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Pilares da Prevenção de Perdas

Escrito por Equipe InfoVarejo | 20/08/2019
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Você sabe quais os pilares da prevenção de perdas? Além disso, entende o que são as perdas? E o impacto das perdas no varejo? Em primeiro lugar, as perdas representam 1,99% do faturamento bruto dos supermercados nacionais. Sabe o que isso significa? Significa que se você não aderir processos agora, esse número aumentará, ou seja, seu prejuízo será cada vez maior.

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A prevenção de perdas envolve normas e procedimentos que tem por objetivo diminuir as perdas do varejo. Assim, você conseguirá aumentar seu lucro e evitar gastos desnecessários, mas expressivos. 

Neste artigo, você verá o que são as perdas e quais são os pilares da prevenção de perdas. 

O que são as perdas no varejo?

Perda é tudo o que uma empresa perde, direta ou indiretamente e que tenha como resultado a diminuição do lucro. Assim, antes de tomar qualquer medida no varejo, é necessário que você identifique e defina suas perdas. De onde vem as perdas da sua empresa? Quanto as perdas representam do seu faturamento? 

Em uma organização empresarial, existem as perdas desconhecidas e a quebra operacional. Perdas desconhecidas são todas as perdas identificadas apenas através de inventários. São os produtos que entram na loja, mas, que por motivos desconhecidos, não são localizados. Ou seja, o produto entrou no estoque, mas não está na empresa e nem há registros de baixa do mesmo. 

Já a quebra operacional é definida com o número de produtos identificados como impróprios para o uso ou para comercialização. Isto é, produtos com embalagens deterioradas ou com a data de validade vencida. Como os produtos da quebra operacional são possíveis de serem identificados, é mais fácil encontrar a causa e definir soluções para essas perdas. 

Feito o inventário e após a identificação, organize os dados coletados e analise possíveis estratégias de ação. 

Quais são os pilares da prevenção de perdas?

Para um bom e eficiente processo de prevenção de perdas você precisa seguir alguns passos. Veja, a seguir, em quais pontos você deve ficar atento para a prevenção de perdas da sua loja. 

  • Envolver todos os gestores e colaboradores — A cultura da prevenção de perdas deve ser geral, não só dos funcionários destinados a esse processo. Todos os colaboradores e gestores devem ter consciência de que as medidas preventivas não devem ser feitas apenas por um ou dois funcionários, mas por todos da empresa. 
  • Profissionais focados na prevenção de perdas — ter uma equipe dedicada, ou um profissional, cuja única responsabilidade e meta, é estabelecer e acompanhar os processos para prevenção de perdas. 
  • Processos — ter definido e comunicado os processos de prevenção de perdas da empresa, com treinamentos constantes aos funcionários da loja e sua responsabilização pelo resultado.
  • Inventários — Estes são indispensáveis no processo de prevenção de perdas. O ideal é que sejam feitos inventários gerais semestralmente e inventários rotativos semanalmente. Caso seu supermercado não tenha pessoas qualificadas para tal função, terceirize o trabalho. Tenha a certeza de que seu inventário não possuirá erros. Se for fazer um inventário com dados errados, é melhor que não o faça; 

Quais são os erros mais comuns durante a Prevenção de Perdas?

Nem tudo são flores, durante os processos de prevenção de perdas pode ser que você cometa alguns erros, que interferem nos resultados. Abaixo, você verá alguns erros comuns.

  • Inexistência das metas de perda — Após a mensuração das perdas, você deve definir a meta pretendida pelo processo;
  • Departamento de prevenção de perdas subordinado a loja — Esse é um ponto que já citamos, mas que é muito importante. Todos os colaboradores e gestores precisam entender e aceitar que os profissionais de prevenção de perdas possuem autoridade para definir os melhores processos, essa é a função deles. Se os outros colaboradores ficarem negando a fazer tais processos ou interferindo nos mesmos, a prevenção de perdas não adiantará nada;
  • Ausência da cobrança da perda — Definida a meta e os processos de prevenção, cobre do departamento os resultados. O processo de Prevenção de Perdas precisa surtir efeitos nos resultados, se isso não acontecer, você estará rasgando seu dinheiro. 

Conclusão

A má gestão de compras, o excesso de estoque, a falta de treinamento dos colaboradores, temperaturas inadequadas das máquinas refrigeradas, lançamentos errados e erros nos inventários, todos esses fatores são pontos que aumentam e interferem nas perdas da sua empresa. 

Vimos, nesse artigo, os pilares da prevenção de perdas e alguns erros comuns que podem interferir neste processo. As perdas acontecem, o que não pode acontecer é você perder quase 2% do seu faturamento com isso. 

Não perca tempo, comece agora mesmo o processo de prevenção de perdas, antes de tudo, faça os inventários e identifique de onde vem as suas perdas. Depois é só definir as melhores medidas de prevenção e implantá-las na sua loja. 

Você sabe de onde vem as perdas da sua empresa?

Quais ações preventivas são utilizadas na sua loja?

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