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Compras

Por que comprar com outros supermercados?

Escrito por Gabriel Junqueira | 10/09/2019
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Tempo de leitura: 3 minutos

Aumentar o lucro e diminuir os gastos no supermercado é o que todos os gestores do setor buscam, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. Uma das soluções para se ter esses resultados é comprar com outros supermercadistas.

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São inúmeros os benefícios em comprar junto. Entenda o que é comprar junto e porquê de muitos varejistas se unirem na compra de alguns produtos.

O que é comprar junto?

Comprar junto é uma solução que alguns varejistas encontraram para conseguir melhores preços em determinados produtos. Imagine que algum supermercadista ficou sabendo que haverá uma crise no feijão e o preço aumentará, mas que se comprar uma carga fechada, consegue um ótimo preço no produto. 

Porém, se ele comprar a carga, sozinho, o custo será muito alto e a quantidade de sacos de feijão é muita para que ele fique com o produto estocado e perca espaço no depósito. O que ele faz? Bem, ele entra em contato com outros supermercadistas, do mesmo porte e que não sejam concorrentes, mostra a proposta e o quão vantajosa é a compra. Caso esses supermercadistas concordem, a compra é fechada e o negócio finalizado. 

Esse processo traz vantagens para todos os supermercadistas envolvidos. Entenda, agora, alguma dessas vantagens e maneiras de viabilizar esse tipo de operação.

Poder de negociação

O poder de negociação é o principal motivo para se comprar junto. Muito parecido com as condições de pagamento, o volume maior de compra, traz mais descontos aos produtos. 

Comprar algumas sacas de feijão, por exemplo, é mais caro do que comprar uma carga fechada do produto. O poder de barganha com o fornecedor é muito maior nesses casos.

É importante lembrar que o comportamento de preços depende muito de produto para produto. Alguns fornecedores conseguem viabilizar descontos diante de grandes pedidos. Já outros, não, até mesmo por ser uma questão estratégica do fornecedor.

Acesso a grandes fornecedores e a novos produtos

Comprar com outros supermercados é sinônimo de acesso a uma variedade maior de produtos. Com muitas empresas do mesmo ramo fechando uma carga de vinho Chileno, por exemplo, o preço sairá mais em conta. 

O preço dos produtos de exportação se torna vantajoso, além de ser um diferencial para o mesmo. Como a compra em conjunto não é feita com concorrentes, os supermercados envolvidos conseguem um melhor preço em produtos diferentes, conseguindo maior visibilidade para a empresa. 

Garantia de entrega

Comprando junto a garantia de entrega do produto é maior. Como o volume do pedido é grande, o fornecedor terá uma responsabilidade maior com os supermercados

Condições de pagamento

Sejamos lógicos, quanto maior o volume de um produto, mais benefícios você consegue com o fornecedor. Uma dessas vantagens é a condição de pagamento, que será um dos pontos a serem negociados.

Menor custo de frete

Fechando uma carga com o fornecedor, ele conseguirá otimizar sua logística e espaço, refletindo assim em um custo menor de frente. 

Normalmente, ao comprar junto, é definido um lugar de entrega, para reduzir ainda mais o frete, mas não é regra, vai depender da disponibilidade e operação do fornecedor.

Maneiras de se comprar junto

Atualmente, existem duas formas de se comprar junto. Uma maneira organizada, que é participando de centrais de negócios. Além de melhorar o poder de compra, tem outros benefícios ligados ao associativismo. 

Outra maneira é mais informal. Combinar com colegas de negócio uma compra conjunta, essa modalidade é baseada no relacionamento entre as empresas e, normalmente, feita de forma mais pontual.

Conclusão

Comprar junto é uma saída que os supermercadistas encontraram, não só para conseguir melhor preço em alguns produtos, como também para conseguir acesso a determinados produtos, que sozinho seria inviável sua compra.

Mas atenção, comprar junto não é uma panaceia, a solução de todos os problemas, mas sim uma questão de oportunidades. Ou seja, comprar junto precisa de volume para que faça diferença no orçamento final. Portanto, os produtos da curva A, que tem volume de vendas e boa representatividade no faturamento da loja, são indicados para a compra conjunta. Conseguir uma boa negociação em uma carreta de açúcar ou de cerveja, por exemplo, possibilitará uma melhoria substancial na margem, ou, se preferir, oferecer preços baixos e convidativos para seus clientes.

Qual é o processo de compras no seu supermercado?

Você já passou por algum imprevisto com as compras, como a não entrega da mesma?

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