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Legislação

Os principais problemas com o SAT

Escrito por Equipe InfoVarejo | 23/09/2021
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Tempo de leitura: 3 minutos

O sistema de monitoramento do SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) trouxe inúmeros benefícios para o varejista e facilitou bastante a comunicação fiscal entre varejo e SEFAZ. 

Os principais problemas com o SAT

 

Por outro lado, a dependência da SEFAZ, da internet e de equipamentos, faz com que alguns problemas surjam no dia a dia do seu negócio. Esses problemas podem interferir e impedir o seu negócio de funcionar e, assim, você deixa de trabalhar na sua capacidade e obter seus resultados. 

Expiração do Certificado Digital

Atualmente os certificados digitais SAT possuem uma validade de 5 anos, porém esse prazo pode ser alterado pela SEFAZ sem aviso prévio. 

Você consegue consultar a data de expiração do equipamento através da função “Visualizar Equipamento SAT” no Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT (SGR-SAT).

Garanta que o equipamento esteja conectado à Internet na data de vencimento, pois o certificado será renovado automaticamente, caso contrário o equipamento entrará em bloqueio autônomo.

Nível de Bateria

Toda bateria possui uma vida útil e não conseguimos pré determinar qual será, já que depende muito do uso do equipamento pelo usuário. 

A bateria do SAT possui 3 níveis  (alto, médio e baixo). Como essa bateria é recarregada automaticamente enquanto SAT está sendo alimentado, é esperado que o nível da bateria esteja sempre alto. 

Se a bateria do seu equipamento SAT atingir valor médio ou baixo significa que a sua vida útil está chegando ao fim ou que existe algum problema técnico no equipamento.

Para solucionar esse problema você pode ligá-lo na alimentação e verificar se o nível da bateria voltará ao normal. Caso o problema persista, entre em contato com o seu fornecedor e solicite a substituição do equipamento. 

Conexão do equipamento

Esse é o problema mais comum de acontecer, que é quando há uma falha na conexão do equipamento com a rede local. 

Primeiro você precisa identificar a origem do problema. Para isso, verifique o estado da  interface de rede do equipamento através do painel de LED’s e as configurações de rede na página de status do equipamento.

Depois, no equipamento físico, verifique se o cabo de rede está conectado corretamente e se o restante da rede do estabelecimento está funcionando corretamente. 

Conexão com a SEFAZ

3 motivos podem gerar o problema de conexão com a SEFAZ:

  • Problema na rede local; 
  • Falta de conectividade com a internet;
  • Sistema da SEFAZ fora do ar. 

Para identificar qual é o motivo você precisa verificar o estado da conexão do equipamento com a SEFAZ através do painel de LEDs, a data da última comunicação com a SEFAZ e as configurações de rede na página de status do equipamento.

Depois de identificado, você precisa verificar se o cabo de rede está conectado corretamente, realizar um teste de comunicação fim-a-fim utilizando o software de ativação do fabricante e reiniciar o equipamento para forçar uma nova comunicação com a SEFAZ. 

Tempo de Retenção dos Cupons

Isso acontece quando o equipamento não consegue se conectar à SEFAZ para transmitir os cupons. As possíveis causas podem ser problema de conexão com a rede local, falta de conectividade com a Internet ou mesmo com os web services da SEFAZ.

Número de Cupons na Memória

Os cupons fiscais são emitidos em tempo real no equipamento SAT. Mas até serem transmitidos, esses cupons permanecem em memória. 

É normal que alguns cupons fiquem em memória entre uma transmissão e outra. No entanto, um número muito grande de cupons em memória pode sinalizar que o SAT está tendo problemas na transmissão (normalmente, problema de conexão via rede).

Um número muito grande de cupons em memória, sem serem transmitidos, representa um risco para o contribuinte, pois caso aconteça alguma falha crítica no equipamento, esses cupons nunca serão transmitidos à SEFAZ.

Solução 

As soluções são basicamente as mesmas para os problemas do SAT:

  1. Verificar o estado da conexão do equipamento com a SEFAZ através do painel de LEDs (SEFAZ e Em rede); 
  2. Verificar a data da última comunicação com a SEFAZ na página de status do equipamento;
  3. Verificar as configurações de rede na página de status do equipamento.
  4. Verificar se o cabo de rede está conectado corretamente;
  5. Se todas as configurações estiverem corretas, reinicie o equipamento para forçar uma nova comunicação com a SEFAZ;
  6. Realize um teste de comunicação fim-a-fim utilizando o software de ativação do fabricante;

Se, mesmo seguindo esse passo a passo, os problemas persistirem, entre em contato com a sua equipe de suporte. 

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