Processo de seleção: 3 erros que devem ser evitados

Construir um processo de seleção não é tarefa simples. Essa atividade é uma das mais importantes da gestão de pessoas e pode definir o sucesso da operação de uma empresa, afinal as rotinas serão executadas pelos profissionais escolhidos.

Ao longo do processo de seleção, alguns conceitos devem ser claros para que se consiga sucesso ao final do recrutamento. Atrair os melhores profissionais para a sua empresa é um desafio, portanto cada procedimento deve ser realizado corretamente e alguns erros devem ser evitados.

Processo de seleção: 3 erros que devem ser evitados

 

Vamos apresentar os 3 erros que podem acontecer durante o processo de seleção de pessoas

3 erros que devem ser evitados durante o processo de seleção de pessoas:

1. Não definir o perfil do cargo

Para quem não sabe o que quer, qualquer coisa que encontrar é lucro. Assim, o primeiro erro que deve ser evitado é não definir o perfil do cargo que o profissional irá ocupar. Um processo seletivo bem feito deve ter como base esse perfil, encontrando candidatos que atendam os requisitos para cada vaga.

A dica é criar um formulário de abertura de vaga, que contenha as atividades que serão desempenhadas, conhecimentos técnicos necessários e competências comportamentais que fazem sentido para sua loja. Alguns exemplos são pontualidade, autodesenvolvimento e capacidade de trabalhar em equipe.

Especifique somente aquilo que é necessário para o desempenho da função. Não exagere, colocando 10 competências. Você não vai encontrar o Super Homem por aí.

2. Urgência na contratação

Apesar de, normalmente, o processo de seleção acontecer em um momento em que é necessário suprir uma necessidade de um profissional em sua empresa, começar com um prazo estreito atrapalha o resultado e prejudica a escolha da melhor pessoa para uma vaga.

De acordo com um estudo feito recentemente pelo Ministério do Trabalho, o prazo médio para fechamento de uma vaga no Brasil é de 35 dias, dessa forma, para acertar na contratação de um profissional, não adianta ter pressa.

Para um processo seletivo eficaz é necessário estipular algumas etapas como entrevista coletiva, entrevista individual e, dependendo do cargo, alguns testes e avaliação psicológica. Não dá para passar por todos esses procedimentos quando o prazo para o fechamento da vaga é apertado.

Você sabe o que é entrevista por competências? Veja este artigo.

3. Manter o foco apenas no salário

Hoje em dia, as pessoas estão em busca de qualidade de vida e isso envolve também o lugar que elas trabalham. É preciso valorizar as vantagens que a empresa oferece aos profissionais que ali atuam. O salário emocional, como é conhecido os benefícios que extrapolam o limite financeiro ganha cada vez mais relevância.

Por isso, a remuneração não deve ser tratada como prioridade na hora de apresentar os benefícios da sua empresa, ela deve fazer parte de um grupo de vantagens. Especialmente para a Geração Y, também conhecida como millennials, falar de remuneração antes de tratar da função, da vaga e da empresa não é o melhor caminho.

Se o profissional estiver interessado apenas no dinheiro, o que o impede de sair desse emprego na primeiro oferta que receber?

Evitar erros é garantir um processo de seleção eficiente

Sabemos que um processo seletivo é uma atividade que demanda investimento do empresário, pois são necessários esforços do setor de recursos humanos. A rotatividade é um dos fatores que prejudicam o varejo e aumentam o valor da operação, já que cada vez que entra um profissional novo é preciso treinamento e tempo para adequação ao cotidiano.

Evitar erros durante o processo de seleção é a melhor forma para acertar na contratação, o que gera redução de custos e profissionais qualificado para exercerem as atividades da operação da sua empresa.

Quer ler mais sobre gestão de pessoas no varejo? Clique neste LINK.

Pense nisso!

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e acompanhe outras informações importantes sobre o varejo.

Ficou com alguma dúvida sobre processo de seleção? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo