fbpx
Gestão

Perspectivas Econômicas no Varejo

Escrito por Equipe InfoVarejo | 18/11/2022
  • 1125 visualizações
  • 248 compartilhamentos
Tempo de leitura: 2 minutos

O varejo é o caminho onde as empresas de bens e serviços levam seus produtos ao consumidor. Os varejistas geralmente recebem seus produtos diretamente do  fabricante. É quando uma mercadoria se torna um produto final. 

Perspectivas-economicas-no-varejo

Os varejistas também podem comprar produtos de um intermediário, conhecido como atacadista ou distribuidor. Ainda assim, os varejistas são a última parada na  cadeia de suprimentos  antes que os produtos acabem no carrinho de compras do consumidor.

Qual a importância do setor de varejo para a economia?

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro semestre de 2022 esse setor acumulou um crescimento de 1,4% comparado ao mesmo período de 2021. 

A sua importância é algo que se evidencia quando paramos para observar a grande quantidade de empregos gerados e a alta arrecadação tributária vinda desse meio, mostrando-se um campo de grande relevância para o crescimento econômico no país.

A pandemia do COVID-19 atingiu fortemente o setor de varejo, mas os setores de serviços essenciais, como supermercados e farmácias, que não precisaram fechar, foram impactados positivamente. 

Conhecendo o varejo

Os exemplos mais comuns de varejo são as lojas tradicionais, físicas. Isso inclui gigantes como o Grupo Carrefour e Pão de Açúcar, mas também os supermercados de bairro.

O varejo também é online, como a Amazon e Mercado Livre. Embora estejam crescendo mais rapidamente, impulsionadas pela pandemia, ainda representam apenas 12% do total da indústria de varejo. Ainda, existem os varejistas que se concentram nas vendas de entrega em domicílio, o exemplo mais comum é o Ifood.

Varejo on-line

Com a pandemia, os varejistas on-line experimentaram um boom em 2020, com a maioria dos consumidores recorrendo à Internet para suas necessidades de compras. As vendas de e-commerce aumentaram 32% em relação ao quarto trimestre de 2020. 

Dispositivos móveis, especialmente telefones celulares, estão se tornando a maior fonte de tráfego na internet. Pelo menos 15% dos consumidores compram online toda semana. Mais da metade usam um celular para fazer uma compra online. 

Fatores que podem interferir nas vendas do varejo

Apesar da pandemia ter acabado, outros fatores podem interferir na economia nacional e mundial, os principais são a inflação e os juros elevados pelo Banco Central. Isso porque durante a pandemia os Bancos tomaram a mesma resolução da crise de 2008, imprimir mais dinheiro, mas o resultado não foi favorável como antes. Isso porque a população teve acesso ao dinheiro para comprar, mas os produtores não tinham o que vender. 

A invasão da Ucrânia piorou o que já estava acontecendo. Assim, os Bancos Centrais precisaram subir os juros para conter a inflação causada, em parte, por eles. 

A economia mundial ainda será instável por um tempo, mas existem formas de não deixar com que isso afete tanto o seu negócio, como é o caso do e-commerce, que veio para atender as demandas do novo consumidor. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.

Publicidade