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Qual o papel da revenda na sua padaria? 

Escrito por Guilherme Gallo | 13/10/2021
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Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das maiores vantagens das padarias em relação a outros negócios centrados em alimentos é a capacidade única de se comercializarem produtos de revenda de forma estratégica, que muitas vezes são complementares aos produtos de produção própria, mas também podem ser utilizados para além da composição da cesta, sendo até mesmo o diferencial de posicionamento da sua padaria.

Qual o papel da revenda na sua padaria

A demanda é impulsionada pelas preferências do consumidor e pela medida em que as padarias passam a ser mais que o lugar onde o cliente compra o pão, mas também o local onde ele sabe que vai encontrar outros itens que atendam, principalmente, situações emergenciais. 

Como vimos nesse artigo, a pandemia da Covid-19 obrigou o panificador a adaptar sua operação, buscando outros canais de venda, como o delivery, e aprimorando os controles internos, no sentido de aumentar a contribuição marginal total da padaria.

Entretanto, a mudança de comportamento dos consumidores também exigiu outras mudanças do setor, como trabalhar melhor a composição e a gestão dos produtos de revenda. 

Você pode não ter percebido, mas a revenda passou a ter um papel muito importante nas padarias nos últimos tempos. 

De que forma você trabalha os itens de revenda na sua padaria? Existem diversas estratégias para se trabalhar os produtos de revenda, o importante é manter o foco no seu posicionamento para com seus clientes e principalmente nos seus resultados. 

Veja as 3 estratégias para trabalhar a revenda dentro da sua padaria!

1 – Diferenciação

Cigarros, cerveja, refrigerante, queijos, são alguns produtos que fazem parte da revenda há mais tempo. Agora você precisa da diferenciação. O seu mix de revenda pode te diferenciar dos seus concorrentes! Qual produto de revenda que faz a diferença no seu negócio? O que o cliente quer e que tem a certeza que poderá encontrar na sua padaria?

Podem ser alguns itens de produtores rurais, cervejas artesanais ou produtos low carb, por exemplo. O importante é criar a referência de exclusividade ou especialização em relação aos demais concorrentes para o consumidor. 

2 – Completar o mix da cesta

Além disso, com a Covid, as pessoas passaram a sair menos de casa e comprar todos os produtos em um só lugar. 

Vender produtos que são essenciais e que completam o mix da cesta do consumidor, como pasta de dente, detergente, algo como uma pequena mercearia dentro do seu negócio, são diferenciais na hora de se destacar da concorrência. Pequenos hortifrútis também têm sido utilizados como forma de completar a cesta e colocar as padarias como opção na hora dos clientes decidirem o melhor local para fazer as compras de casa.

3 – Fidelização 

Todos esses pontos melhoram a experiência do consumidor, que passa a saber que a sua padaria vende mais do que o pão de sal e isso colabora para a fidelização. 

Pense bem, se ele já sabe que pode encontrar todos os produtos que precisa na sua padaria, que é perto de casa, por que ele se deslocaria até um supermercado, por exemplo, onde não encontrará produtos de fabricação própria tão bons e enfrentará fila?

Mas para isso você precisa identificar quais são os produtos de revenda que vai atender os clientes, e conquistar novos, e qual será o papel desses produtos nas suas vendas. Por isso, contar com um sistema de gestão, que possa te ajudar a analisar esse papel e quais são os produtos que mais tem saída nesse ramo é muito importante. 

É fundamental você saber quanto a revenda representa na composição do seu resultado e nos seus custos, acompanhando sempre a contribuição marginal dos departamentos e o total da sua revenda, bem como o impacto dos mesmos no resultado total do negócio. Precisamos saber o que estamos esperando com a nossa revenda, sempre acompanhando os resultados para identificar e atuar nos desvios de performance existente. 

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