fbpx
Softwares

Software em Nuvem e Crescimento das suas lojas

Escrito por Gabriel Junqueira | 10/06/2021
  • 316 visualizações
  • 65 compartilhamentos
Tempo de leitura: 5 minutos

A computação em nuvem permite que os usuários finais utilizem uma rede de servidores remotos hospedados na Internet para armazenar, gerenciar e processar dados em vez de depender de um servidor ou sistema local. Com o surgimento de tecnologias baseadas em nuvem, o setor de varejo passou por uma tremenda transformação.

Software-em-nuvem-e-crescimento-das-suas-lojas

Por exemplo, o número de usuários online aumentou significativamente com o advento dos aplicativos móveis. A disponibilidade de smartphones e outros dispositivos conectados e o aumento do uso da Internet, aprimorou o fluxo de comunicação. Os clientes podem verificar avaliações e comparar preços e vários atributos de produtos de varejo com facilidade, aumentando assim a competição entre os varejistas. Como resultado, os varejistas são obrigados a adotar novas tecnologias para reter clientes e  sobreviver neste mercado competitivo. 

À medida que os varejistas trabalham para mudar e oferecer experiências baseadas em omnicanalidade, o mercado de nuvem de varejo experimentará um rápido crescimento. O mercado global de varejo em nuvem deve atingir US $ 28,53 bilhões em 2021, crescendo a uma taxa composta de crescimento anual de 20,9%, de acordo com um relatório recente da empresa de pesquisas MarketsandMarkets.

Mas o que está impulsionando o crescimento da computação em nuvem no varejo?

Alguns dos principais benefícios oferecidos pela computação em nuvem que estão acelerando sua adoção no setor de varejo são destacados abaixo.

Desenvolvimento e implantação rápidos

As tecnologias de nuvem permitem o desenvolvimento de software especialistas com uma determinada função – por exemplo, um software cujo único objetivo seja a previsão de vendas para evitar rupturas, ou software apenas para conciliar as vendas em cartão. Essas soluções conseguem ser rapidamente implantadas devido ao surgimento de tecnologias como APIs e microsserviços. 

Eficiência de custos

Aumente ou diminua sua infraestrutura de nuvem, dependendo das necessidades de seu negócio. Certamente as tendências de compras mudam em determinados períodos. A computação em nuvem dá à sua organização o poder de aumentar a escala para períodos elevados, como feriados, e diminuir para horários mais lentos no calendário varejista.

Além disso, ao planejar expandir os negócios, você irá trabalhar com um volume maior de informações e será necessária a instalação de VPN’s e a readequação da infraestrutura, principalmente do servidor, que precisará receber um upgrade e isso pode custar caro. 

Com a nuvem, você não precisa ter essas preocupações para expandir o seu negócio, todo o processo é simplificado e sem custos adicionais. 

Experiência Unificada

Além da expansão física, você precisa pensar também em expansão digital. Para tal, é necessária uma infraestrutura, integração de sistema e a manutenção, em um servidor local, torna essa tarefa muito mais complicada do que com a nuvem. 

Ainda, a computação em nuvem oferece aos usuários o mesmo nível de experiência de usuário que as lojas físicas. Por exemplo, desde a disponibilidade de recursos de chatbots por inteligência artificial ao Buy-Online-Pick-Up-In-Store (BOPIS), a nuvem ajuda a potencializar uma experiência unificada do cliente da loja ao online. Resumindo, uma plataforma unificada criada na indústria para comunicação contínua.

Operações Simplificadas

Muitos varejistas físicos operam de maneira desarticulada, pois ainda dependem de sistemas legados desatualizados. Esse arranjo os impede de integrar com eficiência diversas operações de negócios, como estoque, remessa, desenvolvimento e PDV. Se os varejistas migrarem para a computação em nuvem, eles serão capazes de oferecer uma experiência perfeita ao cliente de acordo com as demandas do consumidor.  

O impacto da computação em nuvem nos negócios de varejo significa que todos os departamentos e locais têm atualizações em tempo real sobre o estoque, remessa e outros aspectos do negócio à sua disposição.

Existência econômica

O setor de varejo é um dos setores de evolução mais rápida, mas para acompanhar essa evolução (com as integrações necessárias no seu negócio) o pequeno varejista precisa de reduzir os custos. É aqui que a computação em nuvem no varejo entra com uma enorme vantagem sobre a computação local.

Ao contratar um servidor local, você precisa dimensionar o hardware para um futuro próximo (digamos que você não queira trocar o servidor em 3 anos), isso torna o investimento inicial alto e custoso e pode ser um desperdício, porque você investe esperando uma realidade em 3 anos, que pode não acontecer. 

Na tecnologia de nuvem, isso não acontece, você economiza no valor inicial e paga pelo que usar. Além disso, você também  economiza muito no orçamento de despesas operacionais, pois não precisa se preocupar com hardware, software e conectividade, até mesmo as atualizações do sistema são feitas pelo provedor de serviços gerenciados. Esse aspecto também reduz a contratação de funcionários para cuidar das necessidades de TI.

Vantagem de escalabilidade

Todos os varejistas experimentam altos e baixos nos negócios. Na maioria das vezes, os negócios dependem de promoções, da época do ano e até do clima, mas, principalmente, na expansão do seu negócio, de quanto você consegue atender. Assim, os sistemas de TI devem ser capazes de lidar efetivamente com o cenário de mudança. 

Um modelo baseado em nuvem permite que os varejistas contratem o nível de recursos necessários para seu uso real e os escalonem rapidamente, quando necessário, de maneira mais econômica. 

A computação em nuvem no varejo oferece escalabilidade em horários de pico de demanda. Sua flexibilidade de custo é alimentada pela opção de preços variada que depende do aumento ou diminuição do uso de computação de acordo com a necessidade.

Além disso, você consegue usar todas as funcionalidades do sistema com mais agilidade, velocidade e facilidade, como consultar relatórios, por exemplo. Tudo isso colabora para o atendimento de novas demandas e para a expansão do seu negócio. 

https://www.infovarejo.com.br/novo/wp-content/uploads/2021/06/600X97-B.png

O impacto da computação em nuvem no setor de varejo

Em um setor de varejo em rápida mudança, a computação em nuvem é o caminho para o crescimento do seu negócio. A computação em nuvem traz oportunidades para o setor de varejo que não apenas ajuda a atender a demanda do consumidor, mas também a acompanhar as novas exigências e um novo público. 

Ter uma forte presença online e abordagens centradas no cliente para os negócios permitem que a experiência do usuário seja aprimorada pela nuvem. Além disso, a migração para a nuvem permite que as empresas que trabalham no varejo abram novos caminhos de negócios dentro de sua organização e proporcione aos varejistas uma vantagem competitiva muito necessária no mercado. Assim, seu negócio deixa de responder apenas a procura local e passa a expandir o comércio para atender novos lugares e grupos.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Patrocinado: