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Como reduzir custos da venda de cartão na sua loja

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje em dia é impossível pensar em uma loja que não aceite pagamento em cartão não é mesmo? Muitos consumidores já adotam essa forma de pagamento, inclusive, para compras pequenas como o pãozinho da manhã, ou o café no final da tarde. Para o varejista a venda de cartão deixou de ser diferencial e se tornou obrigatório.


Nesse artigo vamos apresentar algumas dicas para reduzir custos na venda de cartão. Se você ainda não está convencido de que aceitar cartão é uma boa, veja nesse artigo, as vantagens em aceitar cartões em sua loja.

Mas como reduzir os custos das vendas com cartão?

1. Entender quanto custa a operação da venda de cartão

Para aceitar cartões em sua loja será preciso, no mínimo, de uma maquininha (POS). Para isso você precisa contratar junto a uma operadora de cartão de crédito ou, num termo mais técnico, com uma adquirente ou subadquirente.

A operadora recebe por meio das taxas e as tarifas cobradas. No momento do contrato do serviço será estipulado uma taxa (%) sobre as vendas de cartão e a taxa de aluguel da maquininha. Outras tarifas são cobradas, por exemplo: juros para antecipação das vendas.

Então, a primeira regra é entender todos esses custos e comparar entre as operadoras.

2. Negociar

Essa parte o varejista faz bem! A negociação está na veia do comerciante. Então deixo apenas duas dicas:

a) A taxa (%) sobre as vendas é o principal custo na venda de cartão. Então o varejista deve ficar atento e negociar a melhor taxa, pois cada 0,1% sobre as vendas corresponde a muito dinheiro no final do mês. E como sabemos, no varejo, margem é espremida, portanto, a luta deve ser por cada decimal!

b) Pode parecer um paradoxo, mas a segunda dica é não ficar só focado na taxa sobre a venda e esquecer das outras cobranças. É fundamental colocar na conta a taxa de aluguel da máquina, as tarifas de antecipação e outros serviços.

Inclusive, algumas operadoras, vinculadas a bancos, obrigam o contratante a manter uma conta corrente neste banco, e com isso, gerando, mais uma taxa para ser paga.

3. Conciliar suas vendas de cartão

O volume das vendas de cartão pode representar grande parte do faturamento da loja, portanto é fundamental ter certeza que você está recebendo tudo que está vendendo.

Não adianta negociar a melhor taxa, se não acontecer um controle sobre os recebimentos da sua loja. “Falhas” de cobranças podem acontecer e custam caro para sua loja.

Fazer a conciliação das vendas é importante para administrar os seus recebimentos. Atualmente existem ferramentas que automatizam esse processo e dão tranquilidade ao varejista sobre o que está recebendo da operadora de cartões.

Para saber tudo sobre conciliação de cartões fizemos um e-book gratuito, acesse nesse link.

4. TEF

Se sua loja possui internet, um software de PDV e realiza as vendas no caixa, vale a pena contar o TEF, mesmo que ele tenha um custo de contratação, será um importante aliado para sua loja.

Mas como o TEF ajuda sua loja a reduzir custos? Basicamente:

a) Com o TEF você pode utilizar várias operadoras, utilizando a melhor taxa para cada bandeira; Ou seja, seu poder de negociação ganhará força!

b) Você pode reduzir o número de maquininhas POS na loja, economizando no aluguel;

c) A conferência das vendas fica mais fácil, basta tirar um relatório do sistema.

d) Elimina erros no ato de digitar o valor da venda – acontece mais do que você imagina!

e)Evita fraudes como substituição do POS por um POS de terceiros.

Investir em tecnologia é apostar em bons resultados

No varejo, qualquer centavo pode representar uma grande diferença na hora de fechar mês com um fluxo de caixa favorável. Trabalha-se com margens apertadas e os resultados positivos dependem diretamente do controle das despesas.

Cada 0,1% é representativo para obter lucro, investir em tecnologia, por meio de novas ferramentas como o TEF, conciliador de cartões e um sistema ERP, sai mais barato do que fazer todo esse trabalho de forma manual e demorada.

Essas tecnologias automatizam os processos, evitando erros, fraudes e cobranças indevidas, e agilizam o trabalho do seu time de colaboradores.

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