Tecnologia

Balanças de simples, dupla ou tripla escala, o que isso significa?

Balanças de simples, dupla ou tripla escala, o que isso significa?

Tecnologia, Varejo
As balanças que, normalmente, fazem parte de algumas áreas importantes de um supermercado, ou outro varejo, são indispensáveis para que aconteça a comercialização dos produtos que são pesados antes de serem vendidos. Porém, apesar de parecerem iguais, há algumas particularidades que diferem os tipos de equipamentos. Por isso vamos explicar o que significa e quais as diferenças entre as balanças de simples, dupla ou tripla escala. Já apresentamos aqui no InfoVarejo, quais os tipos de balanças para o varejo e onde cada uma deve ser usada na loja, veja o artigo. Agora vamos partir para a parte mais técnica do equipamento: a divisão que tem como base a capacidade e a faixa de pesagem da balança. Saber se os equipamentos utilizados em sua loja são classificados como balanças de simple
Sistema de gestão gratuito: como avaliar?

Sistema de gestão gratuito: como avaliar?

Tecnologia, Varejo
O mercado está cada vez mais dinâmico, o resultado desse fato é que no momento que varejista vai procurar um software de gestão para sua loja ele encontra diversas opções. É comum encontrar disponível uma opção de sistema de gestão gratuito, por conta disso o empresário acredita que achou a melhor opção, afinal nada melhor do que ganhar algo de graça. No momento de decidir, bate uma certa insegurança, será que esse negócio funciona, é de graça mesmo? O que fazer?   Esse post é para ajudar você a avaliar se vale a pena ter um sistema de gestão gratuito em sua loja. Mas antes vamos esclarecer alguns pontos. Não existe almoço grátis Essa é a frase que os economistas mais amam, como um economista posso dizer, nada mais verdadeiro! A frase significa que tudo tem um custo. Me
Ameaças virtuais – dicas básicas para segurança

Ameaças virtuais – dicas básicas para segurança

Tecnologia, Varejo
Os crimes que acontecem na internet, as chamadas ameaças virtuais, estão cada dia mais comuns, principalmente devido ao grande número de dispositivos conectados nas redes: PC's, notebooks, tablets e smartphones são alvos visados com frequência por criminosos, que muitas vezes formam grandes quadrilhas e rede criminosas especializadas nesses tipos de crimes.   Neste post vamos abordar algumas dicas básicas para ajudar você a proteger os dados virtuais do seu negócio e também seus arquivos digitais pessoais. Você sabe a importância de usar um software livre na sua loja? Veja nesse artigo. Tipos de ameaças virtuais:  Entre os diversos tipos de ataques e ameaças que existem atualmente, normalmente os que mais acontecem são: roubo de senha, engenharia social e vírus. Roubo
Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

Tecnologia, Varejo
No dia a dia de um supermercado, ou qualquer outro estabelecimento comercial do setor varejista, alguns equipamentos são indispensáveis para a operação. Uma balança para varejo tem um papel importante, pois áreas como açougue, hortifruti e padaria contam com uma grande quantidade de produtos que são pesados na loja. Deixar de pesar ou realizar a pesagem de forma irregular pode gerar problemas para o varejista durante uma fiscalização do IPEM. Por isso, é importante conhecer a legislação que cerca o uso desses equipamentos em supermercados e saber qual o tipo de balança para varejo usar em cada área da loja. Balança para varejo: conhecendo a legislação Algumas leis norteiam o uso de balanças em estabelecimentos comerciais do varejo. Muitas já são aprovadas e são fiscalizadas por instit
Como a automação comercial pode ajudar o varejo a fugir da crise

Como a automação comercial pode ajudar o varejo a fugir da crise

Tecnologia, Varejo
Antes de entrarmos propriamente no tema da automação comercial, é preciso que façamos um rápido overview de como está hoje a situação do varejo no Brasil. Com a desaceleração acentuada da economia nacional nos últimos dois anos – tendo 2016 como o epicentro de uma das maiores crises dos últimos 50 anos – o comércio varejista viu um gráfico crescente cair em uma proporção preocupante. Portanto, hoje em dia fugir da crise é uma preocupação de todo varejista.   Mas de acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a “tímida” retomada deve começar a acontecer ainda em 2017. Isso devido aos esforços do setor, juntamente com iniciativas do governo (a distribuição dos valores das contas inativas do FGTS, por exemplo), que elevaram as intenções de
Como um software pode te ajudar a resolver os problemas de gestão?

Como um software pode te ajudar a resolver os problemas de gestão?

Tecnologia, Varejo
No dia a dia do varejista alguns problemas de gestão impedem que o ele consiga extrair o melhor de todos os processos da sua loja, impedindo assim que ele tenha os melhores resultados para seu negócio.   O varejo tem uma particularidade quando se fala em software de gestão ou ERP: o ponto de venda. Principalmente no Brasil, onde o checkout está relacionado com algumas soluções fiscais, o varejista deve ficar atento - se você não sabe o que é PAF-ECF, NFCe ou SAT, baixe o ebook Guia da Legislação do varejo. Portanto, sempre que o assunto for software de gestão para o varejo, lembre-se do ponto de venda. Convivemos com o varejo todos os dias e vamos elencar os principais problemas de gestão que o varejista consegue resolver contando com um bom software ERP. 4 problemas
Como escolher um ERP para sua loja?

Como escolher um ERP para sua loja?

Tecnologia, Varejo
Escolher o sistema de gestão (ERP), que será usado na sua loja é um processo difícil e deve ser feito com muita atenção pelo varejista. Diante de todas opções que o mercado oferece, muitos empresários se perguntam: como escolher um ERP para minha loja?   Um software ERP é fundamental para o varejista conseguir melhorar a produtividade do seu negócio, aumentando a eficiência da gestão e integrando os principais sistemas da sua operação. Sistemas integrados funcionam melhor, isso é fundamental para evitar erros e aumentar a lucratividade em todos os setores da sua loja. Fizemos um artigo falando sobre os motivos de implantar um sistema de gestão no seu negócio. Você pode ler acessando esse link. Diferente de outros tipos de produtos e serviços que sua loja consome, no mo
Como aproveitar a crise para aumentar as vendas do seu supermercado

Como aproveitar a crise para aumentar as vendas do seu supermercado

Tecnologia, Varejo
De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB brasileiro deve crescer apenas 1,5% até o final de 2017. Sim, estamos vivendo uma crise e ela chegou também aos supermercados, já que o poder de consumo das famílias caiu como há mais de uma década não acontecia.   Diante disso, é natural que os gestores do segmento busquem alternativas para minimizar os impactos da recessão. A boa notícia é que existem algumas formas de driblar a crise e até aumentar as vendas nos supermercados. E é sobre isso que vamos conversar agora. 1. Melhore a área de vendas para estimular o consumo Uma pesquisa realizada pela POPAI, uma associação mundial sem fins lucrativos para melhorias do marketing no varejo, revelou que 76% das decisões de compra acontecem nos postos de vendas. Logo, s
4 ferramentas para o varejo aumentar resultados

4 ferramentas para o varejo aumentar resultados

Tecnologia, Varejo
No dia a dia é preciso contar com ferramentas para o varejo, elas vão ajudar o varejista a aumentar a produtividade da sua loja, reduzir custos, evitar prejuízos e melhorar seus resultados.   Com o mundo cada vez mais digital, existe uma série de ferramentas que ajudam o varejista na busca desses objetivos. Conheça as 4 principais ferramentas para o varejo : 1. Software de gestão Para começarmos, vamos falar sobre a mais importante entre todas as ferramentas para o varejo, o software de gestão. Nesse ponto, vale a pena destacar que é fundamental contar com um sistema de gestão que esteja preparado para atender as regras de negócio do varejo. Esse é a base da gestão do varejista, pois sem o software de gestão será difícil você ter informações centralizadas, controle
Automação comercial no varejo: 20 anos de história no Brasil

Automação comercial no varejo: 20 anos de história no Brasil

Tecnologia, Varejo
No início dos anos 2000, um seleto grupo de empresas participava do processo de automação comercial no varejo. Era restrito o número de revendas credenciadas para realizar a intervenção nos equipamentos fiscais e balanças, principais produtos de automação comercial da época adquiridos pelos varejistas.   Eram poucos equipamentos oferecidos, registradora e balança até aquela época eram líderes de mercado, não se falava de coletor de dados ou mobilidade. A automação comercial no varejo girava em torno da pesagem e da obrigação fiscal, lacrar e deslacrar as balanças e/ou os computadores que guardavam a memória fiscal e que aos poucos substituíam as registradoras. Tudo era novidade e a abertura do mercado propiciou a redução de custos com os equipamentos de informática e o cr