Legislação

Quando sou obrigado a ter uma solução fiscal no PDV?

Escrito por Alcides Junqueira | 21/01/2020
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Atualmente temos três soluções fiscais a serem utilizadas no Ponto de Venda: NFC-e, SAT e ECF. Acesse esse link e entenda as diferenças entre as legislações.

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Você sabe qual solução fiscal sua empresa deve usar? As obrigações variam conforme o Estado em que sua loja está operando. 

Os prazos de adaptação costumam mudar em função do ramo de atuação e faixa de faturamento anual. 

Consultar o seu contador ou a própria Secretaria da Fazenda é uma boa alternativa, pois as multas pelo descumprimento são “salgadas”.

Quais os cuidados devo ter ao adotar uma solução fiscal?

Todo varejista, mesmo aquele que já tem uma solução fiscal implantada, deve ficar atento às constantes mudanças de legislação. 

São vários os Estados brasileiros que têm um cronograma para a mudança da tecnologia no ponto de venda. 

Por exemplo, se a sua empresa usa o ECF, que não exige estar conectado à internet e precisar mudar para a NFC-e, uma boa conexão de internet passa a ser primordial. 

Dessa forma, mudanças de legislação repercutem na necessidade de mudança na infraestrutura da sua loja.

Se você está abrindo uma loja e precisa de informações sobre tecnologia, equipamentos e processos do Ponto de Venda, baixe gratuitamente o Manual Completo do Ponto de Venda.

A legislação anda de mãos dadas com o avanço tecnológico. Se até agora a sua empresa tem a obrigação de manter os documentos fiscais emitidos e recebidos pelo prazo de 5 anos, o que muda com o mundo digital? Nada. 

Essa obrigação se mantém. Apenas ela será feita digitalmente, em seu próprio computador ou na “nuvem”, através de alguma empresa especializada. 

Você deve saber que não é seguro armazenar todos os arquivos digitais no seu computador. Além da organização se dificultar a cada dia, devido ao volume crescente de informações, há chances de se perder esses dados por panes, roubo, acidentes no uso, etc.

Automatização do PDV

Enquanto não há pressão do FISCO, boa parte dos pequenos comerciantes postergam o uso da solução fiscal ou a usam de forma parcial. 

Entretanto, seja pela necessidade de adequar à legislação ou por despertar à necessidade de um gerenciamento adequado dos seus negócios, não há outro caminho senão automatizar o seu ponto de venda com uma solução fiscal. 

A partir daí, trocar a informalidade por controles e gestão pode ser a diferença entre a sobrevivência e o crescimento da empresa e dos seus resultados.

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