fbpx
Gestão

Meta para 2022: Como tornar minha loja mais sustentável?

Escrito por Gabriel Junqueira | 25/01/2022
  • 3457 visualizações
  • 623 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Se você tem uma pequena empresa, pode pensar que seu impacto ambiental é irrelevante. Mas as pessoas que compram seus produtos não veem dessa forma. 

Meta para 2022 Como tornar minha loja mais sustentável

Com as crises ambientais agravadas, os consumidores estão começando a escolher o verde. Empresas de todas as formas e tamanhos precisam analisar continuamente o sentimento do consumidor porque, à medida que as pessoas aprendem mais sobre as mudanças climáticas e seus efeitos, mudam seus hábitos de compra. 

Em uma pesquisa, 57% dos consumidores disseram que as mudanças climáticas os levaram a reavaliar seus hábitos de compra, e quase 71% disseram que estabelecem metas anuais para comprar produtos mais sustentáveis.

Mas como ser mais sustentável?

Conte com embalagens sustentáveis

Para empresas que vendem produtos no varejo físico e online, a embalagem é uma parte importante da operação. Desde a embalagem em que cada unidade é vendida até as caixas em que são eventualmente despachadas.

64% dos consumidores estão mais propensos a fazer uma compra de um varejista que oferecesse embalagens compostáveis ​​(especialmente se não influencia no custo).

As caixas que sobram do estoque são opções de embalagens sustentáveis, mas também existem embalagens, como sacolas, completamente compostáveis ​​que resultam em zero desperdício no final de seu ciclo.

Use energia limpa

Tornar-se eficiente em termos de energia não apenas ajuda a diminuir as pegadas de carbono, mas também ajuda a reduzir a conta de energia da sua loja.

Muitas coisas simples podem ser feitas: use aparelhos energeticamente eficientes, mude para luzes LED, automatize luzes com sensores, use termostatos inteligentes e aproveite a luz natural.

Veja nesse artigo 10 motivos para utilizar energia solar na sua loja! 

Economizar dinheiro e salvar o planeta podem ser ações complementares. 

Faça negócios com empresas verdes

De empresas de software a marcas de alimentos e bebidas a etiquetas de vestuário e transportadoras, fornecedores neutros em carbono podem ser encontrados em todos os setores varejistas. 

Esses produtos são cada vez mais procurados e valorizados pelos consumidores. Que tal sua loja promover uma categoria de produtos sustentáveis? Sem dúvidas, é uma forma de se diferenciar da concorrência!

Tornar-se uma loja sustentável também depende dos fornecedores que ela escolhe. 

Minimize o uso de papel

Reduza a quantidade de papel que você usa em sua organização. Identifique tarefas ou processos que exigem caneta e papel e trabalhe para digitalizá-los. Faça isso também com seus processos de gestão, como contagem de estoque. 

Você também pode reduzir o uso de papel optando por recibos digitais. Pergunte aos clientes se eles preferem que os sejam digitais. Essa ação traz inúmeros benefícios, para o seu negócio e para os consumidores, já que o papel térmico utilizado nos cupons é tóxico e não é reciclável. 

Dessa você não sabia, não é mesmo?

Descarte o lixo corretamente

Você também deve estar atento à forma como descarta o lixo produzido pela sua loja. Certifique-se de que você e sua equipe estejam colocando os itens de lixo nas lixeiras certas e sempre siga as diretrizes locais sobre reciclagem e compostagem.

Outra solução para o lixo é fazer do seu negócio um ponto de coleta de vidro e lixo eletrônico, como pilhas e baterias.

Sustentabilidade como meta

Cada empresa tem um nível diferente de impacto no planeta, mas, como um todo, todos contribuímos para as mudanças climáticas, poluição e crise de resíduos. 

A jornada de cada empresa para se tornar ambientalmente sustentável será única, por isso é mais importante do que nunca começar agora.

Em um momento em que até mesmo as maiores empresas, como Microsoft e Samsung, estão incorporando práticas de sustentabilidade em seus negócios, é óbvio que a crise climática é um fenômeno preocupante.

Cada empresa tem seu papel a desempenhar, seja qual for seu tamanho. Ao levar em conta nossas pegadas de carbono individuais e tomar medidas para reduzi-las, podemos ajudar a retardar e, esperamos, reverter os efeitos das mudanças climáticas.

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.

Tem dúvidas ou sugestões? Fale conosco pelo  Fórum InfoVarejo!