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Legislação

Sat bloqueado, o que fazer?

Escrito por Equipe InfoVarejo | 16/09/2021
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Tempo de leitura: 3 minutos

Quando bloqueado, o SAT pode travar a emissão de notas do seu negócio, acarretando problemas como a demora no PDV e da equipe em descobrir o porquê do problema e como resolvê-lo. 

 

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Antes de saber o que fazer para desbloquear o SAT, é importante identificar o motivo do bloqueio. O SAT pode ser bloqueado por diversos motivos, você sabe quais são esses motivos e o que fazer em cada situação?

Autobloqueio / Bloqueio Autônomo

O autobloqueio do SAT pode acontecer por 3 motivos:

Caso o S@t fique sem conexão por um período superior a 10 dias, ele se autobloqueará. Você pode consultar o tempo até o autobloqueio na função “Consultar Parâmetros Equipamento SAT” no SGR-SAT.

O que causa o problema?

  • Cabo mal encaixado ou encaixado na porta errada;
  • Troca recente de roteador de internet; 
  • Problema de conexão com a internet;
  • Instabilidade no portal da SEFAZ.

A memória cheia do seu equipamento também pode implicar no autobloqueio do SAT. Quando a memória do SAT atingir 95% de sua capacidade o SAT entra em bloqueio até que os cupons sejam enviados para a Sefaz e a memória seja liberada.

O último fator é o certificado digital vencido. Quando o certificado do SAT vencer(expirar) o SAT entra em bloqueio autônomo até que seja renovado. 

Desbloquear o SAT nessas 3 situações é muito simples. Basta que você conecte o aparelho S@t à internet. Se ele continuar bloqueado mesmo assim, verifique se a rede está permitindo a livre comunicação do SAT com a SEFAZ.

Bloqueio pelo contribuinte

É a situação em que o Contribuinte deseja bloquear o SAT. Isso pode acontecer caso você precise fechar o estabelecimento por um determinado tempo, por exemplo. 

Para isso existem os botões de “Bloquear” e “Desbloquear” o SAT. Você só precisa indicar essa opção na retaguarda da Sefaz, executar o comando pelo software de ativação e conectar o SAT à internet. 

Bloqueio pela SEFAZ

O bloqueio pela Sefaz é feito pela Secretaria da Fazenda. A Sefaz pode efetuar o bloqueio de um SAT sempre que, por exemplo, constar a falta de pagamento de impostos. 

Assim, se o equipamento estiver bloqueado pela Sefaz só a própria Sefaz poderá desbloquear.

Para verificar se o SAT foi bloqueado pela SEFAZ, verifique a situação do equipamento através da função “Visualizar Equipamento SAT” no SGR-SAT. Nesse caso a situação deve constar como “Bloqueio SEFAZ”.

Bloqueio para desativação

Se você solicitar a desativação do equipamento SAT no SGR-SAT e solicitar o bloqueio para desativação pelo software do fabricante ou pelo Aplicativo comercial, o equipamento pode ficar bloqueado para desativação. 

Mesmo que você não solicite o bloqueio para desativação pelo software do fabricante ou pelo Aplicativo Comercial, se o SAT estiver com situação “Desativação Solicitada” no SGR-SAT e houver uma atualização de parametrização por parte da SEFAZ, o equipamento será bloqueado ao receber a parametrização nova. 

Nesse caso não há desbloqueio, o processo de desativação deve ser feito até o fim para que o SAT possa ser ativado para outro CNPJ.

Bloqueio por erro na informação do código de ativação nas funções do SAT

O equipamento poderá entrar em bloqueio por erro na informação do código de ativação nas funções do S@T. 

Ou seja, dependendo do número de vezes em que o código de ativação for informado incorretamente, o SAT ficará bloqueado, permitindo o uso somente após o tempo estipulado que está na Especificação de Requisitos. Quanto mais tentativas incorretas forem realizadas, maior será o tempo de bloqueio. 

Como desbloquear o meu SAT?

Vimos que cada bloqueio exige uma forma diferente para que a funcionalidade do S@t seja retomada.   

Uma dica importante:

O seu equipamento SAT ligará um LED sempre que houver falta da comunicação com a SEFAZ. Caso você permaneça na dúvida ou o LED esteja queimado, basta consultar o status do SAT no seu sistema, onde constará a seguinte mensagem:

“O SAT está sem transmitir dados à Sefaz há X dias. Favor entrar em contato com o suporte para verificar o problema!”

A SEFAZ permite um prazo de até 10 dias sem transmissão. Após esses 10 dias, os cupons que foram emitidos nesse prazo serão ignorados pela receita. Por isso, é muito importante identificar a causa do bloqueio e realizar o desbloqueio o mais rápido possível. 

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