas cobradas à maior ou valores repassados à menor?
Por que isso acontece?
Recentemente uma pesquisa realizada por auditores financeiros, divulgada em mídias eletrônicas, tinha o objetivo de obter dados de fontes fidedignas e
Uma empresa não pode sobreviver adequadamente se o proprietário não ficar atento aos processos e resultados, mas nas padarias isso acaba sendo extrapolado e, muitas vezes, o dono não consegue tirar nem um dia de folga.Mas esse fato não acontece por acaso. Existem alguns fatores que fazem com que, aparentemente, o dono de uma padaria seja indispensável para um bom funcionamento do negócio. Você sabe quais são esses fatores?
1 - Informações em apenas um lugar
Em muitos estabelecimentos, principalmente naqueles gerenciados pela família, as informações ficam guardadas em apenas um lugar, na cabeça do dono. Isso dificulta que outra pessoa fique responsável pelos processos e, muitas vezes, ocasiona erros que afetam até mesmo o financeiro do negócio. Mas pense ainda em out
No mês de julho de 2021 foi publicada uma lei que altera as informações obrigatórias nas etiquetas de gôndola. Nesse artigo, vimos a importância da etiqueta de gôndola, uma grande aliada do varejista que, dentre muitos benefícios ajuda na automatização do processo de venda.No dia 01.07.2021 foi publicada a LEI 14.181 de 01 de julho de 2021, que altera a Lei nº 8.078, de 11.09.1990 (Código de Defesa do Consumidor - CDC) e a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).A LEI exige mudanças nas informações das etiquetas de gôndola, que agora devem ter, inclusive as promocionais, os seguintes dados:Preço por unidade de medida;
Preço total;
Características do produto;
Código de barras;
Demais informações.A regra se aplica a todos os produtos
A palavra do momento no Brasil: crise. A população vem sentindo o impacto da instabilidade econômica e política no bolso.
A perda de credibilidade no cenário exterior, a desvalorização do Real e a inflação fazem com que as pessoas pisem no freio e reduzam gastos com itens de consumo rotineiros. A insegurança determina mudança de comportamento nas famílias brasileiras. É hora de equilibrar o orçamento e garantir o básico!Pesquisar preços, optar por produtos de marcas desconhecidas e mais baratas são alternativas que o consumidor vem desenvolvendo para sobreviver à crise.
Se a rotina das pessoas mudou e a relação com as gôndolas dos supermercados estão mais objetivas e racionais do lado de cá, o que você tem feito para minimizar os impactos do lado de trás do balcão?Direcionamento
A Sled, fintech do varejo físico e parceira do InfoVarejo, apresentou, recentemente, sua solução de saque no varejo, em parceria com o Banco Original e a Mastercard. A solução visa resolver o problema da crescente falta de locais para saque de dinheiro, como caixas eletrônicos e bancos, no varejo. A solução, chamada de Sled Saque, transforma o caixa da sua loja em um ponto de saque, facilitando a vida dos consumidores e dos varejistas, já que estes farão menos sangrias. Como funciona o Sled Saque?É muito simples. O consumidor solicita o saque e insere o cartão de débito ou pré-pago com bandeira Mastercard, digita a senha do cartão e o operador de caixa entrega o valor solicitado. Os benefícios para o varejista incluem economia, já que menos sangrias significa um cust
Escolher o software de gestão (ERP), que será usado no seu supermercado é um processo difícil e deve ser feito com muita atenção pelo supermercadista. Diante de todas as opções que o mercado oferece, muitos empresários têm dúvida sobre a escolha do melhor ERP para supermercado. Um software ERP é fundamental para o supermercadista conseguir melhorar a produtividade do seu negócio, aumentando a eficiência da gestão e integrando os principais sistemas da sua operação.Sistemas integrados funcionam melhor. Isso é, evitam erros e aumentam a lucratividade em todos os setores da sua loja. Diferente de outros tipos de produtos e serviços que seu supermercado consome, no momento de escolher um software de gestão para supermercado é preciso mais atenção nos seguintes fato
Como um varejista de sucesso, é provável que você já esteja executando algumas de suas funções de TI na nuvem. Isso é inteligente.A próxima etapa lógica é mover todo o seu sistema de gestão para a nuvem. Mas mesmo que você saiba que a nuvem não é mais tendência, mas sim a regra, e que, em algum momento acompanhará esse salto, pode estar hesitante em fazê-lo agora. Talvez você esteja com medo de não estar pronto para a mudança. Talvez você tenha preocupações com a segurança. Talvez você não consiga identificar claramente quais benefícios práticos e diários obteria com a mudança para a nuvem.Quaisquer que sejam seus motivos, você deseja o melhor para sua empresa e se preocupa em permanecer competitivo. Você deseja tomar a decisão certa e empregar tecnologia que o impulsionará par
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