fbpx
Softwares

Sua loja já está na nuvem, entenda

Escrito por Gabriel Junqueira | 06/05/2021
  • 316 visualizações
  • 53 compartilhamentos
Tempo de leitura: 4 minutos

A nuvem revolucionou a maneira como as empresas lidam com suas informações, análises e estrutura de dados. Sua principal função é integrar aplicativos hospedados em nuvem com aplicativos locais. 

Sua loja já está na nuvem entenda

O que é a nuvem?

Em seu nível mais básico, a nuvem é uma rede de servidores conectados. Quando você salva arquivos na nuvem, eles podem ser acessados ​​de qualquer computador conectado à rede dessa nuvem.

É um sistema composto por milhares de servidores normalmente armazenados em um depósito enorme, ou várias centenas de depósitos grandes. Esses depósitos são protegidos e gerenciados por empresas capazes de armazenar grandes cargas de dados, incluindo Google (Google Docs), Apple (iCloud) e Dropbox.

Ao salvar arquivos na nuvem, você pode acessá-los em qualquer computador, desde que ele esteja conectado à Internet e você esteja conectado à sua plataforma de serviços em nuvem. 

Portanto, não é apenas um conceito nebuloso. É físico, tangível, real. E você já faz uso dele!

Sua loja já está na nuvem!

Como comerciante, você está sempre procurando expandir as vendas e utilizar as redes sociais para vender mais, por exemplo, é uma maneira de usar a nuvem. 

É certo que você utiliza diversas ferramentas na nuvem, mas provavelmente não sabe. Você sabe quais são?

Google Drive 

O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem e, como todos os serviços em nuvem, sua função principal é tirar um pouco da carga do seu disco rígido. 

O armazenamento em nuvem funciona enviando seus arquivos para seus próprios servidores remotos – ou a “nuvem” – liberando espaço em seu computador. Isso deixa mais espaço em seus dispositivos para coisas mais importantes.

Se você tem uma conta do Google, também já tem o Google Drive. O simples ato de cadastrar-se em uma conta dá a você 15 GB de armazenamento gratuito.

Vale ressaltar que todas as ferramentas Google – G-mail, Planilhas, Docs, Apresentações e todas as outras – utilizam o Drive e, assim, a nuvem. 

WhatsApp

Sua loja utiliza o WhatsApp para a comunicação em equipe ou para comunicação direta com o cliente?

Imagine se amanhã essa ferramenta não existisse mais, sua empresa perderia produtividade? Então, o WhatsApp só é possível por causa da nuvem. 

O mesmo vale para Instagram, Facebook e Pinterest, ambas as ferramentas utilizam a nuvem para o armazenamento de dados. 

“A nuvem nos permitiu ser mais eficientes, testar novos experimentos a um custo muito baixo e nos permitiu fazer o site crescer dramaticamente, mantendo uma equipe muito pequena”, Ryan Park, engenheiro de operações do Pinterest.

ERP

Seu ERP, mesmo que ainda esteja em um servidor, utiliza alguns recursos e funções na nuvem. Atualmente para emitir uma nota fiscal, seja NF-e ou NFC-e, muitos utilizam softwares em nuvem. 

A própria secretaria da fazenda, utiliza nuvem, neste caso, uma nuvem privada, para receber os XML das notas e autorizá-los (ou rejeitá-los). Ou seja, para vender, sua loja utiliza recursos em nuvem.

Pipedrive

O Pipedrive é uma solução de gerenciamento de vendas baseada na web que permite que uma empresa monitore sua atividade de vendas. O Pipedrive organiza oportunidades de negócios e é considerado direto e fácil de usar. A solução também permite que uma empresa ajuste seus fluxos de trabalho dinamicamente e apresenta um sistema API aberto para trabalhar de forma coesa com outros sistemas de negócios.

Trello

Segundo o site oficial, “Trello é uma ferramenta de colaboração em nuvem, que organiza seus projetos em painéis. Em um piscar de olhos, o Trello diz o que está sendo trabalhado, quem está trabalhando em quê e onde algo está em processo.” 

Um quadro do Trello pode ser considerado um quadro de avisos portátil, cheio de post-its que incluem barras de progresso, anexos e muito mais.

É uma das várias ferramentas de gerenciamento de trabalho colaborativo que cresceu em popularidade nos últimos anos. É uma ótima ferramenta para organizar as tarefas da equipe e acompanhá-las com todos os colaboradores, experimente!

Tendência que já é realidade

Os serviços baseados na nuvem surgiram em um período de tempo curto, mas as possibilidades para onde eles estão indo são aparentemente infinitas. Os fornecedores continuarão a melhorar a segurança de seus aplicativos em nuvem para garantir que as empresas de todos os setores se sintam confortáveis ​​com seus dados na nuvem. 

Esses aplicativos mais famosos não são os únicos a utilizarem a nuvem, várias empresas de integração no varejo, como ERP, CRM, conciliador de cartão e E-commerce, também já estão na nuvem. Aplicativos de colaboração em equipe, como o Slack, também devem ver sua popularidade crescer rapidamente à medida que mais e mais empresas recorrem a eles para aumentar a produtividade e agilizar a comunicação.

Com o aumento de serviços de soluções modernas para gerenciar seus processos de negócios, as organizações continuarão a se apoiar nos serviços baseados em nuvem para se adaptar, evoluir e expandir seus negócios. No varejo não será diferente, por isso, ao avaliar as ferramentas a serem utilizadas na sua loja, leve em consideração a nuvem para se manter atualizado no mercado!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar informações para todos no varejo.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Patrocinado: