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Gestão

Por que  melhorar o atendimento do seu supermercado?

Escrito por Bruno Vasconcelos | 13/11/2023
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Tempo de leitura: 4 minutos

Inicialmente, neste post, explicaremos o porquê de você melhorar o atendimento do seu supermercado.

Por que melhorar o atendimento do seu supermercado

Apresentaremos também as vantagens que sua empresa terá ao optar por implementar essas melhorias.

Espero que este artigo ajude você a saber por onde começar para melhorar o atendimento do seu supermercado.

Qual a importância do bom atendimento no supermercado?

A princípio, em empresas varejistas, onde a compra é o centro de tudo, prestar um bom atendimento é indispensável.

Contudo, para que o seu estabelecimento se destaque, tanto no mercado que está inserido, como também na sua concorrência, é necessário entregar um atendimento de qualidade para os seus clientes.

Pense assim, as pessoas, quando estão com algum problema, querem resolvê-lo de forma prática e rápida.  Nesse sentido, se o seu supermercado não atender um padrão de atendimento esperado, não tem porque continuar comprando com você.

Em busca de um melhor atendimento, elas podem procurar outro estabelecimento, que ofereça o mesmo produto, mas com uma jornada mais agradável e com menos atrito.

Por isso, ficar atento ao atendimento é de extrema importância para que o seu supermercado se destaque, gere ainda mais lucro e não perca para a concorrência. Afinal, é muito raro as pessoas, após passarem por uma experiência de atendimento ruim, darem uma nova chance para que o mesmo estabelecimento as reconquiste.

Ainda, as chances do cliente se frustrar novamente com o atendimento prestado pelo supermercado é muito grande.

Como saber se o atendimento do  seu supermercado precisa melhorar?

Geralmente, para ter certeza de que o atendimento do seu supermercado está seguindo um padrão de qualidade e excelência, você precisar ficar muito atento(a) a dois pontos:

  • Diminuição no número de vendas;
  • Reclamações dos clientes: se um cliente faz alguma reclamação de algo que ocorreu durante o processo de compra e se, além disso, a situação não for solucionada, ele deixará de ser seu cliente por não se sentir atendido.

Certamente, esses pontos não são os únicos a serem observados. Contudo, são os principais para que você já comece a pensar em formas de melhorar o atendimento do seu supermercado.

Mas, caso não saiba por onde começar, te daremos 4 dicas logo abaixo.

 

Como melhorar o atendimento do seu supermercado? 

A princípio, existem diversas formas para melhorar o atendimento do supermercado e explicaremos algumas delas agora.

Capacite sua equipe 

A melhor forma de melhorar o atendimento do seu supermercado é capacitando cada vez mais a sua equipe.

Aplicando treinamentos para que, caso surja algum tipo de problema durante a jornada de compra de um cliente, os seus colaboradores estejam qualificados e bem treinados para resolver a situação.

Por exemplo, aplicar um treinamento sobre como se portar frente a uma dúvida dos clientes e em como orientá-lo para que o problema encontrado seja resolvido da melhor forma possível.

Assim, eles farão com que a jornada de compra do cliente ocorra da melhor forma possível, demonstrando a importância deste  para a empresa.

Remova falhas em seus processos 

Para que os clientes se sintam satisfeitos com o atendimento do supermercado é de suma importância evitar ao máximo as falhas nos processos.

Afinal, se todas as etapas do processo de compra ocorrerem bem e sem nenhum percalço, o seu cliente não terá motivos para reclamar do atendimento prestado pela sua empresa.

Dessa forma, ficará tão satisfeito que poderá recomendar o seu estabelecimento para amigos e família, aumentando a sua cartela de clientes.

Assim, seu estabelecimento será  mais atrativo para novos clientes e, com isso, você terá uma lucratividade maior e por fim, se destacará frente a concorrência.

Diminua a rotatividade dos atendentes do seu supermercado

Inicialmente, no varejo em geral, a rotatividade de funcionários é muito alta, principalmente pela jornada de trabalho ser considerada muito difícil e desgastante. Por isso, é preciso fazer o seu colaborador se sentir parte do time.

Ou seja, valorize-o através de feedbacks construtivos, flexibilidade na jornada e recompensas, caso bata alguma meta. As chances do colaborador pedir demissão futuramente são bem menores.

Além disso, com uma equipe sólida e confiável, você sabe que o atendimento prestado será de qualidade.

Tenha uma Escala de Trabalho Organizada

Eventualmente, pode acontecer dos funcionários do seu supermercado se sentirem desmotivados, pelo fato da jornada de trabalho ser muito longa e cansativa. Em outras palavras, ter a escala de trabalho bem definida fará com que o funcionário trabalhe em horários pré-estipulados.

Isto fará com que o colaborador não tenha uma jornada maior do que o necessário e, assim, ficar indisposto e não entregar um bom atendimento no seu supermercado. Com uma escala bem definida, você estará pronto para qualquer imprevisto que possa acontecer durante o funcionamento do supermercado.

Nesse sentido, você não precisará recorrer a nenhum funcionário, que não esteja em horário de serviço, para suprir lacunas deixadas por colaboradores que tiveram algum imprevisto e não puderam estar presentes.

 

O Que Concluímos Sobre Melhorar o atendimento do seu Supermercado?   

Estar sempre de olho em como seus clientes são atendidos é primordial para que o seu supermercado tenha um resultado positivo e elevado de vendas.

Porém, não é só por isso que se deve ter uma equipe capacitada, você deve ter uma equipe bem treinada para que o atendimento do seu supermercado seja feito com excelência e o resultado, seja a satisfação dos clientes.

Enfim, lembre-se de sempre investir em sua equipe! Afinal, é ela quem faz o atendimento direto com o seu cliente. Se os seus funcionários estão felizes e empolgados, eles irão transmitir essa confiança para o cliente, e assim, irão oferecer um atendimento nota 10.

Equipe feliz é igual a cliente feliz! Lembre-se sempre dessa frase para garantir que o atendimento do seu supermercado seja o melhor de todos.

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Qualquer dúvida, mande por e-mail no bruno@seuclienteoculto.com.br ou no LinkedIn.

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