O impulso em direção à sustentabilidade no varejo não é mais uma opção: a pandemia trouxe à luz como o mundo está interconectado tanto no nível empresarial quanto social. Os consumidores perceberam mais do que nunca que precisam apoiar marcas que fazem mais e melhor com menos. Menos insumos, menos lixo, menos impacto no meio ambiente.A pandemia, junto com as mudanças sociais neste ano, exigiu esforços para aumentar a conscientização e tomar medidas para um varejo mais voltado para um propósito sustentável. É uma questão de sobrevivência e de reputação.A sustentabilidade no varejo não é mais uma tendência a ser considerada na superfície das ações de negócios, mas deve ser colocada no centro e algumas grandes empresas já o fizeram.Em 2017, por exemplo, a Johnson & Johnson
Uma das maiores vantagens das padarias em relação a outros negócios centrados em alimentos é a capacidade única de se comercializarem produtos de revenda de forma estratégica, que muitas vezes são complementares aos produtos de produção própria, mas também podem ser utilizados para além da composição da cesta, sendo até mesmo o diferencial de posicionamento da sua padaria.A demanda é impulsionada pelas preferências do consumidor e pela medida em que as padarias passam a ser mais que o lugar onde o cliente compra o pão, mas também o local onde ele sabe que vai encontrar outros itens que atendam, principalmente, situações emergenciais. Como vimos nesse artigo, a pandemia da Covid-19 obrigou o panificador a adaptar sua operação, buscando outros canais de venda, como o delivery, e
Para a maioria dos setores, o varejo é a espinha dorsal das atividades de aquisição e retenção de clientes. Mesmo que o comportamento do consumidor esteja mudando e haja uma mudança constante em todos os aspectos, o varejo físico não está morto. Acompanhar os consumidores para sustentar o sucesso durante essa mudança não é um negócio fácil. As empresas muitas vezes enfrentam problemas desafiadores para acompanhar essa mudança e gerenciar seus canais, e esses desafios nunca foram fáceis. Alcançar a excelência operacional, fornecer uma excelente experiência ao cliente e acompanhar a mudança do consumidor não é algo fácil de realizar, ao mesmo tempo em que mantém o negócio no cenário competitivo.Porém, quando medido e gerenciado de forma escalonável e ágil, avaliado dentro de
Todo empreendedor enfrenta grandes desafios para alcançar seus objetivos de negócios e uma boa gestão é fundamental para que os mesmos sejam identificados e superados. Muitas padarias ainda possuem uma gestão instintiva por parte de seus donos, que possuem anos de experiência no negócio e sentem que, como prosperaram até os dias de hoje, não precisam modificar o modo que trabalham.Devido à alta complexidade do ramo, do aumento dos custos, despesas e consequente redução da margem de lucro nas vendas ao longo dos anos, aumento da concorrência como supermercados e farmácias oferecendo produtos de padaria e mercearia. Além disso, também lidamos com o aumento do nível de exigência dos clientes, que com o apoio da tecnologia conseguem facilmente comparar o nosso produto com o do
Não importa o tipo de negócio que você gere, fornecer o melhor atendimento ao cliente é uma obrigação. Trazer novos clientes por meio de promoções é ótimo, mas a chave para sobreviver no mercado varejista é o atendimento ao cliente.Um bom atendimento ao cliente pode aumentar sua retenção de clientes. Não só isso, também aumenta a probabilidade de seus clientes recomendarem sua empresa a colegas e parentes.Então, como você melhora o atendimento ao cliente no negócio de varejo? Aqui estão 6 dicas que você pode aplicar a partir de hoje.
1 - Não faça promessas falsas
Entre as outras etapas, esta é a mais importante. Se você prometer a seus clientes que eles receberão o item que comprarem amanhã, faça isso acontecer.Se você não cumprir suas promessas, prepare-se para as conseq
A eficiência operacional da loja de varejo pode não ser a frase mais interessante no mundo do varejo.Mas em 2021, as operações precisaram ser repensadas, não apenas para a lucratividade, mas também para uma experiência superior do cliente. Todas as lojas trabalham duro para atingir os níveis desejados de vendas no varejo, experiência do cliente e imagem da marca. As operações eficientes da loja ajudam a obter a produção máxima usando apenas alguns meios de entrada. Esta postagem o ajudará a melhorar a eficiência operacional da loja e a identificar os maiores desafios que suas lojas enfrentam no caminho para a excelência operacional.Mas primeiro vamos começar entendendo o que é eficiência operacional de varejo.
O que é eficiência operacional de varejo?
A eficiência ope
Gerenciar uma padaria não é uma tarefa simples, e alguns pontos podem dificultar ainda mais esse trabalho.Vários fatores podem impactar diretamente na produção da sua padaria, o que, por sua vez, tem um efeito direto nos seus resultados. Leia abaixo para saber quais são os fatores que mais impactam a produção da sua padaria. Esse é um passo a mais para uma melhor gestão do seu negócio.
1 - Conhecimento da produtividade
Quantos pães de sal o seu padeiro consegue fazer com 10 kg de farinha de trigo? E quantos kg de pães, comuns e especiais, que seu padeiro consegue produzir por dia? Em quanto tempo esses pães que foram produzidos são vendidos? Quantos quilos de farinha e de fermento são utilizados por dia para produzir apenas os pães de sal?Conseguiu responder todas as per
Essas duas siglas em inglês significam Capital Expenditure, ou seja, despesas de capital ou investimento em bens de capital, e Operational Expenditure, que são despesas operacionais. O Capex representa aquilo que a empresa adquire fisicamente, como computadores e servidores. Já o Opex são custos operacionais, como despesa com prestadores de serviços, taxas de administração, entre outros, para manter seus dados em cloud.Agora, vamos pensar no modelo mais assertivo para a sua empresa: se o seu objetivo é comprar os equipamentos e montar um servidor físico, o caminho a seguir será o Capex. Mas, se você prefere investir em um servidor em cloud, ou seja, pagar pela prestação desse serviço, a recomendação será o Opex. Ainda assim, para escolher a opção mais assertiva, precisamos iden
Quase duas em cada três pessoas em todo o mundo se enquadram em uma das duas gerações - Millennials ou Gen Z. Para melhor visualizar:Baby Boomers – nascidos entre 1944 e 1964;
Geração X – nascidos entre 1965 e 1979;
Millennials (Geração Y) – nascidos entre 1980 e 1994;
Geração Z – nascidos entre 1995 e 2015.Este grupo, dos nascidos entre 1995 e 2015, representa uma das maiores bases de consumidores a atingir a indústria de produtos de panificação, onde a boca já está salivando diante da perspectiva de tantos novos compradores.São muitos consumidores, mas os panificadores e seus parceiros da cadeia de suprimentos precisam manter uma coisa em mente ao pensar sobre a geração Y e a Geração Z: esses consumidores têm expectativas diferentes das gerações anteriores.
Em todo o país, principalmente no varejo, há um impulso dos varejistas para eliminar o dinheiro físico. Não é incomum vermos placas dizendo “não temos troco para R$100” colocadas nos PDV´s. A preocupação com a segurança do uso de dinheiro também faz com que os varejistas aproveitem o momento para pressionar por sistemas de pagamento sem dinheiro. Porém, sabemos que as mudanças de atitude em relação ao dinheiro afetam mais do que apenas o varejista tradicional. Isso afeta qualquer negócio onde o dinheiro é transacionado, bancos, lojas de conveniência, restaurantes e até mesmo estádios.Os varejistas já estão familiarizados com os desafios de conseguir troco. Em contrapartida, muitas vezes, notas altas, de menos vasão, ficam acumuladas no caixa, sendo necessário realizar a san
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