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Gestão

O que é Branding e como aplicá-lo no meu negócio?

Escrito por César Brito | 28/03/2023
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Tempo de leitura: 4 minutos

A palavra Branding deriva de brand, que no inglês significa marca. Branding é, portanto, a gestão de marca do seu negócio, um conjunto de ações estratégicas para posicionar bem sua marca no mercado e deixar claro quais são os propósitos dela. 

O que é Branding e como aplicá-lo no meu  negócio

Falar em propósito é olhar interna e externamente a sua empresa, buscar diferenciar-se da concorrência, ser lembrado por seus clientes, gerar promotores da marca com seus funcionários e clientes, se conectar com todos os stakeholders ou as partes interessadas em seu negócio, além de conectar-se emocionalmente com as partes interessadas.

O que são stakeholders?

Stakeholder significa parte interessada, público estratégico ou grupo de interesse. Esse público estratégico será o foco para você impactar por ações do seu negócio. 

Esse termo é muito usado por áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação, e a finalidade é designar as pastes interessadas, esses stakeholders podem ser: os funcionários de diferentes áreas, seu cliente final, seu prestador de serviço, seu fornecedor, ou até mesmo quem não conhece ainda e se interessa através do “boca-boca” ou de uma campanha de divulgação realizada.

Branding

De acordo com Philip Kotler, branding significa fazer uma determinada promessa aos clientes de entregar uma experiência satisfatória e um nível de desempenho completo. A marca passa a ser a inteira plataforma para o planejamento, o projeto e a entrega de valor superior aos clientes que a empresa visará. 

Pensar em branding é pensar em vários pontos que precisam existir e ser sólido como, o posicionamento de marca, o design da marca e significado, estratégias de competitividade, relacionamento com o cliente, a cultura organizacional e a gestão de marca internamente com seus colaboradores.

Falar em branding é olhar para o interno e o externo, seu cliente e seu colaborador.

Posicionamento

O posicionamento nada mais é do que o lugar que sua marca ocupa na mente dos Stakeholders em relação a outras marcas do mesmo segmento do seu negócio, ou seja, seus concorrentes. 

Esse processo de criação do posicionamento é longo, envolve estratégicas de táticas de marketing que buscam estabelecer uma conexão emocional com seu stakeholder se baseando em qualidade, confiança, inovação, preço, posicionamento em relação à sustentabilidade, fatores que seu público-alvo entende que é relevante. Através do posicionamento seu negócio constrói uma imagem sólida e duradora.

Design da marca e significado

Seu negócio precisa ter uma imagem gráfica, pensar no design da marca é escolher estrategicamente o nome, cor, símbolo e afins. Isso auxilia seu consumidor a perceber um produto de modo consistente, coerente com as intenções da marca. 

Sua marca precisa ter um conceito, pois consumidores experimentam uma marca ou um produto através do conceito dele, que é um conjunto de propriedades e associações que dão a tal produto um significado especial, é a forma que diferenciamos as coisas que experimentamos. Tudo precisa ser coeso.

Marca é um diferenciador, uma promessa, uma licença para cobrar um preço mais alto, é o atalho mental que retira o pensamento racional, é uma inspiração, é a “cara” do seu negócio, o espirito da empresa. 

Uma marca forte é aquela que é facilmente reconhecida e lembrada pelos clientes, possui uma imagem positiva e coerente com sua proposta, e é capaz de se adaptar às mudanças do mercado e das preferências dos clientes ao longo do tempo.

Estratégias de competitividade

Pensar em competitividade envolve muitas estratégias, é necessário considerar diversos fatores que afetam a imagem e a reputação da marca no mercado, que são:

  • Publico-alvo
  • Análise da concorrência
  • a proposta de valor do negócio
  • sua identidade consistente
  • possuir um conteúdo relevante (algo que engaje seu público-alvo e fortaleça a imagem e reputação, exemplos blogs, redes sociais, vídeos, podcasts entre outros formatos de conteúdo)
  • Monitoramento e adaptação da estratégia que é acompanhar o desempenho da marca no mercado, adaptar a estratégia de branding conforme o necessário.

Relacionamento com o cliente

Em branding de relacionamento o objetivo é ter uma estratégia que visa provocar nos consumidores um senso de relacionamento, ou conexão pessoal com sua marca. Compreenda as necessidades do seu cliente, crie experiencia positiva com ele, ofereça um bom suporte para esclarecer dúvidas, tenha um atendimento personalizado, se possível mantenha contato com ele, promova o engajamento através das redes sociais, monitore e meça a satisfação dele. 

Esse processo é contínuo, e ele sempre precisa olhar para os resultados e a partir deles promover adaptações que possa sempre atender as expectativas dos clientes e gerar uma boa experiência.

Cultura organizacional

Falar em organização é falar de pessoas, seus colaboradores precisam ter um ambiente para se trabalha que possua uma cultura condizente com seu posicionamento de mercado. 

Defina os valores e a missão do seu negócio, invista no desenvolvimento de seus colaboradores com treinamentos, capacitação, oportunidade de crescimento profissional. Estabeleça uma comunicação interna efetiva, você pode contar com um profissional de RH, promova e tenha um ambiente de trabalho saudável, integre a cultura organizacional à estratégia de branding, monitore e adapte a cultura. 

A cultura organizacional é um elemento dinâmico que pode mudar ao longo do tempo, tornando coerente com a identidade e objetivos da empresa.

Gestão da marca internamente

Criar campanhas publicitárias por si só, não é marca – a cultura do dia a dia é a marca. Branding é uma questão de todos os funcionários entenderem a marca que representa a promessa da marca frente ao cliente todos os dias. Seus colaboradores são embaixadores da sua marca, como eles se relacionam com a marcar afeta diretamente a sua imagem e reputação. 

Quando os colaboradores têm uma conexão forte com a marca, estão mais engajados, motivados e dispostos a trabalhar em prol da empresa, tenha em seu RH a gestão de pessoas.

Fortaleça sua marca entre seus colaboradores, crie uma cultura organizacional forte e positiva, que ajuda a atrair e reter talentos, e aumentar a produtividade e a eficiência, tudo isso ajuda a fortalecer a imagem e reputação da marca no mercado.

Cada negócio tem sua particularidade e realidade. Aplicar o branding em seu negócio é ter um diferencial em relação ao seu concorrente, é entender o que sua marca representa, e o que ela transmite a seus Stakeholders, invista em tempo, em discussões, em profissionais de marketing, branding, recursos humanos etc, e você terá uma empresa que olha e sabe os desejos do seu cliente, e que também olha para quem representa e faz sua marca, negócio, seus colaboradores.

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