fbpx
Gestão

O que fazer para manter sua padaria lucrativa nas férias de verão?

Escrito por Simone Collet | 23/01/2020
  • 2736 visualizações
  • 1027 compartilhamentos
Tempo de leitura: 4 minutos

As festas de fim de ano já passaram e, com isso, o movimento no varejo diminui, principalmente por ser um período de férias.

o-que-fazer-para-manter-sua-padaria-lucrativa-nas-ferias-de-verao

 

Enquanto é período de alta temporada em algumas cidades, como no litoral brasileiro, as cidades menos turísticas acabam por ter a economia bastante afetada. 

Como muitas pessoas viajam nessa época, o rendimento de muitas empresas cai nesse período. Isso acontece na sua padaria?

Mesmo sendo comum, você não precisa ficar de braços cruzados vendo a diminuição do fluxo da sua loja. 

Veja, neste artigo, ações para manter sua padaria lucrativa nas férias.

Planejamento

Antes de definir ações específicas, você precisa definir um planejamento. Para te ajudar, fizemos uma lista de passos para um bom planejamento na sua padaria: 

  • Defina o mix de produtos que serão trabalhados no período de férias;  
  • Retire os enfeites de Natal até o dia de Reis –  6 de janeiro;  
  • Crie uma identidade para a campanha do mês de férias;  
  • Decore a loja com a temática definida;  
  • Monte uma mesa de produtos com o tema férias; 
  • Melhore a operação da sua loja, mantenha a equipe treinada e motivada; 
  • Defina as campanhas de divulgação.

Mix de Produtos 

Cestas de café da manhã e entrega tipo delivery

É provável que as pessoas que estão de férias, mas não viajaram queiram ficar em casa para descansar. 

Assim, é mais difícil que o seu cliente fiel, que passa na sua padaria todo dia antes de trabalhar, vá com a mesma frequência. 

O que você pode fazer, por exemplo, é oferecer a entrega de cestas de café da manhã. 

Assim, seu cliente poderá consumir os produtos da sua padaria em casa.

Produtos voltados para famílias e grupos de amigos

Nessa época também é comum as pessoas receberem amigos e familiares em casa, uma dica é investir em produtos que atendam esses momentos.

o-que-fazer-para-manter-sua-padaria-lucrativa-nas-ferias-de-verao

Invista em artigos de decoração com o tema verão para montar a mesa de produtos. Nesse período, é comum os pais receberem amigos dos filhos para festas na piscina, por exemplo.  

o-que-fazer-para-manter-sua-padaria-lucrativa-nas-ferias-de-verao

Tortas de frutas, assim como produtos mais leves e frescos – espetinhos de frutas e palitinhos de legumes acompanhados de pastas – tendem a ter maior saída.

o-que-fazer-para-manter-sua-padaria-lucrativa-nas-ferias-de-verao

Além disso, kit de frios, potinhos com amendoins e castanhas, torradas e patês também corroboram para o aumento de fluxo na sua loja. 

Produtos de fabricação própria e focados no público infantil

Pães para lanches, como mini hambúrguer, sanduíches naturais e frescos, também são uma boa opção para atender o público nas férias.

o-que-fazer-para-manter-sua-padaria-lucrativa-nas-ferias-de-verao

Faça, também, porções menores e práticas, como CakePop e Fatias no Palito. 

Funcionários 

É comum, empresas organizarem a escala de férias da equipe para os meses de menor movimento. Muitas vezes isso pode fazer com que você não aproveite oportunidades de venda e de se diferenciar no mercado. 

Se você tem um quadro de funcionários de férias neste período de janeiro seguem aqui algumas dicas: 

– Confira se o número de funcionários está suficiente para o mês;  

– Tenha em mãos os números dos anos anteriores e busque sempre uma meta para aumentar o movimento e os resultados nos meses subsequentes. 

Oportunidades de venda

Invista no setor de pães e confeitaria. Assim, você manterá o fluxo dos clientes que não viajaram de férias para outras cidades. Dado que as compras desses produtos são diárias e de vizinhança.

Sabe os produtos que não venderam muito bem durante o ano? Panetones industrializados, vinhos e artigos de presente, coloque-os em promoção. 

Não se esqueça: 

  • Analise o mix de produtos e o planejamento das compras antecipadas para garantir estoque abastecido para a campanha; 
  • Prepare a equipe de atendimento e garanta que a escala de férias não atrapalhe o atendimento, se necessário, faça contratações temporárias;  
  • Organize a loja e decore com temática de férias; 
  • Divulgue nas redes sociais e em regiões próximas à loja. 

Conclusão 

O período de férias é realmente mais fraco que os outros. Aproveite essa época para testar novas receitas, reduzir as compras e o estoque, acabar com os produtos próximos à data de validade e dar uma boa limpeza da padaria. 

Estruture-se durante o ano, aumente o fundo de taxa durante os meses anteriores ao período de férias para, assim, suportar a baixa de janeiro. 

Com as ações descritas você conseguirá melhorar as vendas nesse período e, dessa forma, garantirá uma padaria lucrativa nas férias, evitando, assim, as rupturas.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.

Se tem dúvidas ou sugestões, nos envie pelo Fórum Infovarejo!

Publicidade